Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Sendo a História a disciplina que se ocupa do estudo dos fatos relativos ao Homem, os principais movimentos e detalhes que marcaram a criação e estão marcando a estruturação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) serão expostos nessa breve narrativa de contextualização e resgate de cenários.

Impelida pelas transformações político-econômicas pelas quais vem passando a sociedade brasileira, principalmente nesta última década, a administração pública se depara com um cenário de intensa racionalização de suas atividades, de simplificação dos processos e de busca por redução de custos.

Inserida nesse contexto, a Força Aérea Brasileira (FAB) desencadeou uma série de ações visando a alcançar as metas vislumbradas, contribuindo assim para o desenvolvimento e para a eficiência do Poder Aéreo e Espacial Brasileiro. Iniciou-se então a REESTRUTURAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Com um delineamento formalizado na Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 11-45 – Concepção Estratégica Força Aérea 100, várias ações buscando a redução de gastos, otimização de recursos humanos, centralização de processos e aumento da eficiência dos serviços prestados começaram a virar realidade nas Organizações da Força Aérea Brasileira.

Nessa perspectiva, no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), brotaram as primeiras ideias sobre a contribuição da Meteorologia Aeronáutica nesse processo. A redundância de pessoal e funções para desempenhar as atividades de vigilância e previsão realizadas pela rede de Centros Meteorológicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a parca interação entre esses Centros, no intuito de se obter previsões de consenso, foram os principais motivadores das primeiras discussões sobre a centralização da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.

Dessa forma, por meio da Portaria n° 73/SDOP de 22 de setembro de 2016, publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) n° 168 de 30 de setembro de 2016, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), à época, o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, aprovou a implantação do Grupo de Trabalho (GT) visando à implantação do CIMAER e de uma nova concepção de prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.

Esse GT teve como presidente o Ten Cel Esp Met Robson Ressurreição e como membros os seguintes militares: Ten Cel Esp Met Paulo Roberto Bastos de Carvalho, Ten Cel Esp Met R1 Carlos Edison Carvalho Gomes, Ten Cel Esp Met R1 Artur Gonçalves Ferreira, Maj Esp Met José Eduardo Gonçalves Platenik, Maj Esp Met  Fernando de Abreu Pinto, Maj Esp Met R1 Martim Roberto Matschinske, Cap Esp Aer Met R1 Sérgio Antônio Alves da Silva, o 1° Ten Esp Met Jimmy Nogueira de Castro e o 1° Ten Esp Aer Cláudio Alves Vieira.

Após isso, outros encontros foram realizados, ideias foram se tornando confluentes, metas foram traçadas e, após a certificação de que o projeto seria viável, houve, em 2017, a primeira grande definição: a localidade e o endereço do CIMAER - o Rio de Janeiro, nas instalações da extinta Segunda Força Aérea (II FAE), um casarão histórico na ponta do Galeão – Ilha do Governador.

O próximo passo foi definir quem seria o primeiro Comandante do CIMAER. Após assessoramentos e consultas, o Diretor-Geral do DECEA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas aprovou a indicação do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes, que era o Chefe da Subdivisão de Meteorologia do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). Após isso, os militares QOEMET e BMT do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) começaram a ser movimentados para ocuparem o casarão da extinta II FAE.

A Portaria nº 1.790/GC3 de 4 de dezembro de 2017 e publicada no BCA n° 210 de 7 de dezembro de 2017, define que o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, cria e ativa o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NuCIMAER) de forma a respaldar as ações administrativas futuras envolvendo recursos humanos e materiais para o futuro Centro. Nessa ativação, ficara estabelecido a finalidade de prover as gestões administrativas e conduzir as ações necessárias à implantação do CIMAER, visando à reestruturação do serviço de Meteorologia Aeronáutica.

Ainda no BCA supracitado, além da publicação do PCA 30-77 – Plano de Pessoal para Implementação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica a fim de dar prosseguimento às ações contidas no DCA 11-66/2017 – Diretriz de Implantação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica; houve a publicação da Portaria SEFA n°116/AJUR, de 4 de dezembro de 2017, a qual aprova o Plano Específico da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) para a implantação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (PCA 11-256).

A transferência do Comandante, Ten Cel Esp Met Francisco Pinheiro Gomes, para o Rio de Janeiro se deu por meio da Portaria n° 6.206/1CM1 de 6 de dezembro de 2017 e publicada no BCA n° 211 de 11 de dezembro de 2017. Juntamente com os militares advindos do CGNA e do DECEA, iniciaram, efetivamente, as primeiras gestões para solicitação de recursos materiais e humanos para a implantação do CIMAER.

Assim, com a publicação no BCA n° 34 de 01 de março de 2018 da portaria n° 193/GC1, de 26 de fevereiro de 2018, o Comandante da Aeronáutica publica a designação do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes para exercer o cargo de Chefe do NuCIMAER, ou seja, o Núcleo passa a ter alguém efetivamente responsável pelos rumos do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.     

Do efetivo da extinta II FAE, o Cel Av R1 Gilvan Chaves Coelho, responsável pela desativação da II FAE, o SO SEM Paulo Henrique Conceição e o 1S SEL José Flávio Turra de Aquino foram fundamentais para que as primeiras atividades pudessem ser iniciadas, marcando um período de transição, uma vez que conheciam cada detalhe do Casarão. O 1S Turra foi o único remanescente do efetivo da II FAE, ciceroneando a chegada dos militares oriundos do CGNA e do DECEA e atua até hoje como integrante do efetivo do CIMAER.

Assim, o Casarão começou a receber o pessoal especializado em meteorologia, sendo os primeiros a chegarem: o SO BMT Flávio Giro de Oliveira, o SO BMT Robson Pires Cardoso, o SO BMT Alexandre de Souza Abelaira da Paz, o 1S BMT Guilherme Maia Ramos Rodrigues e o 1S BMT Marcos Vinícius Rocha de Azevedo. Em seguida, chegaram ao CIMAER a 1° Tenente Esp Met Alessana Carrijo Rosette, a 2S BMT Gerusa Limão Santos, o 1° Tenente Jimmy Nogueira de Castro e o Ten Cel Esp Met José Eduardo Gonçalves Platenik.

2

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2018 - Primeira Foto tirada no hall de entrada do Casarão Administrativo do NuCIMAER, contendo os militares supramencionados nos dois parágrafos anteriores.

A partir daí, as primeiras ordens do Chefe do NuCIMAER foram: conseguir uma mesa, um computador e uma Bandeira do Brasil. Em seguida, iniciaram-se muitas ações para padronização do trâmite de documentação e aquisição de mobiliário para as atividades de rotina.

No dia 01/02/2018, as instalações do NUCIMAER foram visitadas pela primeira vez pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, que esteve acompanhado de comitiva de oficiais do DECEA e do CGNA. Na ocasião, o Tenente-Coronel Francisco Pinheiro Gomes, apresentou as atividades iniciais da implantação do Núcleo e das necessidades básicas primordiais de instalação.

127

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2018 - Primeira visita do DGCEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, ao NuCIMAER.

Em paralelo, várias transferências se efetivaram envolvendo, primeiramente, oficiais e graduados que já estavam lotados no Rio de Janeiro, passando por oficiais voluntários de outras localidades e pelos oficias recém-formados do Programa de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), ambos de 2016.

 3

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2017 - Primeira Foto tirada da sala do Chefe do NuCIMAER, atual Sala do Comandante do CIMAER.

No BCA n° 061 de 13 de abril de 2018, foi publicada a Portaria DECEA n° 42/DGCEA de 27 de março de 2018 que estabelece o Plano Específico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para a implantação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica - PCA 105-1/2018, o qual seria um instrumento balizador das ações de gestão futuras.

Com o NuCIMAER já ativado e mais encorpado com os militares recém-chegados, a Portaria n° 479/GC3, de 12 de abril de 2018, publicada no BCA n° 63 de 17 de abril de 2018, oficializa a inclusão do NuCIMAER como OM pertencente à GUARNAE-GL. Seguindo os protocolos regimentares, por meio da Portaria n° 185/DGCEA de 25 de setembro de 2018, publicada no BCA n° 181 de 16 de outubro de 2018, consta a aprovação do Emblema e do Estandarte do NuCIMAER, servindo como um “fincar de mastro” do futuro CIMAER dentro da estrutura organizacional do COMAER. 

Com a publicação da Portaria DIRAP n° 6.413/1CM1 de 12 de novembro de 2018, no BCA n° 199 de 14 de novembro de 2018, ocorre a primeira grande transferência de militares de outras localidades, começando pelos CINDACTA IV e CINDACTA III, visando à futura absorção da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão das Regiões de Informação de Voo da Amazônia (FIR-AZ), de Recife (FIR-RE) e do Atlântico (FIR-AO).

Nesse contexto, por meio da Portaria n° 1.914/GC3 de 22 de novembro de 2018, publicada no BCA n° 206 de 27 de novembro de 2018, fica aprovado o Regulamento do NuCIMAER (ROCA 21-109), na qual estabelece o primeiro esboço do organograma do futuro CIMAER, assim como as competências dos órgãos e atribuições do Comandante.

Em 6 de Janeiro de 2019, o NuCIMAER deu os dois primeiros grandes passos operacionais para se tornar CIMAER, por meio da absorção do serviço de vigilância e previsão da FIR-AZ e, em seguida, no dia 11 de março de 2019, a FIR-RE e a FIR-AO passaram a ser monitoradas a partir da Ponta do Galeão.

A Portaria n° 579/GC3 de 12 de abril de 2019, publicada no BCA n° 63 de 16 de abril de 2019, ativa o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica, o CIMAER, e desativa o NuCIMAER. No mesmo BCA, a publicação da Portaria n° 580/GC3 de 12 de abril de 2019 aprova o regulamento do CIMAER, ROCA 21-109.

Em 8 de maio de 2019, o CIMAER recebeu a primeira visita de inspeção do DECEA, tendo como líder o Vice-Diretor do DECEA, o Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo. A inspeção foi um divisor de águas para o CIMAER pois serviu como norteador das ações e indicou o rumo a ser seguido por cada Divisão. Com o efetivo formado, em sua ampla maioria, por pessoal de meteorologia, receber o assessoramento administrativo e técnico proporcionou ao CIMAER ousar voos mais altos e começar a traçar as próximas metas com mais nitidez.

Em 10 de maio de 2019, iniciou-se mais um importante marco para a meteorologia aeronáutica brasileira: a construção do Salão Operacional do Centro Meteorológico Integrado (CMI), onde ficará o “coração” do CIMAER. Com amplo e irrestrito apoio da Alta Direção do DECEA e, de forma mais pormenorizada, do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, essa importante obra indica que realmente o futuro é promissor e que a meteorologia estava recebendo, das autoridades envolvidas, o valor e a importância de uma especialidade que também é ciência. 

 120

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2019 - Área frontal ao Casarão do CIMAER - Primeira Foto tirada do canteiro de obras do Centro Meteorológico Integrado.

Após isso, por meio da Portaria n° 775/GC3 de 14 de maio de 2019, publicado no BCA n° 83 de 17 maio de 2019, fica estabelecida a qualificação do CIMAER como Unidade Gestora Controle, o que foi muito pertinente para a definição das Subdivisões e das Seções da Divisão Administrativas do CIMAER, as quais já estavam sendo esboçadas no Regimento Interno (RICA) do CIMAER.

Nesse direcionamento, a Portaria n° 865/GC1, de 24 de maio de 2019, publicada no BCA n° 90 de 28 de maio de 2019, designa o Tenente-Coronel Francisco Pinheiro Gomes para exercer, interinamente, o cargo de Comandante do CIMAER, oficializando assim o primeiro responsável pelo projeto iniciado efetivamente em 2016.

Com a publicação da Portaria DIRAP n° 146/1CM2 de 19 de agosto de 2019, ocorrida no BCA n° 148 de 21 de agosto de 2019, ocorre a segunda grande transferência de militares para o CIMAER, agora envolvendo os efetivos QOEMet e BMT do CINDACTA I e do CINDACTA II. Com isso, fica indicado que a total absorção da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, englobando todas as FIR do SISCEAB, está próxima.

A obra do CMI continua em pleno vapor e, em setembro de 2019, chegaram os módulos do futuro prédio, começando a etapa de montagem e fixação nos alicerces.  

 9

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2019 - Área frontal ao Casarão do CIMAER – Chegada dos módulos do CMI.

  8

Rio de janeiro-RJ, setembro de 2019. Área frontal ao Casarão do CIMAER – montagem e fixação dos módulos do CMI.

Nesse ínterim, uma das preocupações do Comando do CIMAER foi fazer novas parcerias e reforçar outras já existentes. Nesse sentido, foram realizadas visitas a centros e institutos de meteorologia de forma a empreender as melhores práticas de cada um deles e adaptá-las à realidade do CIMAER, assim como se preparar para as demandas futuras como a Meteorologia Espacial e a Meteorologia de Defesa.

 128

 São José dos Campos-SP, de 2019. Sala do Diretor do INPE – Exposição ao Diretor sobre assuntos relacionados à Meteorologia Espacial.

Destarte, a relação com os usuários/clientes internos do CIMAER precisava ser estreitada. Conhecê-los para melhor atendê-los fará parte da Política da Qualidade do CIMAER, que neste momento estava sendo esboçada. Dessa forma, o Comandante Francisco Pinheiro Gomes e o 1° Tenente Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel iniciaram a divulgação do CIMAER no segundo semestre de 2019, primeiramente , para os esquadrões de voo sediados nas ALA’s espalhadas pelo território nacional.

129

Santa Maria-RS, setembro de 2019. Auditório da ALA 4 - Apresentação do CIMAER aos Esquadrões de Voo.

