No dia 27 de novembro de 2024, o CIMAER recebeu a Visita Técnica de duas integrantes da Força Aérea Colombiana (FAC), com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados por este Centro, bem como as ferramentas utilizadas para a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.
A comitiva, composta pela Subtenente Sara Valentina Randon Cedeño e pela Suboficial Edith Stephanee Peroza Otero, foi recebida pelo Comandante do CIMAER, Coronel Esp Met José Messias Rocha Mendonça, que deu as boas-vindas e apresentou a missão e os objetivos do Centro. Em sua explanação, o Coronel destacou as atuações do CIMAER, como participações em missões, capacitação do efetivo, bem como a importância da Meteorologia Aeronáutica para a segurança das operações aéreas.
Na ocasião, o Coronel Messias abordou, também, sobre a evolução tecnológica e operacional do CIMAER, detalhando os sistemas em uso, os produtos meteorológicos desenvolvidos e os reflexos positivos da centralização do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão para a