A partir de 01 de novembro de 2019, o CIMAER absorveu as atribuições do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA). O CNMA, até então, fazia parte da Rede de Centros Meteorológicos do SISCEAB. Em substituição ao antigo RAFC-BR, o CNMA foi criado em 1991, nas mesmas dependências do antigo RAFC-BR, no CINDACTA I, Brasília-DF, tendo como diferencial o fato de possuir além de competências operacionais, competências institucionais, ou seja, era o representante nacional e internacional da meteorologia aeronáutica brasileira, atuando como elo integrante do Sistema Mundial de Previsão de Área (WAFS) da OACI.

 130

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2019. Antigo Salão Operacional do CIMAER – 1ª Carta SIGWX com a chancela do CIMAER.

O CIMAER também foi visitado. No dia 14 de novembro de 2019, o CIMAER recebeu a visita de 4 (quatro) militares da Arábia Saudita, sendo um deles meteorologista, os quais foram recebidos pelo Chefe da Divisão de Operações, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik. O objetivo foi conhecer como é prestado o serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão no Brasil.

 131

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2019. Entrada do Casarão do CIMAER – Visita de militares da Arábia Saudita ao CIMAER.

No dia 26 de novembro de 2019, o CIMAER recebeu uma comitiva de integrantes do Ministério da Defesa, capitaneados pelo gerente do Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGeoDef), o Capitão-de-Mar-e-Guerra Frederico Carlos Muthz Medeiros de Barros e representantes dos Elos e colaboradores para nivelamento de conhecimento acerca do papel do CIMAER como Elo e integrante do Sistema de Meteorologia de Defesa (SisMetDef).

 100

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2019. Entrada do Casarão do CIMAER – Visita da Comitiva do MD e de Elos e colaboradores do SisGeoDef ao CIMAER.

No dia 02 de dezembro de 2019, os militares transferidos do CINDACTA I e das OM's a ele subordinadas começaram a chegar ao CIMAER, materializando assim o contido no PCA 105-1/2018.

101 

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2019. Entrada do Casarão do CIMAER – Apresentação de militares oriundos do CINDACTA I e OM’s subordinadas.

O dia 4 de dezembro de 2019 também foi bastante especial para o CIMAER. Nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o conceito SWAP, Severe Weather Avoidance Plan, foi oficialmente apresentado ao Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Francisco Pinheiro Gomes e ao corpo de previsores do CIMAER que trabalham no CGNA. Esse tipo de previsão é uma das amostras do que a aviação do futuro espera do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.

 102

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2019. CGNA – Apresentação do SWAP a previsores do CIMAER.

Ainda neste dia o Comandante do CIMAER, Ten Cel P.Gomes aprovou a missão, a visão, os valores e a Política da Qualidade do CIMAER que são, respectivamente:

Prestar com excelência, o serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, com vistas a contribuir com a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.”

Ser reconhecido como um centro de referências na prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.”

Integridade, Patriotismo, Disciplina, Comprometimento, Profissionalismo e a Camaradagem.”

Realizar, com qualidade, a previsão meteorológica, buscando a melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade e a satisfação dos seus clientes.”

No BCA n° 228 de 16 de dezembro de 2019, consta a publicação da Portaria n° 107/SDAD de 27 de novembro de 2019, a qual aprova o RICA do CIMAER. Dessa forma, finaliza-se um ciclo que se iniciou com a criação do NuCIMAER e, ao mesmo tempo, marca o início de um novo e desafiador ciclo, o qual imputará a todos do CIMAER muitos desafios de natureza operacional, técnica e administrativa de forma a corresponder ao que está previsto no seu Regimento Interno.

No dia 30 de dezembro de 2019, por meio do Boletim Interno Ostensivo n° 233 do Grupamento de Apoio do Galeão (GAP-GL), foi publicado a primeira Norma Padrão de Ação (NPA) do CIMAER, a qual define o modelo de NPA a ser seguido por todos os setores do CIMAER.

No dia 03 de fevereiro de 2020, a partir das 08h, horário local, as previsões meteorológicas referentes à FIR-CW passaram a ser confeccionadas pelo CIMAER, materializando assim uma concepção de centralização que se iniciou em 2016, onde a prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão do SISCEAB seria realizada a partir de um único centro meteorológico. Destarte, após essa absorção, faltarão apenas o abarcamento das atribuições e das responsabilidades dos Centros Meteorológicos de Aeródromo do Galeão e de Guarulhos.

No dia 19 de fevereiro de 2020, apresentaram-se no CIMAER os militares advindos do CINDACTA II e a prestação do serviço meteorológico aeronáutico da FIR-CW receberá novamente os militares que outrora atuaram nesse escopo e, a partir de agora, juntar-se-ão aos novos companheiros de escala operacional.

103

Rio de janeiro-RJ, fevereiro de 2020. Sala do Comandante do CIMAER – Apresentação de militares advindos do CINDACTA II.

No dia 12 de março de 2020, o CIMAER recebeu a visita de militares da Força Aérea dos Estados Unidos (Unites States Air Force- USAF), que estiveram acompanhados do Coronel Cosendey do DECEA e dos professores Joaquim Costa e Clezio Marcos de Nardin do INPE. A comitiva foi recebida pelo Comandante do CIMAER, o Ten Cel Esp Met Francisco Pinheiro Gomes que os apresentou o Salão Operacional que estava em vias de ser entregue para o início das operações reais.

104

Rio de janeiro-RJ, março de 2020. Área frontal ao Casarão do CIMAER – Visita de integrantes da USAF ao CIMAER.

No dia 18 de março de 2020, as novas instalações do CMI foram entregues. Com isso, todas as atividades operacionais do CIMAER passaram a ser desempenhadas a partir do novo Salão Operacional.

105

Rio de janeiro-RJ, março de 2020. Área frontal ao Casarão do CIMAER – Conclusão da obra do CMI.

Com 16 monitores de 72 polegadas para ampla e amigável visualização dos produtos meteorológicos, posições de trabalho ergonomicamente estruturadas e sala de briefings anexa; o Salão Operacional do CIMAER está à altura da importância da meteorologia aeronáutica como um dos elos do Serviço de Controle do Espaço Aéreo, oferecendo totais condições para o adequado desempenho das atividades de análise e previsão meteorológicas.

106

Rio de janeiro-RJ, março de 2020. Salão Operacional do CMI – Entrega do Salão Operacional do CMI.

 107

Rio de janeiro-RJ, março de 2020. Salão Operacional do CMI – Foto institucional do Salão Operacional do CMI.

Em paralelo ao término da obra do prédio do CMI, os primeiros casos de contágio horizontal da COVID-19 começaram a acontecer no Brasil e as autoridades sanitárias impuseram uma série de medidas restritivas à população, ocasionando assim o início de uma quarentena sem precedentes para nossa geração.

Por ter como processo finalístico o operacional e por possui mão de obra especializada e centralizada, qualquer contágio poderia ser impactante à continuidade da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão. Assim, o CIMAER teve que adotar medidas para preservar seus recursos humanos que atuam diretamente na área operacional, e também daqueles que dão suporte administrativo para que o operacional aconteça.

Em conformidade com as medidas sanitárias em vigor e sem paralisar os processos inerentes à missão do CIMAER, a partir do dia 05 de abril de 2020, às 21 h, horário local, ocorreu a absorção das atividades operacionais do Centro Meteorológico de Aeródromo do Galeão (CMA-1-GL) pelo CIMAER. Assim, a prestação do serviço meteorológico aeronáutico de previsão e vigilância de mais de 200 aeródromos localizados nas Regiões Sudeste e Norte do Brasil e as solicitações de assessoramento que outrora eram prestadas pelo CMA-1-GL passam a ser de responsabilidade do CIMAER.

Além das atitivdades operacionais que não podem parar e motivados pela comoção gerada pela pandemia, o CIMAER iniciou, junto com a ALA 11, uma grande campanha de arrecadação de alimentos, de forma a ajudar as famílias impactadas com as medidas de isolamento social engendradas pelas autoridades sanitárias. Assim, o CIMAER conseguir arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, o que foi muito importante na mitigação dos efeitos do impacto econômico gerado para os mais vulneráveis, em especial, para as famílias de comunidades carentes da Ilha do Governador-RJ.

 108

Rio de janeiro-RJ, maio de 2020. Corredor de entrada do Casarão do CIMAER – Arrecadação de mais de 1 tonelada de alimentos para as famílias impactadas com as medidas de isolamento social relativas à COVID-19.

No dia 03 de junho de 2020, o CIMAER recebeu a primeira visita do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; acompanhado pelo Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

  110

Rio de Janeiro-RJ, junho de 2020. Hall de entrada do Casarão do CIMAER – Primeira visita do DGCEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, ao CIMAER.

No dia 13 de julho de 2020, o CIMAER recebeu a primeira visita do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga. Na oportunidade, o Comandante do CIMAER fez uma apresentação ao Chefe do SDOP e o atualizou sobre as principais demandas e as ações em curso.

 109

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2020. Salão Operacional do CMI – Primeira visita do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, ao CIMAER.

A despeito do cenário pandêmico, a preparação da Força Aérea para o combate não pode sofrer solução de continuidade. Dessa forma, o CIMAER participou, na ALA 5, entre 17 de agosto e 04 de setembro de 2020, da segunda fase da terceira edição do Exercício Operacional Tápio (EXOP Tápio). Militares do CIMAER prestaram diariamente briefings meteorológicos, em língua inglesa, para os envolvidos no Exercício Operacional.

 111

Campo Grande-MS, agosto de 2020. ALA 5 – Primeira participação do CIMAER no Exop Tápio.

No dia 28 de agosto de 2020, o CIMAER recebeu membros da INFRAERO para coordenar os últimos detalhes da nova concepção da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, o qual envolverá o CIMAER e o Centro Meteorológico de Aeródromo Classe I de Guarulhos (CMA-1 GR). A partir de 1° de setembro de 2020, a provisão do serviço de Briefing e Aprontos Meteorológicos, que outrora era desempenhado pelo Centro Meteorológico de Aeródromo Classe I de Guarulhos (CMA-1 GR), passará a ser de responsabilidade do CIMAER.

Nesse contexto, conforme detalhado na última reedição da Instrução do Comando da Aeronáutica relativa a Centros Meteorológicos (ICA 105-17/2020), que entra em vigor no dia 1° de setembro de 2020, o CMI passará a ser o responsável pela confecção e divulgação de Briefing e Aprontos Meteorológicos para o usuário partindo, alternando ou com destino às 135 localidades listadas no Anexo F da referida normatização.

Nesse escopo de atuação, o efetivo de previsores da INFRAERO irá contribuir com o CIMAER na prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão por meio da confecção de 108 Previsões Terminais de Aeródromo (TAF), Briefings e Aprontos Meteorológicos para as localidades constantes no item 3.1 do Anexo F da ICA 105-17.

 112 

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2020. Sala do Comandante do CIMAER – Reunião de Coordenação com membros da INFRAERO sobre a nova concepção da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.

Entre os dias 4 e 18 de setembro de 2020, ocorreu uma solicitação bastante especial e peculiar de assessoramento meteorológico. O Esquadrão POTI, de Porto Velho, no retorno da Exop Tápio, encontrou uma severa restrição de visibilidade horizontal causada por fumaça oriunda das queimadas ocorridas na Região Centro-Oeste do Brasil e não conseguiu prosseguir viagem. Graças à atuação do CIMAER, após contato via WhatsApp de um dos tripulantes (1S BMA Walber) com o Comandante do CIMAER, a tripulação do POTI Azul recebeu o assessoramento meteorológico necessário para que conseguisse, após 14 longos dias, retornar a Porto Velho em segurança. O agradecimento do 1S Walber a todos do CIMAER foi realmente muito gratificante e comovente.

 113

Cuiabá-MT, setembro de 2020. Fazenda Acori – POTI AZUL pousado devido restrições na visibilidade causada por particulados suspensos fruto das queimadas.

Entre 14 e 24 de setembro de 2020, o CIMAER participou diretamente da missão de recebimento da primeira aeronave GRIPEN em território brasileiro. Por meio de assessoramentos meteorológicos diários e em língua inglesa fornecidos à tripulação e aos envolvidos com a logística da operação de traslado da aeronave de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP, o CIMAER teve a primeira grande demonstração de que a união de seu efetivo é a única forma de cumprir a missão com excelência.

 114

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2020. Salão Operacional do CIMAER – Análises para confecção dos briefings disponibilizados aos envolvidos com o recebimento do primeiro GRIPEN.

Mais um importante marco para o CIMAER. Nos dias 15 e 16 de setembro de 2020, no auditório do 1° Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC), foi realizado o Primeiro Teste Operacional do CIMAER. Na oportunidade, a Chefe da SIAT coordenou as ações de planejamento e aplicação do Teste, seguindo as recomendações protocolares relativas à COVID-19.

 115

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2020. Auditório do 1° GCC - Primeiro Teste Operacional do CIMAER.

O CIMAER também realizou nos meses de agosto e setembro de 2020 uma campanha para arrecadação de livros infantis intitulada: "Doe imaginação, doe livros". Essa ação teve como um dos principais motivadores a pandemia, uma vez que milhões de crianças deixaram de frequentar as escolas, acarretando rotinas ociosas e limitadas dentro de suas casas. 

 116

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2020. Hall de entrada do Casarão Administrativo do CIMAER – Arrecadação de Livros infantis para doação às crianças impactadas com a ausência de aulas presenciais devido à COVID-19.

No dia 23 de setembro de 2020, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes, ministrou uma palestra de apresentação do CIMAER ao efetivo operacional do CINDACTA III, dando continuidade ao cronograma de divulgação da OM apelidada como a "caçula do SISCEAB" e buscando uma aproximação com um de seus principais usuários/clientes.  

117

Recife-PE, setembro de 2020. Auditório do CINDACTA III – Primeira palestra de divulgação do CIMAER aos CINDACTA’s.

No dia 28 de outubro de 2020, no auditório do 1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC), a Cap QOEMED MAS Luciana Jandre Boechat Alves apresentou uma palestra sobre câncer de mama, reforçando as ações promovidas pelo CIMAER relativas ao Outubro Rosa. O Comando do CIMAER busca com essas ações, além de demonstrar o zelo para com o seu efetivo, promover reflexões acerca da importância do cuidado com a saúde como uma forma de comprometimento com a instituição, e, consequentemente, com o Brasil. 

 118

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2020. Auditório do 1°GCC – Primeira palestra sobre Câncer de Mama promovida pelo CIMAER referente ao Outubro Rosa.

Seguindo ainda nessa perspectiva, no dia 16 de novembro de 2020, no auditório do 1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC), o 1º Tenente QOEMED URO Bruno Nazareth de Lana apresentou uma palestra sobre câncer de próstata para os efetivos do CIMAER e do 1º GCC, reforçando assim as ações promovidas pelo CIMAER relativas ao Novembro Azul. 

 119 

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2020. Entrada do Casarão Administrativo do CIMAER – Primeira palestra sobre Câncer de Próstata promovida pelo CIMAER referente ao Novembro Azul.

No dia 29 de outubro de 2020, o CIMAER participou pela primeira vez da Reunião do Quadro de Tripulantes do 1º GT. Por ter amplo escopo de atuação para cumprir essas missões, o Esquadrão Gordo necessita constantemente reunir seu efetivo para realizar padronizações, discutir procedimentos e refletir sobre práticas; tudo visando à segurança operacional e à eficiência do Esquadrão. Esta participação marcou o início de um vínculo que tende a ser bastante promissor e perene daqui para frente.

 121

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2020. Auditório do 1°GT – Primeira participação do CIMAER na Reunião do Quadro de Tripulantes do 1° GT.

No dia 30 de outubro de 2020, foi retirada a pá do rotor principal de um helicóptero H-1H que, por quase 50 anos, esteve em operação e decorou a paisagem da área frontal ao Casarão da extinta II FAE. Neste novo ciclo, a pá seguiu para o PAMA-SP, sendo retirada pelo 3S Ferreira do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) da ALA 11. O Cap Aviador Fernandes, do PAMA-SP, é o responsável pelo Projeto H-50 naquela OM e recebeu a referida pá. 

Este modelo de helicóptero, carinhosamente conhecido como “Sapão”, atuou na Guerra do Vietnã e foi considerado um dos mais importantes projetos bélicos fabricado nos Estados Unidos. No Brasil, participou de inúmeras missões de norte a sul, leste a oeste, levando a todos os rincões, com seu peculiar som: ajuda, integração, presença, esperança e vitória. “Aos rotores, o sabre!”

 122

Rio de Janeiro-RJ, Aérea frontal do Casarão Administrativo de 2020 – Retirada da pá do rotor principal de um helicóptero H1H, pertencente à extinta II FAE.

Entre os dias 9 e 13 de novembro de 2020, foi realizada, no CIMAER, a entrega do Build I do sistema WebRadar, em desenvolvimento pela empresa de tecnologia IACIT. Trata-se de um momento extremamente marcante, pois, com as sugestões e ajustes indicados pelo CIMAER aos desenvolvedores, esse sistema após implantado tende a mudar de patamar as atividades operacionais de meteorologia.

 123

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2020. Salão Operacional do CMI – Primeira etapa dos testes de campo do Sistema WebRadar.

Entre os dias 09 e 27 de novembro de 2020, o CIMAER prestou diariamente assessoramentos meteorológicos em língua inglesa às tripulações envolvidas com o Exercício Operacional (EXOP) Tínia, que abrangeu as Alas 3 e 4 localizadas em Canoas (RS) e Santa Maria (RS) respectivamente. Essa participação também serviu para ratitificar o entrosamento do nosso corpo de oficiais com o de graduados, formando assim um conjunto de todo eficaz.

 124

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2020. Sala de Briefings do CMI – Primeira participação do CIMAER no Exop Tínia.

No dia 09 de dezembro de 2020, foi publicada, no BCA n° 224 de 9 de dezembro de 2020, a Portaria n° 296/DGCEA, de 2 de dezembro de 2020, a qual aprova o Emblema e o Estandarte do CIMAER. Assim, não mais como Núcleo, o CIMAER realiza um novo “fincar de mastros” como OM dentro do COMAER.

No dia 15 dezembro de 2020, no CIMAER, foi realizada a entrega de cestas natalinas aos funcionários que trabalham na empresa Cardel, a qual presta o serviço de limpeza nas instalações do complexo que abarca o CIMAER e o 1° GCC. Este momento está se tornando uma tradição no CIMAER, pois além de ser muito bem aceito pelo efetivo, promove um clima organizacional bastante favorável para se iniciar um novo ciclo no ano vindouro.

125

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2020. Área externa à Copa dos graduados – Entrega de cestas natalinas aos funcionários da Cardeal.

O ano de 2021 começou com fatos marcantes. No dia 14 de janeiro, no corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER, o Organograma, com as futuras chefias já definidas pelo futuro Comandante, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, e as Galerias de Destaques Operacional e Militar foram inaugurados; ocorrendo o descerramento das placas de destaques do ano de 2019 e dos retratos dos destaques do ano de 2020.

132

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2021. Corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER – Inauguração das Galerias de Destaques.

133

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2021. Corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER – Inauguração do Organograma.

No dia seguinte, dia 15 de janeiro de 2021, o fim do primeiro grande ciclo de gestão do CIMAER: o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes transmitiu o cargo de Comandante do CIMAER ao Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. A cerimônia Militar foi prestigiada pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim; pelo Diretor Interino da Diretoria de Administração do Pessoal, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; pelo Coronel Especialista em Meteorologia Felipe do Souto de Sá Gille, representando o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; e demais Comandantes, convidados e integrantes do efetivo.

135

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2021. Hall de entrada do Casarão Administrativo do CIMAER – Transmissão do cargo de Comandante do CIMAER.

Ainda nessa perspectiva de renovações e inaugurações, no dia 30 de março de 2021, às 0000Z, ocorreu o chaveamento do Novo Banco Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET). O Banco OPMET passou por intensa e constante reestruturação desde 2017, no intuito de se adequar ao preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Por convenção, ficou recomendado que cada país estabelecesse procedimentos de forma a se adequar a um padrão internacional de divulgação e recebimento das informações meteorológicas. Essa padronização ensejará compatibilidade sistêmica, segurança, simplicidade e uma adequada fluidez no tráfego dessas informações. O formato IWXXM, escolhido pela OACI, inclui representações baseadas em XML / GML, de acordo com o novo modelo SWIM (System Wide Information Management), para produtos como METAR, SPECI, TAF, SIGMET, AIRMET, entre outros.

136

Rio de Janeiro-RJ, março de 2021. Salão Operacional do CIMAER – Operação do Novo Banco OPMET.

Em sintonia com sua constante estruturação e robustecimento, o CIMAER, como importante elo do SISCEAB, recebeu, no período entre 3 e 5 de maio de 2021, o civil Robson Azeredo Barbosa, do DECEA,  consultor de segurança da aviação civil e lotado na Assessoria de Segurança da Aviação Civil no Controle do Espaço Aéreo (AVSECCEA). A pedido do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo de Lima Nunes, Chefe da Divisão de Operações do CIMAER, o senhor Robson veio ao CIMAER para nivelar conhecimento e prestar a primeira assessoria acerca da interferência ilícita na aviação civil aos principais envolvidos com a segurança orgânica do CIMAER.

137

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2021. Salão Operacional do CIMAER – Assessoramento sobre AVSEC.

Repetindo as ações que obtiveram êxito no ano de 2020, o CIMAER decidiu organizar, no mês de maio de 2021, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para ajudar pessoas impactadas com as medidas restritivas engendradas pela pandemia de COVID-19. Durante o período da campanha, por meio das indicações do Terceiro-Sargento técnico em Meteorologia Kleiton Ramos Pedreira e da Terceiro-Sargento técnica em Meteorologia Vanessa Cristina Moreira Cimino, chegou-se ao IDE - Inclusão e Desenvolvimento pelo Esporte como destinatário das doações. O IDE é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos partidários, fundada em 2009, cujo objetivo precípuo é desenvolver ações quer contribuam para o resgate da dignidade e dos direitos básicos dos moradores do Jardim Gramacho, por meio do Esporte, da Educação e da Cultura.

134

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Entrega dos alimentos arrecadados.

Na medida em que cresce e amadurece como OM, o CIMAER passa a ser lembrado para apoiar eventos estratégicos. O dia 30 de junho de 2021 foi marcado pela inauguração da Estação Radar de Ponta Porã (MS). Na oportunidade, o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e demais autoridades envolvidas, estiveram presentes na fronteira oeste do Brasil para conhecer esse estratégico Radar de defesa aérea, o qual visa, em especial, combater o comércio ligado ao tráfego de drogas. Nessa operação, uma semana antes da inauguração, o CIMAER forneceu, por videoconferência, o primeiro briefing meteorológico para os principais envolvidos com a organização do evento. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia, Luiz Claudio Fernandez Junior, com a devida autorização do Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior forneceu um panorama geral do comportamento previsto das condições atmosféricas, à superfície e em altitude, desde dois dias anteriores ao evento (D-2), até três dias após o evento (D+3).

138

Rio de Janeiro-RJ, junho de 2021. Sala de Briefings do CMI – Briefing meteorológico fornecido para os envolvidos com o evento de inauguração.

Ainda no contexto estratégico, entre os dias 13 e 14 de julho de 2021, foi realizado, no CIMAER, o primeiro treinamento do Sistema WEBRADAR, em desenvolvimento pela empresa IACIT. Na oportunidade, o senhor Jonas Lemes da Silva Junior, líder de projeto WEBRADAR e o senhor Thiago Ribeiro, programador, foram os responsáveis por ministrarem o primeiro treinamento para integrantes do efetivo operacional do CIMAER. Nesse período, foram apresentadas as principais funcionalidades do sistema, sendo realizadas várias demonstrações e simulações práticas.  

139

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2021. Salão Operacional do CIMAER – Primeiro Treinamento prático do Sistema WEBRADAR.

Ainda nesse contexto de crescente participação em momentos estratégicos, o dia 3 de agosto de 2021 é uma data que, indubitavelmente, figurará como importante para o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER). Nesse dia, o CIMAER, juntamente com o Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (CENIPA), representou a FAB no seminário sobre a magnitude da Meteorologia adversa na aviação, com participação da Força Aérea Uruguaia (FAU). Trata-se de um acordo bilateral envolvendo as duas forças e o CIMAER foi um dos convidados para palestrar sobre fenômenos meteorológicos adversos e seus respectivos impactos para a aviação. Na ocasião, o Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, representante do CIMAER, apresentou a temática "Meteorologia Adversa na Aviação" aos tripulantes da FAU. 

140

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2021. Sala de Briefings do CMI – Instrução aos integrantes da FAU sobre Meteorologia Adversa na Aviação.

No contexto social e de valorização da vida, o CIMAER mostrou como busca estar atento ao seu efetivo. Aproveitando o apelo das temáticas do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, nos dias 8 de setembro, 26 de outubro e  23 de novembro de 2021, respectivamente; o Comandante, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, reuniu o efetivo para refletir sobre prevenção, sintomas e tratamentos. Nas oportunidades, entregou ao efetivo folders informativos sobre os respectivos temas.

141

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Setembro Amarelo.

142

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Outubro Rosa.

143

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Novembro Azul.

No dia 26 de outubro de 2021, o CIMAER foi convidado para mais uma participação com foco na segurança de voo. Pela primeira vez, participou da V Jornada de Segurança de Voo da ALA 11, por meio da seguinte temática: A Meteorologia no Planejamento de Voo. A plateia foi composta por integrantes do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), do Esquadrão Condor (1°/2° GT), do Esquadrão Corsário (2°/2° GT) e do Grupo de Logística da ALA 11; corroborando a inserção e a credibilidade do CIMAER junto aos Esquadrões que integram a GUARNAE-GL.

144

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2021. Auditório do 2°/2° GT - Instrução sobre Meteorologia no Planejamento de Voo.

Tendo como um de seus prioncipais focos o cuidado com o seu efetivo, no dia 27 de outubro de 2021, o CIMAER recebeu a visita de duas psicólogas organizacionais do DECEA, fruto de uma das ações recomendadas do relatório gerado a partir da última pesquisa de satisfação ocorrida no CIMAER neste ano. Na oportunidade, as Primeiros-Tenentes Psicólogas Organizacionais Renata Pimentel Verzoni e Maryellen Portilho de Moraes Henrique foram conduzidas pelo Elo Social do CIMAER, Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, à Sala do Comandante, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, para que pudessem receber as boas-vindas e as primeiras informações sobre as particularidades do CIMAER.  

145

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Visita institucional das psicólogas organizacionais do DECEA.

Com o amadurecimento de seus processos e com uma estrutura operacional de ponta, o CIMAER foi inserido para contribuir na finalização da formação técnica dos mais novos oficiais especialistas em meteorologia. Assim, entre os dias 8 e 12 de novembro de 2021, o CIMAER foi sede do Estágio Operacional dos alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE Met) do ano de 2020. Na ocasião, os futuros Segundos-Tenentes Alan Descartes Tobias Tafuri, Lívia Maria Fonseca dos Santos, Jean Pierre Gouvea Ribeiro e Anderson Biassus da Silva, integrantes da turma Kairos, compuseram o grupo dos primeiros alunos do CFOE a estagiarem no CIMAER.

146

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2021. Salão Operacional do CIMAER – Estágio Operacional dos Alunos do CFOE Met (Turma Kairos).

Nessa perspectiva de capacitação, foi realizado nos dias 23, 24 e 26 de novembro de 2021, o primeiro Treinamento de Brigada de Combate a Incêndio do CIMAER, com intuito de formar brigadistas. A instrução foi planejada pelo Coordenador Geral das Brigadas de Incêndio, o Segundo-Tenente Marcelo Boeira dos Reis, auxiliado pelo Subcoordenador da Brigada, o Suboficial SGS Toni Alves Marinho. O Exercício visa ao cumprimento dos requisitos estabelecidos na ICA 92-20/2020 - “Proteção, Plano e Brigada Contraincêndio do Comando da Aeronáutica”.

147

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2021. Área externa do Grupo de Segurança e Defesa do Galeão – Instrução prática sobre uso de extintores.

Entre os dias 09 e 25 de novembro de 2021, o CIMAER prestou assessoramento meteorológico aos envolvidos com o Exercício Conjunto Tínia 2021 (EXCON Tínia 2021), que ocorreu na ALA 4 - Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. Um cenário tático complexo e um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional. Esse foi o contexto do Exercício Conjunto Tínia 2021, o maior treinamento do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).  Para que essas ações e objetivos das Unidades Aéreas e Terrestres pudessem ser concretizados com o êxito pretendido, foi condição sine qua non que o planejamento das missões abarcasse o conhecimento prévio das condições meteorológicas. Assim, foi a participação do CIMAER no exercício, atuando, diariamente, na ministração de briefings meteorológicos em Língua Inglesa. Nesses briefings, foram transmitidas informações sobre o cenário meteorológico reinante da área de campanha, assim como previsão de ventos em altitudes com fatiamento da atmosfera superior nos níveis de voos solicitados, previsão de fenômenos como formação de gelo em aeronaves, turbulência, trovoadas, rajadas e Windshear.

148

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2021. Sala de Briegfings do CMI – Briefing em língua inglesa aos envolvidos com o EXCON Tínia.

No que tange à segurança operacional, o CIMAER passou pela primeira avaliação externa de seus processos. Entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro de 2021, o CIMAER recebeu a primeira visita de inspeção da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA). Na oportunidade, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, recepcionou, em sua sala, a equipe de inspeção composta por seguintes militares: Chefe de Equipe, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves; INSPCEA's, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando da Costa Pereira e o Primeiro-Sargento técnico em Meteorologia Flávio Lacerda Torres.

149

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Inspeção da ASOCEA.

No dia 10 de dezembro de 2021, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à promoção dos Soldados de Segunda-Classe do efetivo do CIMAER, marcando o encerramento do Curso de Especialização de Soldados do ano de 2021 (CESD-2021).  Conforme Portaria SEREP-RJ nº 313/SSCE, de 8 de dezembro de 2021, o Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ), resolve promover à graduação de Soldado de Primeira-Classe, a contar de 10 de dezembro de 2021, os seguintes Soldados de Segunda-Classe: Diego Padilha Queiroz dos Reis, Artur Silva dos Reis, Kaio Alves das Chagas de Andrade, Manuel Vitor Cardoso Laporte e Matheus Phelipe Magalhães de Carvalho.

O Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia, José Eduardo Gonçalves Platenik, presidiu a Cerimônia Militar reduzida que ocorreu na entrada do Casarão Administrativo do CIMAER e que contou com a presença dos militares do expediente administrativo da OM e dos familiares dos formandos. Na cerimônia, o Comandante entregou aos formandos Diplomas de Honra ao Mérito, materializando o reconhecimento do CIMAER pelos esforços despendidos durante o CESD.

150

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2021. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Formatura do CESD-2021.

No dia 16 dezembro de 2021, no Salão Nobre do CIMAER, foi realizada a tradicional entrega de cestas natalinas aos funcionários que trabalham na Cardeal, empresa que presta o serviço de limpeza das instalações do complexo CIMAER /1°GCC. Essa ação denota o respeito, a consideração e a gratidão do efetivo àqueles que contribuem, sobremaneira, para que a missão do CIMAER seja cumprida.

151

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2021. Salão Nobre do CIMAER – Entrega de cestas natalinas aos calaboradores do CIMAER.

O ano de 2022 significou uma fase repleta de valorosos acontecimentos para o CIMAER, iniciando com uma Cerimônia Militar alusiva à promoção de oficiais pertencentes ao efetivo do Centro, realizada no dia 06 de janeiro. Também na ocasião, o CIMAER prestou homenagens e agradecimentos ao Major Cesar Luis Lafayete Pinto, pelo motivo do militar ter encerrado o serviço ativo na FAB.

Conforme Portaria GABAER Nº 1.574 / GC1, de 21 de dezembro de 2021, o Comandante da Aeronáutica, de acordo com o Art.1°, do Inciso IV, do Decreto  N°8.798, de 04 de julho de 2016, resolve: promover, a partir de 25 de dezembro de 2021, no Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, ao posto de Major, o seguinte militar: Cesar Luis Lafayete Pinto.

Conforme Portaria GABAER Nº 1.573 / GC1, de 21 de dezembro DE 2021, o Comandante da Aeronáutica Interino, de acordo com o Art.1°, do Inciso IV, do Decreto N°8.798, de 04 de julho de 2016, resolve: promover, a partir de 25 DE dezembro de 2021, no Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, ao posto de Capitã, a seguinte militar: Alessana Carrijo Rosette e ao posto de Primeiro-Tenente, o seguinte militar: Marcelo Boeira dos Reis.

Na oportunidade, os promovidos receberam das mãos do Chefe da Divisão de Operações do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo de Lima Nunes, que presidiu a Cerimônia Militar, os respectivos distintivos e certificados. O Centro parabenizou os oficiais recém promovidos e agradeceu ao Major Lafayete pela significativa contribuição para a Meteorologia Aeronáutica.

Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2022. Salão Nobre do CIMAER – Promoção de Oficiais do CIMAER.

O dia 17 de fevereiro de 2022 foi uma data deveras importante para o CIMAER, na qual o Centro recebeu a Comitiva de Inspeção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, Diretor do DECEA.

A Comitiva contou com as presenças do Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, do Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, e do Chefe do Subdepartamento Técnico, Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, além de integrantes do Gabinete e da Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Durante a Cerimônia Militar, que deu início à Inspeção, o Tenente-Brigadeiro do Ar  Fiorentini, em suas palavras, comentou que conhecia o local quando este ainda era da II FAE (Segunda Força Aérea) e que agora retorna para conhecer o CIMAER. O Diretor do DECEA ressaltou a importância da Meteorologia Aeronáutica não apenas para a aviação, mas também para toda a sociedade, citando os trágicos acontecimentos na cidade de Petrópolis, decorrentes de fortes chuvas, como exemplo da essencialidade dos serviços meteorológicos. Salientou ainda que o CIMAER é o “filho caçula” do DECEA e que serão prestados os apoios necessários para a continuidade da implementação do Centro.

hist58

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2022. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Inspeção do DECEA.

hist59

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2022. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Inspeção do DECEA.

hist60Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2022. Salão Operacional do CIMAER – Inspeção do DECEA.

Mudando a atmosfera para um clima de saudações, no dia 23 de fevereiro de 2022, no Salão Nobre do CIMAER, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à despedida do serviço militar ativo do Suboficial Técnico em Meteorologia Edson Soares dos Prazeres Júnior, da Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Julliana Gomes Alvarenga e dos Soldados de Segunda-Classe Yuri Nascimento dos Santos, Marcos Vinícius Araújo da Silva e Lucas de Souza Medeiros.

Durante a Cerimônia Militar, o Centro também agradeceu aos Soldados Yuri, Araújo Silva e L. Medeiros, pelos excelentes serviços prestados durante suas respectivas trajetórias no CIMAER e ratificou o quanto o empenho e a competência em que os mesmos exerceram suas atividades desempenhadas somaram, de forma positiva, para o crescimento da Unidade como um todo.

hist61

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2022. Salão Nobre do CIMAER – Despedida de Militares do efetivo do Centro.

Permeando um momento de relevante louvor, no dia 25 de março, foi realizada, na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica. O Evento, presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que contou com a presença de autoridades das Forças Armadas, marcou a imposição de medalhas e a incorporação das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium ao Esquadrão Gordo.

Na Cerimônia alusiva ao Dia do Especialista, foi entregue a Medalha Bartolomeu de Gusmão, criada pelo Decreto nº 68.886, de 6 de julho de 1971. As instruções para a sua concessão foram aprovadas pela Portaria nº 1999/SCGC, de 27 de novembro de 2014. São premiados com a "Medalha Bartolomeu de Gusmão" os militares e civis do Comando da Aeronáutica que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira.

O CIMAER teve a honra de ter como agraciados os seguintes militares: O Suboficial Especialista em Meteorologia Aeronáutica Antonio Soares Nogueira Junior, o Suboficial Especialista em Meteorologia Aeronáutica Luiz Marcelo Coriolano Elias e o Suboficial Especialista em Eletricidade Humberto Pereira Costa.

hist62

Rio de Janeiro-RJ, março de 2022. Base Aérea do Galeão – Entrega de Medalha Bartolomeu de Gusmão.

No mês seguinte, no dia 12 de abril de 2022, o CIMAER celebrou o seu Terceiro Aniversário. Por meio da Portaria n° 579/GC3, publicada no BCA n° 63 de 16 de abril de 2019, o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica foi desativado e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica passou, efetivamente, a compor o Roll das OM subordinadas ao DECEA.

A partir desse ato administrativo, a Meteorologia Aeronáutica brasileira iniciou um novo ciclo em sua história, sem precedentes, que materializa uma concepção de que considera a centralização uma condição sine qua non para uma mudança de patamar da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

Foi no dia 14 de abril de 2022 que, oficialmente, foi celebrado o passar de três anos da data de criação e de estruturação do CIMAER, significando uma data que, indubitavelmente, ganhará seu lugar de espaço nos marcos históricos do Centro.

Após um longo e pesaroso cenário pandêmico, verificado nos anos anteriores, o CIMAER viveu a ímpar oportunidade de comemorar o seu Terceiro Aniversário, por meio da realização de uma solenidade militar, inteirada de tropa armada e desfile militar. Um momento de grande relevância e vibração para o Centro que, diante da ocasião de festejos, pôde homenagear, com tamanha euforia e emoção, a respeitável caminhada da Organização Militar “caçula” do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

hist63

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2022. Alameda de Acesso ao Casarão Administrativo do CIMAER – Terceiro Aniversário do Centro.

Anteriormente ao início da cerimônia militar, ocorreu, no corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER, uma breve solenidade de agraciamento, com a finalidade de homenagear o Ex-Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes, e os militares eleitos destaques no ano de 2021.

hist64

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2022. Corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER – Terceiro Aniversário do Centro.

Logo após, deu-se continuidade nas homenagens aos militares eleitos destaques no ano de 2021. A escolha do Destaque Operacional é baseada, exclusivamente, no desempenho das atribuições operacionais, estando relacionado à produtividade, à responsabilidade, ao comprometimento, à qualidade e à eficiência de se trabalhar em equipe. Com esse espírito, o Centro elegeu o Capitão Especialista em Meteorologia Alex Brito de Melo e a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Lilyam Raquel Costa Matos como os destaques no setor operacional de 2021.

Nesse momento de condecorações, também foram agraciados os militares que se destacaram militarmente, durante o ano de 2021. A escolha do Destaque Militar está associada à postura que o militar apresenta em sua rotina, na qual deve estar relacionada, dentre outros valores, à disciplina, ao respeito à hierarquia, à responsabilidade, ao comprometimento, à fé na missão e à apresentação pessoal. Nessa perspectiva, o CIMAER elegeu o Primeiro-Sargento Técnico em Meteorologia Paulo Kleiton Batista de Araujo e o Soldado de Primeira-Classe Especializado em Administração Diego Padilha Queiroz dos Reis como os destaques no domínio militar de 2021.

Foi por volta das 11 horas desse grande dia que a cerimônia alusiva ao Terceiro Aniversário do CIMAER teve início, presidida pelo Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, contando com a presença das seguintes autoridades: Senhor Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; Senhor Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; Senhor Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA (SDAD), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; o Coronel Aviador Robson Louzada de Silva Ferreira, representando o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e o Graduado Master Suboficial Edmar Brum Câmara, da Guarnição do Galeão.

Para fazer cumprir, com fervor e maestria, uma idônea cerimônia, o CIMAER apresentou uma tropa, comandada pelo Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Joabson Lira Cremes, fortalecida e inteirada pelo Porta-Bandeira, Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Alan Descartes Tobias Tafuri; pelo Porta-Estandarte, Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Anderson Biassus da Silva; pelos Comandantes de Fração de Tropa, Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia André Luiz Ferreira Santos, que comandou o grupamento armado, e o Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Jozafa Bizarria Silva, que esteve à frente do tropa composta pelo efetivo do CIMAER.

hist65

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2022. Alameda de Acesso ao Casarão Administrativo do CIMAER – Terceiro Aniversário do Centro.

No decorrer da solenidade, houve um respeitável momento de concessão das medalhas militares de tempo de serviço. A medalha militar é uma condecoração honorífica brasileira, originada em 15 de novembro de 1901 e oficializada mediante o Decreto nº 4.238, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. Neste contexto, o Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini e o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Platenik, foram convidados a efetuarem a imposição das condecorações, atuando como os paraninfos da cerimônia.

hist66

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2022. Alameda de Acesso ao Casarão Administrativo do CIMAER – Terceiro Aniversário do Centro.

A medalha de ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Capitão Especialista em Meteorologia José Marcelino da Silva e ao Suboficial Técnico em Meteorologia Antônio Soares Nogueira Junior, relativa aos trinta anos de serviço ativo. A medalha de prata, com passador de prata, referente aos vinte anos de serviço, foi concedida aos seguintes militares: Segundo-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Robson Pires Cardoso e aos Primeiros-Sargentos Técnicos em Meteorologia Márcio Lemos de Oliveira, Renan Silva David, Gabriel Portugal Soliva Reis e Rodrigo Bergara Loureiro. A medalha de bronze, com passador de bronze, pertinente aos dez anos de serviço ativo, foi concedida à Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Tatiana do Nascimento Martins.

A cerimônia alusiva ao Terceiro Aniversário do CIMAER foi encerrada por intermédio do primeiro desfile militar da Unidade, momento em que a tropa percorreu a alameda de acesso ao Casarão Administrativo, em continência ao Diretor-Geral do DECEA, ecoando a Canção do Especialista, com extrema lisura e vivacidade. Concluída a solenidade, o Comandante do CIMAER convidou todas as autoridades presentes, e os demais convidados, para um momento de confraternização no Salão Nobre.

hist67

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2022. Alameda de Acesso ao Casarão Administrativo do CIMAER – Terceiro Aniversário do Centro.

Fechando o mês de abril com a solenidade comemorativa referente ao seu Terceiro Aniversário e prosseguindo para o mês seguinte, o CIMAER adentrou numa perspectiva de conscientização ambiental, na qual seu efetivo participou, nos dias 10 e 11 de maio de 2022, de palestras acerca de temas essenciais, como sustentabilidade e educação ecológica, tendo a preservação do meio ambiente o grande âmago dos conteúdos abordados.

As palestras foram ministradas pela Cooper Ecológica, uma cooperativa que promove ações de logística reversa e que auxilia diversas instituições na destinação correta de resíduos sólidos. A adoção dessas ações diárias contribuiu não apenas para a conservação e sustentabilidade do meio ambiente e das instalações do CIMAER, enquanto instituição praticante, mas também despertou excelentes reflexões acerca da prática de hábitos rotineiros mais responsáveis por parte de cada integrante do Centro, para além da atmosfera militar.

hist68

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2022. Auditório do 1° GCC – Palestra da Cooper Ecológica ao efetivo do CIMAER.

Dando continuidade aos feitos, houve mais um grande marco para o CIMAER em 2022: a abertura do Curso de Especialização em Meteorologia Aeronáutica (MET-001), realizada no dia 23 de maio, na sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI). Pela primeira vez, o referido curso ocorreu nas instalações do CIMAER, sendo, nos últimos anos, realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos/SP.

Tratou-se de um momento em que o Centro recebeu a nobre missão de proporcionar o aperfeiçoamento e o aprofundamento dos conhecimentos técnico-científicos dos profissionais com formação de nível superior em Meteorologia, recém-formados no Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), e capacitá-los ao exercício das atividades operacionais inerentes à previsão meteorológica,  com fins aeronáuticos, no âmbito do SISCEAB.

Deram início ao curso em pauta os seguintes Segundos-Tenentes Especialistas em Meteorologia: Alan Descartes Tobias TafuriLivia Maria Fonseca dos Santos, Jean Pierre Golvea Ribeiro e Anderson Biassus da Silva.

hist69

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2022. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Abertura do Curso MET-001.

hist70

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2022. Sala de Briefings do CMI no CIMAER – Abertura do Curso MET-001.

No mês seguinte, nos dias 14 e 15 de junho de 2022, ocorreram , no Auditório do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC), duas palestras que trouxeram uma temática direcionada para a Gestão da Mudança, fruto de uma avaliação preliminar que adveio da visita de duas psicólogas organizacionais do DECEA ao CIMAER, em outubro de 2021.

Alcançando o efetivo administrativo e operacional do Centro, as palestras foram ministradas pela Primeiro-Tenente QOAP PSC Bianca Silveira Rovella, Chefe da Divisão de Psicologia Operacional Aplicada do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) que, além de transmitir significativos conceitos acerca da Gestão da Mudança, pôde propulsar valorosas reflexões no tocante à inteligência emocional, individual e coletiva, dos participantes.

hist71

Rio de Janeiro-RJ, junho de 2022. Auditório do 1°GCC – Palestras sobre Gestão da Mudança ao efetivo do CIMAER.

Ainda no mês de junho de 2022, especificamente no dia 29, o CIMAER recebeu uma valorosa visita de assessoramento técnico do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), cujo principal desígnio foi orientar as atividades culturais relacionadas ao conteúdo histórico do Centro.

Devido à impossibilidade de estar presente, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, delegou ao Chefe da Seção de Comunicação Social (SCOM), Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, a recepção e a condução da comitiva do INCAER.

O início da visita sucedeu-se na sala do Comandante, momento em que a comitiva em pauta, composta pelas museólogas Primeiros-Tenentes QOCon MUG Mariana Silva Santana e Josemária Gomes de Matos e pela historiadora civil Bruna Melo dos Santos Duque Estrada, foi recebida pelo Capitão Rangel e pelas auxiliares da SCOM, as Segundos-Sargentos Técnicas em Meteorologia Thalita Borgatti do Nascimento Valentim e Nicole Gomes Espíndola. Na ocasião, o Chefe da SCOM expressou as boas-vindas e o agradecimento pela oportunidade, concedida ao Centro, de receber relevantes orientações acerca do desenvolvimento histórico da Unidade, sobretudo por se tratar de informações provenientes do Instituto que ampara a conservação e a evolução da história da Força Aérea Brasileira (FAB).

hist72

Rio de Janeiro-RJ, junho de 2022. Sala do Comandante do CIMAER – Visita da Comitiva do INCAER ao Centro.

O mês de julho de 2022 foi marcado pela cerimônia alusiva ao 149º Aniversário de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, realizada no dia 22, na Base Aérea do Galeão (BAGL), na qual o CIMAER sentiu-se honrado pela imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” ao Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, pertencente ao seu efetivo.  A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença de demais autoridades das Forças Armadas.

O Cap Bühler recebeu a referida medalha das mãos do Comandante do COMAR III, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, sendo parabenizado, posteriormente, pelo Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, que esteve presente na cerimônia e pôde vivenciar esse momento de prestígios e condecorações ao Capitão.

Criada pelo Decreto nº 39.905, de 05 de setembro de 1956, alterada pelo Decreto nº 66.815, de 30 de junho de 1970, e regulamentada pela Portaria nº 666/SCGC, de 10 de junho de 2020, personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a medalha "Mérito Santos-Dumont", desde que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica Brasileira ou, por suas qualidades ou seus valores, relacionados à Aeronáutica, forem julgados merecedores. 

hist73

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2022. Base Aérea do Galeão – Solenidade alusiva ao 149º Aniversário de Santos Dumont.

No começo de agosto de 2022, o CIMAER realizou uma cerimônia militar com o objetivo de solenizar a promoção de graduados pertencentes ao efetivo do Centro. O evento, que ocorreu no dia 02 no Salão Nobre do CIMAER, contou com a presença do Comandante, que presidiu a Cerimônia Militar, do Chefe da Seção de Planejamento, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade e de oficiais e graduados de todos os Setores da OM.

Conforme Portaria DIRAP nº 4.139/3PG, de 27 de julho de 2022, o Diretor de Administração do pessoal, resolve promover à graduação de Suboficial, de Primeiro-Sargento e de Segundo-Sargento, a contar de 01 de agosto de 2022, os seguintes militares: os Suboficiais Técnicos em Meteorologia Paulo Kleiton Batista de Araujo e Robson de Moraes Polydoro; os Primeiros-Sargentos Técnicos em Meteorologia Erick Henrique Souza Guedes e Carla Guttemberg Collyer Portela; e os Segundos-Sargentos Técnicos em Meteorologia Mayara Pinto Gonçalves Lourenço, Amanda Azevedo dos Santos, Kleiton Ramos Pedreira e Vanessa Cristina Moreira Cimino.

hist74

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2022. Salão Nobre do CIMAER – Promoção de Graduados pertencentes ao Centro.

O mês de agosto de 2022 também foi marcado pela cerimônia militar alusiva ao Encerramento do Curso de Especialização em Meteorologia Aeronáutica (MET-001) que, pela primeira vez, ocorreu nas instalações deste Centro. O evento sucedeu-se no dia 23 de agosto, no Salão Nobre do CIMAER.

Com duração total de 14 semanas, o curso foi finalizado com relevante triunfo, alcançando a desejada capacitação dos oficiais, então concludentes do MET-001, ao exercício das atividades operacionais inerentes à previsão meteorológica, com fins aeronáuticos, no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Com assertivo aproveitamento, concluíram o curso MET-001 e, doravante, passaram a integrar o quadro de Oficiais Previsores do CIMAER, os Segundos-Tenentes Especialistas em Meteorologia: Alan Descartes Tobias TafuriLivia Maria Fonseca dos Santos, Jean Pierre Golvea Ribeiro e Anderson Biassus da Silva. Nesse cenário, os quatro militares da turma CFOE MET Kairos fazem nascer a turma MET001 Yakecan que, do tupi-guarani, significa “som do céu”.

O evento contou com a presença do Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, que presidiu a Cerimônia Militar; do Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Claudio Fernandez Junior; do orientador e instrutor do curso MET-001, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando Gonçalves Brandão; do Chefe da Divisão de Administração do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Creedence César Rios Ferreira; dos dois coordenadores do curso MET-001, os Capitães Especialistas em Meteorologia Romman Arantes Lourenço e Alex Brito de Melo; de instrutores do DECEA e demais oficiais e graduados do Centro.

hist75

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2022. Parte frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Encerramento do MET-001.

Fechando agosto de 2022 nesse clima de honraria, ocorreu, no dia 31 na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, uma cerimônia militar alusiva ao compromisso dos militares nomeados ao Primeiro Posto do Oficialato. A Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados de Administração Izabela Dominici Jangola, militar do CIMAER, integrou o rol dos 106 oficiais que foram promovidos na ocasião.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão e Diretor de Administração de Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, que foi recepcionado pelo Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, e contou, também, com a presença de autoridades das demais Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica do Galeão.

hist76

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2022. Base Aérea do Galeão – Solenidade alusiva ao Compromisso dos Militares Nomeados ao Primeiro Posto do Oficialato.

hist77

Rio de Janeiro-RJ, agosto de 2022. Base Aérea do Galeão – Solenidade alusiva ao Compromisso dos Militares Nomeados ao Primeiro Posto do Oficialato.

Adentrando o mês de setembro de 2022, entre os dias 13 e 15, o CIMAER recebeu uma valorosa visita de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com três propósitos bem definidos: conhecer a estrutura operacional do CIMAER, apresentar produtos, teorias e ferramentas ligados ao Clima Espacial e iniciar o projeto de confecção de um Manual de Operações visando à futura implementação de um Centro Regional de Clima Espacial no Brasil.

Nesses três proveitosos dias de troca de experiências, o CIMAER deu mais um importante passo histórico: o descortinamento de uma área do conhecimento que, até pouco tempo atrás, era uma “bolha” sem densidade. Hoje, graças ao comprometimento de pessoas que se dedicam à temática, tornou-se possível vislumbrar como será o monitoramento da atividade solar e seus efeitos na aviação. Estar ao lado do INPE nessa empreitada foi motivo de orgulho, satisfação e certeza de que, em um futuro não muito distante, será devolvido à sociedade mais um importante produto, que permitirá voos ainda mais seguros.

hist78

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2022. Salão Operacional do CIMAER – Visita  de Pesquisadores do INPE ao Centro.

Entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2022, o appliance Paloalto foi migrado do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC) para o CIMAER. Tratou-se de uma solução de segurança capaz de fornecer significativo incremento na eficácia da gerência dos ativos de rede, mitigando, por exemplo, ações ilícitas como ataques cibernéticos para todo o complexo CIMAER/1°GCC. Essa capacidade permite uma proteção/preservação adicional aos servidores já alocados no CIMAER e aos usuários internos.

Para o sucesso dessa migração,  todo um gerenciamento de risco teve que ser previamente realizado para que não houvesse solução de continuidade das atividades operacionais. Estreitas coordenações foram realizadas entre gerentes e técnicos de diferentes Organizações Militares, envolvendo, além do CIMAER: os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs), o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro (DTCEA-TM), o 1°GCC, o Grupamento de Apoio do Galeão (GAP-GL) e o Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ). 

No dia 29 de setembro, como o CIMAER ficaria sem rede para a manutenção das atividades operacionais, toda a equipe operacional responsável pela prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão foi deslocada para atuar no Laboratório de Informática (Belém) do CCA-RJ.

Participaram diretamente desse momento os seguintes militares: o Chefe do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, Major Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno; o Previsor de Área, Capitão Especialista em Meteorologia Claudio Montalvão Rodrigues; o Previsor de Vigilância, Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Carlos Eduardo Pacheco Roberto; os Suboficiais Técnicos em Meteorologia Marcelo Rocha Vieira e Reinaldo de Almeida Braz; o Primeiro-Sargento Técnico em Meteorologia Cleber Ferreira da Silva e os Segundos-Sargentos Técnicos em Meteorologia Lívia Borges de Oliveira e Kaio Vinicius de Oliveira Correia.

O CIMAER contou, também, com o apoio direto de especialistas nas áreas de Telefonia e de TI, como o Primeiro-Sargento Rogério Domingos de Freitas da DT do CIMAER e os civis da empresa .Bit, Victor Hugo S. Oliveira e Vitor Hugo P. Pinheiro, que atuaram diretamente junto com o pessoal do CCA-RJ, de forma que toda a infraestrutura operacional necessária fosse instalada e testada previamente.

hist79

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2022. Laboratório de Informática do CCA-RJ  – Migração do Paloalto para o CIMAER.

hist80

Rio de Janeiro-RJ, setembro de 2022. Sala de Equipamentos do CMI  – Migração do Paloalto para o CIMAER.

O mês de outubro de 2022 também apresentou alguns eventos de suma importância para o CIMAER. Nos dias 24 e 25, ocorreu a primeira Auditoria Interna da Qualidade no Centro, com objetivo de verificar se a prestação da Informação Meteorológica TAF estava em conformidade com os requisitos normativos da ISO 9001:2015, com as legislações que regulam a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão e com as normatizações internas do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER.

O marco inicial dos trabalhos se deu por meio da Reunião de Abertura, momento no qual se reuniram os seguintes militares: o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik; o Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Joabson Lira Cremes; o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional e Contraparte, Major Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe do CMI e Contraparte, Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler; o Auditor, Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel; a Chefe da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER (SSGQ), Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados em Administração, Izabela Dominici Jangola; a Encarregada da SSGQ, Primeiro-Sargento Técnica em Meteorologia Larissa Cardoso de Araujo Kubrusly; a Auditora, Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Maria Carolina Martins Pereira; e a Auxiliar do Chefe do CMI e Contraparte, a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Mariana Corrêa Ferreira Lopes.    

Na sequência, os auditores foram para o Salão Operacional do CMI para iniciar as ações de inspeção, as quais envolveram observação, entrevistas, solicitações de evidências e a irrestrita observância dos itens normativos. Os auditores, com o auxílio das contrapartes e da Equipe Operacional de serviço, buscaram compreender os detalhes do processo e identificar a aderência das normas com o que pôde ser visualizado durante a operação real.

hist81

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2022. Sala do Comandante do CIMAER – Primeira Auditoria Interna da Qualidade no Centro.

Nesse mesmo mês, realizou-se também, nas semanas entre 17 e 20 de outubro e 24 e 27 de outubro de 2022, o Treinamento Operacional do Sistema WEBRADAR. As instruções, realizadas na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER e ministradas pela empresa IACIT, foram organizadas em duas turmas, compostas por integrantes não apenas do efetivo do CIMAER, mas também do DECEA e do PAME-RJ.

No momento de abertura da primeira turma,  o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, deu as boas-vindas aos alunos, agradeceu a disponibilidade da instrutora e Meteorologista da IACIT, Senhora Raniele Fátima Pinheiro.

A primeira turma contou com os seguintes alunos: o analista de Sistemas da IACIT, Thiago Brandão Torres; os Previsores, Capitão Especialista em Meteorologia Karlos André Câmara Ramalho, Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Carlos Eduardo Pacheco Roberto,  a Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Livia Maria Fonseca dos Santos; o Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia André Luiz Ferreira Santos;  os Suboficiais Técnicos em Meteorologia Reinaldo de Almeida Braz, André Luis Anjos da Silva; e os Terceiros-Sargentos Técnicos em Meteorologia Felipe Giron dos Santos e Fabiano Batista Fernandes.

Já a segunda turma contou com a presença dos seguintes alunos: os Previsores, Capitão Especialista em Meteorologia Fabricio Magalhães Cordeiro (DECEA), o Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Marcus Vinícius da Silva Dias, o Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Alan Descartes Tobias Tafuri, o Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Anderson Biassus da Silva; o Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Fábio Pereira de Oliveira (DECEA); o Primeiro-Sargento Técnico em Eletrônica Aledio Nunes de Oliveira Junior (PAME-RJ); a Primeiro-Sargento Técnica em Meteorologia Fernanda Mendes de Souza; a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Dayse Layne da Anunciação (DECEA); e o Terceiro-Sargento Técnico em Meteorologia Breno Halan Coury.

Durante o Treinamento, os alunos puderam ter ciência de que o WEBRADAR vai muito além de integrar, via web, os Radares Meteorológicos do SISCEAB. Ele contempla funcionalidades de controle, gerenciamento, exibição, disseminação e armazenamento das imagens de Radar disponíveis, de forma que o Previsor consiga interação máxima com os produtos disponibilizados.

hist82

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2022. Sala de Briefings do CMI no CIMAER – Curso WEBRADAR.

Em novembro de 2022, especificamente no dia 09, o CIMAER experienciou um momentoso acontecimento,  no qual foi realizada a primeira palestra de divulgação do Centro aos alunos da especialidade de Meteorologia do Curso de Formação de Sargentos (CFS) na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

O Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, identificou como oportuna e necessária uma apresentação do CIMAER aos alunos de Meteorologia, com o intuito de contextualizá-los sobre a mais recente OM do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), designando o Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, Chefe da Secretaria do Comando e da Seção de Comunicação Social do CIMAER, para cumprir a nobre tarefa de apresentar o Centro aos alunos da EEAR, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Na oportunidade, o Capitão Rangel abordou as normas nas quais o Serviço de Meteorologia Aeronáutica é regido, adentrando conteúdos acerca de como a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão se efetuava antes da criação do CIMAER. Em seguida, pontuou os principais movimentos do CIMAER até o presente momento, passando pelas motivações para a criação do Centro pelo COMAER, pela atual estrutura organizacional e pela mudança de paradigma na relação entre prestador de serviço e cliente.

O CIMAER sentiu-se honrado pela relevante troca de conhecimentos e pela eminente receptividade vivenciada, agradecendo ao Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, pela autorização do referido feito, e aos seguintes militares envolvidos: Chefe da Subdivisão de Execução (SDEXEC), Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Carlos Rogério de Sousa Brizon; Chefe da Subdivisão de Controle da Divisão de Admissão e Seleção (SDCT), Major Especialista em Meteorologia Joseilson Augusto Moreira; Encarregado da Seção de Investigação e Justiça, Suboficial Técnico em Meteorologia Rodrigo de Carvalho Gonçalves; Encarregado do Galpão de Meteorologia (GBMT), Primeiro-Sargento Técnico em Meteorologia Alexandre de Oliveira Lourenço; e aos demais graduados que trabalham no GBMT.

hist83

Guaratinguetá-SP, novembro de 2022. Parte frontal do Galpão de Meteorologia, EEAR – Palestra do CIMAER na EEAR.

Ainda no mês de novembro de 2022, nos dias 21 e 23, ocorreram, no Salão Nobre do CIMAER, duas palestras que trouxeram temáticas direcionadas à Educação Financeira, propondo ao efetivo do Centro significativas reflexões acerca do planejamento das finanças pessoais.

Visando auxiliar o gerenciamento financeiro individual, a primeira apresentação propôs estimular análises associadas a perspectivas conscientes acerca dos recursos existentes disponíveis. O Chefe da Seção de Planejamento do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade, após solicitar autorização ao Comandante, que integrou a audiência como ouvinte, esclareceu que Educação Financeira não está vinculada diretamente ao ato de economizar, de cortar gastos ou de acumular finanças. Trata-se de uma diretriz que propicia acesso à informação e que auxilia na utilização do próprio capital financeiro, para que ele possa atuar não apenas de forma produtiva, na vida de cada indivíduo, mas também de forma proveitosa.

No segundo dia, o Chefe da Seção de Divisão de Administração do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Creedence César Rios Ferreira, após solicitar autorização do Chefe da Seção de Planejamento do CIMAER, Ten Cel Achiles, iniciou a palestra salientado a importância da educação financeira correta para que se possa fazer boas escolhas em relação à administração do dinheiro, elucidando o quanto atitudes são imprescindíveis para a conscientização e o planejamento das finanças.

Dessa forma, alinhado com as diretrizes do COMAER, o CIMAER enxerga na Educação Financeira uma das formas de zelar pelo seu maior patrimônio: os homens e mulheres que carregam o DOM deste Centro do lado esquerdo do peito.

hist84

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2022. Salão Nobre do CIMAER – Palestra sobre Educação Financeira.

hist85

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2022. Salão Nobre do CIMAER – Palestra sobre Educação Financeira.

Encerrando, de forma edificante, o mês de novembro de 2022, o CIMAER recebeu, entre os dias 21 e 25, a visita de integrantes da Marinha do Brasil, oriundos da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), com dois objetivos principais: fomentar a integração com o CIMAER e identificar melhores práticas operacionais.

Na oportunidade, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, recepcionou a Capitão-Tenente Renata Gonzales da Silva, Meteorologista e Encarregada da Divisão de Meteorologia Aeronáutica da BAeNSPA, e os Segundo-Sargentos Márcio de Oliveira e Kelle Vera Soares, ambos Operadores do Centro Meteorológico Militar Classe I e Observadores da Estação Meteorológica de Superfície Classe II da BAeNSPA.

Após as boas-vindas e as devidas apresentações, o Comandante do CIMAER fez questão de ressaltar a importância dessa visita, não somente para reforçar os laços institucionais entre as duas Forças, mas também para que haja um incremento de qualidade no Serviço de Meteorologia Aeronáutica prestado pelo CIMAER e pela BAeNSPA, proporcionado pela troca de experiências e de conhecimentos entre os militares.    

Em seguida, o Chefe do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, antes de conduzi-los à área operacional, apresentou a estrutura organizacional do Centro, realizando uma breve explanação sobre as atividades de apoio desempenhadas no Casarão Administrativo do CIMAER, suas Seções e os respectivos ambientes onde se encontram estruturadas.

Na sequência, conduziu-os ao Salão Operacional do CMI, onde pôde explicar os detalhes da atual concepção operacional. Após a explanação, respondeu às perguntas e os apresentou à Equipe Operacional, onde, a partir de então, puderam interagir e entender, na prática, como o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão está sendo prestado.

hist86

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2022. Salão Operacional do CIMAER – Visita de Membros da Marinha do Brasil ao Centro.

Com o ano de 2022 chegando ao fim, o mês de dezembro trouxe, assim como os demais, consideráveis feitos para o CIMAER. Logo de início, na semana entre 05 e 09 de dezembro, o Centro  recebeu integrantes da empresa IACIT e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), com o intuito de colocar em prática a etapa final do projeto WEBRADAR: os testes de aceitação em campos (SAT).

Realizada na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI), a fase de testes dos requisitos contratados do Sistema WEBRADAR visou consolidar, por meio de experiências práticas e trocas de conhecimentos operacionais, a eficácia da funcionalidade técnica do produto final, além de analisar os pontos críticos do sistema. Dessa forma, tratou-se de um estágio de indispensáveis verificações para que o projeto WEBRADAR seja finalizado, com a adequada ativação do mesmo no CIMAER, prevista para o começo de 2023.

Participaram desse período de conferência projetual, os seguintes militares do Centro: o Chefe das Seções de Estudos e Projetos (SEP) e de Climatologia Operacional, Major Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno; o Assistente da SEP e Oficial Previsor, Capitão Especialista em Meteorologia Sildiscley Assis Coelho; e, atuando como Auxiliares de Previsão, os Suboficiais Técnicos em Meteorologia André Luís Anjos da Silva e Reinaldo de Almeida Braz, e o Segundo-Sargento Técnico em Meteorologia Joventino Gomes Bernardo Junior.

O CIMAER contou, nessa fase final de implementação do WEBRADAR, com a assistência dos seguintes integrantes da empresa IACIT: Cristiano Wickboldt Eichholz, Leonardo Pereira de Oliveira Rocha, Rodrigo Corrá Dellu e Paula Martins. O Centro recebeu, também, a assessoria dos senhores Major R1 Martim Roberto Matschinske e Thiago Brandão Torres, da CISCEA.

O projeto WEBRADAR nasceu para atender especificidades operacionais do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão do CIMAER, cujo objetivo elementar apontou para uma integração das imagens de Radares Meteorológicos, fornecidas pelo próprio sistema, caracterizando uma nova, produtiva e facilitadora ferramenta técnica para lapidar, ainda mais, os serviços prestados pelo Centro.

hist87

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2022. Salão Operacional do CIMAER – Teste de Aceitação em Campos do Sistema WEBRADAR no Centro.

Adentrando um momento de solenidade, o CIMAER realizou, no dia 16 de dezembro de 2022, uma Cerimônia Militar alusiva à promoção de Soldado de Primeira Classe do militar Douglas Borges Umbelino do efetivo desse Centro, marcando o encerramento do Curso de Especialização de Soldados do ano de 2022 (CESD-2022). 

Conforme Portaria SEREP-RJ nº 363/SSCE, de 19 de Dezembro de 2022, o Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio De Janeiro, no uso da atribuições que lhe conferem o Inciso do Art. 10 do ROCA 21-103/2017 e o Inciso II do Art. 2º da Portaria DIRAP nº 138/SPOG4, de 18 MAIO 2022, resolve: Promover à graduação de Soldado de Primeira-Classe (S1), a contar de 16 DEZEMBRO DE 2022, o seguinte Soldado de Segunda-Classe (S2 SNE) do Quadro de Soldados do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica: Douglas Borges Umbelino, por ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Especialização de Soldados do segundo semestre do ano de 2022 (CESD 2022), na especialidade BLM – Básico de Logística e Manutenção, no período de 14 NOV 2022 a 16 DEZ 2022.

hist88

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2022. Parte Frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Promoção de Militar pertencente ao Efetivo do Centro.

Fechando o ano de 2022 com “chave de ouro”, o CIMAER recebeu, pela primeira vez, alunos do 3° e do 4° anos do Curso Técnico de Meteorologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no dia 23 de dezembro.

Na ocasião, representando o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, o Chefe da Divisão de Administração do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Creedence César Rios Ferreira, recebeu a comitiva do CEFET/RJ, composta por três professores e 26 alunos.

A comitiva capitaneada pelos professores Daniel Martins Neiva Filho, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia da Reserva Remunerada e responsável pelas disciplinas de Meteorologia Aeronáutica, Meteorologia Geral e Meteorologia Física; Ângela Tostes da Silva, responsável pelas disciplinas de Sensoriamento Remoto, Estatística e Climatologia e Meteorologia Operacional; e Almir Venancio, responsável pelas disciplinas de Meteorologia Aplicada e Observação Meteorológica, foram conduzidos ao Salão Nobre, onde receberam as boas-vindas do Ten Cel Creedence, que expressou a satisfação do Centro em recebê-los.

O CIMAER sentiu-se honrado pela virtuosa visita da CEFET/RJ, que resultou em relevantes trocas de conhecimentos acerca do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão prestado pelo Centro. Nesse cenário, o CIMAER agradece aos seguintes militares de seu efetivo, envolvidos no referido ensejo: Chefe da Secretaria do Comando e da Seção de Comunicação Social do CIMAER, Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel; Oficiais Previsores do Centro Meteorológico Integrado (CMI), Capitão Especialista em Meteorologia Josmar dos Santos Cruz e Marcus Vinicius da Silva Dias; e aos Auxiliares de Previsão do CMI, Primeiro-Sargento Técnica em Meteorologia Kelly Braga Leite, Segundo-Sargento Técnico em Meteorologia Kleiton Ramos Pedreira e Terceiro-Sargento Técnica em Meteorologia Beatriz Correa dos Santos.

hist89

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2022. Parte Frontal do CMI no CIMAER – Visita da CEFET/RJ ao Centro.

hist90

Rio de Janeiro-RJ, dezembro de 2022. Salão Operacional do CIMAER – Visita da CEFET/RJ ao Centro.

 

O ano de 2023 iniciou de forma bastante especial para o CIMAER, pois no dia 14 de fevereiro ocorreu a Segunda Cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante. Nesse marcante dia, consolidou-se o fim do segundo grande ciclo de gestão do CIMAER, momento em que o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik transmitiu o cargo de Comandante deste Centro ao Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça. A Cerimônia Militar foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e foi presenciado por diversas autoridades da Força Aérea Brasileira, representantes de entidades federais e convidados.

 

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2023. Alameda Principal de Acesso ao 1GCCº – Transmissão do Cargo de Comandante do CIMAER.

 

Ainda no mês de fevereiro, o CIMAER vivenciou mais um marco na história da Unidade:  o início das obras de revitalização do prédio administrativo do Centro, carinhosamente intitulado “Casarão Administrativo”. Vale ressaltar que a obra abarcará toda a estrutura, interna e externa, do Casarão do CIMAER e seguirá a todo vapor, com previsão de término para o segundo semestre de 2024.

Rio de Janeiro-RJ, fevereiro de 2023. Parte Frontal do Casarão Administrativo – Início das Obras no CIMAER

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2023. Sala no Térreo do Casarão Administrativo – Processo em Andamento das Obras no CIMAER

No dia 23 de março de 2023, o CIMAER celebrou o Dia Meteorológico Mundial. Como um Centro provedor do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, celebrar o Dia Meteorológico Mundial configura, para o CIMAER, uma prática de suma importância no que tange ao oportuno momento de fomentar reflexões acerca dessa substancial ciência, intitulada Meteorologia, considerada indispensável em praticamente todos os ramos da atividade humana.

Rio de Janeiro-RJ, março de 2023. Alameda Principal do CIMAER – Dia Meteorológico Mundial

Rio de Janeiro-RJ, março de 2023. Sala de Briefings do CMI – Dia Meteorológico Mundial

O mês de abril de 2023 trouxe alguns acontecimentos memoráveis para o CIMAER. No dia 1º de abril, às 1145Z, o Terceiro-Sargento Técnico em Meteorologia Fabiano prestou o primeiro atendimento do Serviço VOLMET, na Região de Informação de Voo da Amazônia (FIR-AZ), após a absorção da prestação diurna pelo CIMAER. Assim, ocorreu oficialmente a absorção total do Serviço VOLMET da FIR-AZ por este Centro.

É importante destacar que a centralização da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão do SISCEAB iniciou efetivamente no CIMAER em janeiro de 2019. A FIR-AZ foi a primeira a ser absorvida e as outras 3 FIR foram na sequência, sendo a Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW) a última em maio de 2019.

Dessa forma, o serviço que outrora era prestado a partir dos quatro Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV) e do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), em Brasília, foi integrado na Ponta do Galeão e o CIMAER passou a ser o responsável por toda a vigilância meteorológica nos 22 km2 de território de área oceânica e pela previsão de área em uma área ainda maior, abarcando além das referidas áreas oceânica e continental, a extremidade ocidental da América do Sul, indo até o meridiano de 80°W.

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Salão Operacional do CIMAER – Absorção do Serviço VOLMET da FIR-AZ.

O segundo momento marcante vivenciado pelo CIMAER durante o mês de abril de 2023, aconteceu no dia 04, quando o Centro recebeu a Comitiva de Inspeção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor do DECEA.

A Comitiva contou com as presenças do Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, do Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, e do Chefe do Subdepartamento Técnico, Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, além de integrantes do Gabinete e da Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Parte Frontal do CMI – Inspeção do DECEA no CIMAER.

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Parte Frontal do CMI – Inspeção do DECEA no CIMAER.

O mês de abril do ano de 2023 foi encerrado com mais um relevante acontecimento para a história do CIMAER: a celebração aos quatro anos de existência da Unidade. A data oficial de comemoração do aniversário do Centro acontece todo dia 12 de abril, em que foi publicada a Portaria n° 579/GC3, na qual o NuCIMAER foi desativado e houve, então, a ativação do CIMAER.

Em 2023, a celebração ocorreu no dia 28 de abril. Na ocasião, existiu o primeiro momento de condecorações, no qual foi efetuado o descerramento dos retratos dos militares do efetivo que se destacaram no referido ano, militar e operacionalmente, e o segundo momento com uma Cerimônia Militar presidida pelo Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, contando com a presença do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, demais Comandantes, militares e convidados.

Celebrar esses quatro anos de existência do CIMAER configura uma forma de reconhecer os desafios vencidos até aqui e dignificar os objetivos que foram alcançados, mediados pelas ações de ControlarDefender e Integrar, denotando a importância do Centro para o cumprimento das missões institucionais do COMAER e do DECEA.

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Parte Frontal do CMI – Cerimônia Militar Alusiva ao Quarto Aniversário do CIMAER.

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Parte Frontal do CMI – Cerimônia Militar Alusiva ao Quarto Aniversário do CIMAER.

Rio de Janeiro-RJ, abril de 2023. Parte Frontal do CMI – Cerimônia Militar Alusiva ao Quarto Aniversário do CIMAER.

Entre os dias 3 e 24 de maio de 2023, o CIMAER sediou, pela primeira vez, o Estágio Supervisionado dos alunos de Meteorologia do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da segunda turma do ano de 2021, a turma Esparta. O referido estágio está previsto na ICA 37-327 de 2006 que regula o Estágio Prático Supervisionado para os alunos do Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

O Estágio foi cursado e concluído pelos seguintes alunos: Julia Hellen Alves da Silva, Alisson Soares da Silva, Tiago Santiago Nunes, Caio Duarte Linhares de Carvalho, Marcos Ivan de Araújo de Sá, Ed Wilson Queiroz de Castro, Yan José de Oliveira Ribeiro, Patrick Kossakowski de Jesus, Shana Karina Pereira de Barros e Jorge Fernando da Costa Motta. Os alunos estão sendo acompanhados pelo Segundo-Sargento Especialista em Estrutura e Pintura Rafael Nogueira Monteiro.

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2023. Parte Frontal do CMI – Abertura do Estágio da EEAR no CIMAER.

 

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2023. Sala de Briefings do CMI – Abertura do Estágio da EEAR no CIMAER.

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2023. Sala de Briefings do CMI – Encerramento do Estágio da EEAR no CIMAER.

Durante a transição do mês de maio para junho de 2023, ocorreram dois valorosos momentos em que o CIMAER enviou militares de seu efetivo para cumprirem nobres missões fora do Brasil.

O primeiro ocorreu entre os dias 22 de maio e 2 de junho de 2023, em Genebra, na Suíça, tratando-se do 19° Congresso Meteorológico Mundial da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esse Congresso é realizado a cada quatro anos para tratar e coordenar, mundialmente, as atividades, o plano estratégico da entidade e os diversos programas em andamento, de modo a viabilizar as decisões dos países-membros sobre assuntos de caráter geral, envolvendo a Meteorologia em suas diferentes aplicações.

A Delegação Brasileira, nesta edição, foi composta pelos seguintes integrantes: Senhora Lizane Soares Ferreira - Diretora do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Principal Delegate; Senhora Márcia dos Santos Seabra - Coordenadora Geral da Área de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do INMET – Alternate Principal Delegate; Senhora Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro - Diretora Supervisora da Área de Dados Hidrológicos e Estudos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - Delegate; Senhor Marcelo Jorge Medeiros - Superintendente da Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – Delegate; Senhora Deydila Michele Bonfim dos Santos - Analista em C&T e Meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) - Delegate; Senhor Major QOEMet Paulo Cesar Silva da Costa – Chefe da Divisão de Planejamento da Meteorologia Aeronáutica do DECEA - Delegate; e Capitão QOEMet Vicente Batista Rangel – Previsor do CIMAER – Delegate.

O segundo momento aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, na Cidade do México, tratando-se do Workshop de SIGMET Parte I, organizado pela Oficina Regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), com o apoio do Projeto RLA09801 – Programa de Assistência Multi-Regional para a Aviação Civil (MCAAP).

O evento contou com a participação de representantes de diversos Estados, Territórios e Organizações Internacionais da América do Norte, do Sul, Central e Caribe, que atuam nas áreas de observação, análise e previsão meteorológica para a aviação civil. Nessa oportunidade, o representante do Brasil foi o Capitão Especialista em Meteorologia Clayton Wagner Melo Gonçalves, do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

Workshop teve como foco as técnicas de análise e previsão dos fenômenos meteorológicos em rota e locais, que podem afetar a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea internacional, além de promover a padronização e harmonização dos procedimentos e formatos para a preparação e disseminação de informações meteorológicas significativas no formato SIGMET.

Após vivenciar essas duas grandiosas experiências, o CIMAER sente-se honrado pelas oportunas participações, pois denotam a importância que o DECEA deposita no Centro como Órgão Integrador e referência na confecção e divulgação da previsão meteorológica.

Genebra-Suíça, junho de 2023. Centro Internacional de Conferências de Genebra – 19º Congresso Meteorológico Mundial da OMM

Cidade do México - México, junho de 2023. Workshop de SIGMET Parte I.

Posteriormente, no mês de julho de 2023, o CIMAER vivenciou alguns fatos bastante ponderosos para a Unidade. No dia 10, o Centro recebeu a visita de integrantes do Curso de Pós-graduação stricto sensu de Mestrado do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Vale  salientar que o IME possui Programas de Pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, com objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do Exército e do Brasil.

Durante a visita, foi apresentado aos integrantes um pouco sobre a história da criação do CIMAER, a missão da Organização, o processo de centralização da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, além do processo evolutivo para a Meteorologia Aeronáutica com a criação do CIMAER.

Nesse dia, os integrantes do IME também foram conduzidos ao Salão Operacional do CMI, onde puderam contextualizar, in loco, sobre o modus operandi do Estado  Brasileiro, onde o Controle de Tráfego Aéreo e a Defesa Aérea são totalmente integrados. Certamente, essa visita foi apenas a primeira de muitas, selando, dessa forma, um início de uma frutífera parceria institucional.

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2023. Parte Frontal do CMI – Visita de Integrantes do IME ao CIMAER.

Três dias se passaram e, na manhã do dia 13 de julho de 2023, na área frontal do Casarão Administrativo do CIMAER, foi realizado o descerramento do busto de Alberto Santos Dumont, tratando-se de uma homenagem aos 150 anos do Pai da Aviação, comemorado oficialmente no dia 20 de julho.

Em cumprimento às premissas previstas na ICA 902-2, a qual visa a estabelecer critérios e padrões para atender à homenagem permanente a Alberto Santos Dumont no Comando da Aeronáutica, o CIMAER inaugurou a escultura, feita de bronze, de parte da figura humana do consagrado inventor do avião, sendo considerada um bem cultural material móvel, de acordo com a mencionada Instrução.

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2023. Parte Frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Descerramento do Busto de Santos Dumont.

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2023. Parte Frontal do Casarão Administrativo do CIMAER – Descerramento do Busto de Santos Dumont.

Ainda perpassando pelos marcantes eventos no mês de julho de 2023, na manhã do dia 21, militares do CIMAER foram prestigiados com a imposição das medalhas “Mérito Santos-Dumont”, na Base Aérea do Galeão (BAGL), durante solenidade alusiva ao 150º Aniversário do Pai da Aviação.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e contou com a presença de diversas autoridades militares e de órgãos públicos, sendo marcada pelo hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar, acompanhada do Toque de Marechal e pela imposição das referidas medalhas.

Nesse contexto, o CIMAER teve a honra de vivenciar o momento em que dois militares, pertencentes ao seu efetivo, foram prestigiados: o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Joabson Lira Cremes e o Suboficial Técnico em Meteorologia Flavio Ferreira Alves. O Comandante do Centro, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, esteve presente na cerimônia e pôde acompanhar o ensejo de prestígios e condecorações de seus subordinados.  O CIMAER, além de vivenciar esse momento de imensa honra, sente-se conjuntamente homenageado ao ter militares do seu efetivo participando do sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica!

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2023. Base Aérea do Galeão – Solenidade Alusiva ao 150º Aniversário de Santos Dumont.

Para encerrar os eventos do mês de julho de 2023, o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça esteve presente no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no dia 25 do referido mês, para participar da 2a Reunião de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares (OMs) que compõem a Guarnição de Aeronáutica do Galeão (GUARNAE-GL).

Vale enfatizar que o encontro teve como finalidade reunir as lideranças para que as informações importantes de cada Organização pudessem ser apresentadas e compartilhadas entre os presentes. Essa ação possibilita maior sinergia entre as OMs, contribuindo para tomada de decisões mais efetivas, maior fluidez processual e rapidez na resolução de desafios.

Rio de Janeiro-RJ, julho de 2023. Hospital de Força Aérea do Galeão – 2ª Reunião de Comandantes da GUARNAE-GL.

Dando continuidade ao segundo semestre de 2023, especificamente entre os dias 14 de agosto e 1º de setembro, militares do CIMAER participaram do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

A atividade, que ocorre anualmente desde 2018, tem como objetivo o desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, a partir de uma situação hipotética de conflito, visando ao cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário de Guerra Irregular, Assimétrica, Regional e Limitada.

É importante destacar que a EXCON Tápio 2023 reuniu cerca de 30 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, e os vetores E-99 e R-99. As missões abrangeram: Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica. 

O CIMAER também demonstrou capacidade de atuar nesses cenários, garantindo a regularidade e a precisão das previsões meteorológicas a fim de contribuir para o sucesso da missão. Para isso, houve apoio dos serviços não apenas dos militares alocados em Campo Grande, mas também daqueles que permaneceram em Sede, prevendo, por exemplo, a formação de teto baixo, entre 600 pés e 1000 pés, para a manhã do dia 26 de agosto.

Durante a missão, o CIMAER disponibilizou quatro militares para atuarem no assessoramento meteorológico, sendo eles: os Segundos-Tenentes Especialistas em Meteorologia Alan Descartes Tobias Tafuri e Jean Pierre Gouvea Ribeiro; e os Segundos-Sargentos Lilyam Raquel Costa Matos Medeiros e Kleiton Ramos Pedreira. Os militares ficaram responsáveis por divulgar, diariamente e de forma ininterrupta, na rede de comunicações do Exercício, os briefings meteorológicos rotineiros, além de apresentarem, presencialmente e em língua inglesa, os briefings solicitados contingentemente.

Além das atividades regulares traçadas na Ordem de Exercício (ODEX) do treinamento, o Segundo-Tenente Tafuri participou de uma missão noturna, a bordo de um helicóptero H-60L Black Hawk, equipado com night vision goggles (NVG) e comandado pelo Primeiro-Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, do Esquadrão Pantera. O principal objetivo foi gerar dados para estudos desenvolvidos pelo Chefe da Subdivisão de Estudos e Projetos do CIMAER (SEP), Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno.

Nesse contexto, houve um trabalho de medição das frequências e dos decibéis das emissões sonoras da aeronave, em diferentes performances de motor, visando colaborar no desenvolvimento de um método para estimar a que distância os sons da aeronave podem ser detectados, de acordo com variáveis meteorológicas reinantes.

Ademais, de forma colaborativa e em prol da Meteorologia Aeronáutica, o Segundo-Tenente Tafuri, representando o CIMAER, compareceu ao 3º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Campo Grande/MS, para realizar uma palestra a respeito de ventos fortes e de rajadas, frequentes naquela localidade. A referida palestra foi baseada em um artigo científico de autoria do Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Anderson Biassus da Silva, Oficial Previsor do efetivo operacional deste Centro.

Ao final dessa missão, além da elevada troca de experiências ao longo de todo Exercício, o CIMAER sentiu-se verdadeiramente honrado por contribuir para o constante avanço de atuação da FAB.

Campo Grande-MS, agosto de 2023. Base Aérea de Campo Grande – EXCON Tápio.

Mais adiante, durante a semana de 25 a 29 de setembro de 2023, na Sede da Empresa de Tecnologia IACIT, na cidade de São José dos Campos/SP, militares do CIMAER participaram de uma reunião com objetivo precípuo de revisar, detalhar e validar os requisitos da Build 1 da fase 2 do Sistema WEBRADAR.

Vale esclarecer que, com a criação do CIMAER, surgiu a necessidade de dotar o novo órgão com sistemas que suportassem as atividades operacionais relativas à centralização da Prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, proporcionando maior produtividade, menor uso de insumos e redução de mão de obra.

Nesse contexto, surgiu o Projeto WEBRADAR, que, em sua primeira etapa/fase, teve foco no desenvolvimento do Sistema WEBRADAR, responsável pela operação e controle de radares meteorológicos com processamento centralizado e visualização integrada de produtos meteorológicos, já em funcionamento no Salão Operacional do CMI do CIMAER. 

Após a implantação da Fase 1, deu-se início a uma segunda etapa, a Fase 2, na qual será desenvolvido o Sistema WEBRADAR 2, que terão dois objetivos principais: a centralização de uma variedade de dados meteorológicos (dados de Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), dados meteorológicos provenientes de aeronaves (AMDAR), dados referentes a Descargas Elétricas Atmosféricas (DEA), entre outros; e o desenvolvimento de ferramentas que promoverão otimizarão dos serviços operacionais realizados por todas as áreas de atuação do CMI.

Cabe ainda esclarecer que o contrato atual referente à Fase 2 do WEBRADAR (106/CAE-CISCEA/2023) foi firmado em 30 de agosto de 2023, com previsão de conclusão em 10 de fevereiro de 2027 e visa ao atendimento da Necessidade Operacional (NOP) n° 17/SDOP/2020, gerada em 7 de agosto de 2020.

São José dos Campos-SP, setembro de 2023. Sede da Empresa IACIT – Reunião do Sistema WEBRADAR.

Avançando para o próximo mês, em especial o dia 9 de outubro de 2023, o CIMAER viveu mais um relevante marco em sua história: a absorção integral do Serviço VOLMET da FIR-RE.

“Gol Uno Cinco Uno Zero, confirme se está recebendo o VOLMET Recife? - Afirmativo, VOLMET Recife, estou ouvindo alto e claro, cinco barra cinco.'' Foi assim que o Segundo-Sargento técnico em Meteorologia Kleiton Ramos Pedreira realizou o primeiro contato após a assunção integral do Serviço VOLMET da Região de Informação de Voo de Recife.

Na sequência, às 1145Z, o Segundo-Sargento Técnico em Meteorologia Eduardo Bevilaqua Moro atendeu o primeiro chamado real do VOLMET-RE: ''PS-THG Papa Sierra Tango Hotel Golf, VOLMET Recife na escuta, prossiga...''

Dessa forma, o serviço que outrora era prestado a partir dos quatro Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV), sediados em cada um dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), no CINDACTA I, foi integrado na Ponta do Galeão. Com a migração de todos os Previsores dos CMV e do CNMA para o Rio de Janeiro, permaneceram nos CINDACTA’s apenas o Serviço de Radiodifusão VOLMET.

Sobre a absorção  integral do Serviço VOLMET da FIR-RE, o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, fez questão de externalizar o marco desse acontecimento: “particularmente, essa assunção é muito especial pra mim, pois até pouco tempo eu estava no CINDACTA III, OM na qual aprendi a amar e participei de perto de todos os tempos e movimentos que a ativação do CIMAER engendrou nas pessoas e processos do CINDACTA III. Agradeço a Deus a oportunidade de presenciar essa absorção sendo o atual Comandante do CIMAER e a todos envolvidos nesse marco, desde o nível estratégico até o tático, onde atuam nossos guerreiros e guerreiras que fazem o CIMAER se robustecer a cada dia.”

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2023. Salão Operacional do CIMAER – Absorção do Serviço VOLMET da FIR-RE.

Finalizando o mês de outubro de 2023, entre os dias 25 e 27, foi realizada a Segunda Auditoria Interna da Qualidade no CIMAER, com o importante objetivo de verificar se a prestação da Informação Meteorológica TAF está em conformidade com os requisitos normativos da ISO 9001:2015, com as legislações que regulam a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão e com as normatizações internas do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER.

Rio de Janeiro-RJ, outubro de 2023. Auditório do 1ºGCC – Segunda Auditoria Interna da Qualidade no CIMAER.

Avançando para o mês de novembro de 2023, precisamente no dia 16, militares deste Centro estiveram reunidos para realizar a primeira Reunião de Análise Crítica da Alta Direção do CIMAER (RACAD) de 2023, sucedida na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI).

De acordo com a NPA Nº 020/CMDO-SSGQ/2023 da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ) deste Centro, a RACAD do CIMAER tem a atribuição de proporcionar à Alta Direção da OM a oportunidade de analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Organização, ao menos uma vez por ano, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da OM.

Vale destacar que a SSGQ é responsável pelo monitoramento, pelo controle e pelo gerenciamento das implementações do SGQ deste Centro, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pela OM.

Nesse contexto, os resultados da RACAD apontaram para uma efetiva evolução da maturidade processual do Centro, o que denota entregas de produtos cada vez mais aderentes aos requisitos dos nossos clientes.

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2023. Sala de Briefings do CMI – Reunião de Análise Crítica da Alta Direção do CIMAER.

Outro fato memorável para a história do CIMAER ocorreu entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro de 2023, quando este Centro prestou assessoramento meteorológico aos envolvidos com o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023, tendo como Sedes as Bases Aéreas de Canoas (BACO) e de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, e atividades aéreas e terrestres englobando a cidade de Santana da Boa Vista, também no Rio Grande do Sul.

O EXCON Escudo-Tínia reuniu mais de 1.200 militares das Forças Armadas, além do emprego de cerca de 30 aeronaves de diferentes perfis e finalidades, tais como: F-5M, A-29 Super Tucano, A1-M, KC-390 Millennium, E-99, C-105 Amazonas, RQ-900 e helicópteros H-60 Black Hawk. Além dos Esquadrões, as equipes de solo contaram com o envolvimento do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) e dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE).

Dentro desse contexto, coube aos Previsores, o Capitão Especialista em Meteorologia  José Marcelino da Silva e o Segundo-Tenente Anderson Biassus da Silva;  e aos Auxiliares, os Segundos-Sargentos Técnicos em Meteoorlogia Kamilla Nascimento Jataraiba Batista e Halan Coury, realizarem e divulgarem as previsões meteorológicas

Ao final de mais essa edição da EXCON, a sensação de dever cumprido é o combustível e, ao mesmo tempo, a certeza de que a Meteorologia é essencial para a manutenção da soberania nacional, extremamente respeitada por aqueles que possuem intenção de voar, de navegar e de defender nossas fronteiras terrestres.

Canoas-RS, novembro de 2023. Base Aérea de Canoas – EXCON Escudo Tínia 2023.

Ainda no mês de novembro, o CIMAER vivenciou mais um ilustre e memorável ensejo: o recebimento do prêmio de “Melhor Avaliação” da Secretaria de Avaliação e Promoções (SECPROM), ocorrido no dia 20 do referido mês, durante a celebração do octogésimo segundo aniversário da citada OM.

Realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, a Cerimônia Militar foi presidida pelo Senhor Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e Presidente da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do Secretário de Avaliação e Promoções, o Brigadeiro do Ar Marcelo Batista; demais autoridades; Comandantes; militares; e convidados.

Dessa forma, de acordo com a Nota SECPROM n° 5/ADI de 2 de outubro de 2023, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Brigadeiro do Ar Marcos Aurélio Vilela Valença; o Comandante do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça; e o Comandante do Grupo de Transporte Especial (GTE), Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Simões de Oliveira Pinto, foram os militares que receberam das mãos do Tenente-Brigadeiro Fiorentini a lembrança, tipo troféu, que materializa o reconhecimento e o agradecimento da SECPROM para as OMs que melhor avaliaram o desempenho dos Oficiais e Graduados do Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022.

Ressalta-se que o Prêmio em pauta pretende reconhecer e premiar as Organizações que se destacaram no processo de avaliação de desempenho de Oficiais e Graduados, considerando fatores como: conhecimento da legislação; cumprimento de prazos; e correção no preenchimento das fichas.


Este prêmio vai além da Avaliação de Desempenho de Oficiais e Graduados, ele simboliza o quão nosso efetivo se encontra comprometido com a missão a ser cumprida, seja ela qual for.

Brasília-DF, novembro de 2023. Esplanada dos Ministérios – Prêmio SECPROM.

Para finalizar os eminentes eventos do ano de 2023, o CIMAER promoveu, no dia 29 de novembro de 2023, o Primeiro Simpósio Interno de Doutrina Operacional, no qual reuniram-se membros do efetivo que concorrem à Escala Operacional do Centro com o precípuo objetivo de identificar oportunidades de melhoria de subprocessos relacionados aos produtos disponibilizados aos variados usuários que integram o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). 

O Primeiro Simpósio Interno do CIMAER foi o primeiro passo de uma ação que tende a ganhar vulto nos próximos anos, com a participação de mais palestrantes internos e de entidades externas ao COMAER, afinal, assim como a Meteorologia exige constante aperfeiçoamento dos seus profissionais, nossos clientes merecem produtos cada vez mais aderentes aos seus requisitos. Sigamos em frente, pois são apenas quatro anos e o futuro é muito promissor!

Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2023. Auditório do 1ºGCC – Primeiro Simpósio Interno de Doutrina Operacional.

O ano de 2024 promete ser desafiador, repleto de contingências evolutivas, como: a finalização das obras no Casarão Administrativo do CIMAER; o avanço  do desenvolvimento do Sistema WEBRADAR 2; o progresso nas definições em torno da prestação do Serviço de Meteorologia Espacial; a Certificação do atual escopo do SGQ do CIMAER; a absorção total do Serviço VOLMET das regiões de informação de voo de Brasília e de Curitiba; a continuação da participação do CIMAER nos Exercícios Operacionais, na promoção à segurança de voo e nos eventos estratégicos do Ministério da Defesa; e uma participação maior do CIMAER no SisMetDef; além da unificação do Complexo da Ponta do Galeão.

O desafio ainda é enorme, demandas surgem a todo momento, grandes transformações ainda estão por vir e profissionais ainda por chegar; denotam um futuro promissor para a Meteorologia Aeronáutica nacional e um grande desafio para aqueles que labutam dia a dia em prol de uma meteorologia mais proativa e mais assertiva. Assim, o CIMAER se robustece como importante elo para o cumprimento da missão do DECEA de garantir a soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação, CIMAER, Brasil!

Rio de Janeiro-RJ, maio de 2023. Parte Frontal do Centro Meteorológico Integrado do CIMAER.

 

Texto: Cap Esp Met Rangel e 2S BMT Espíndola

Fotos: DECEA e Efetivo do CIMAER

Atualizado em 29/12/2023

Próxima atualização: 31/12/2024

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página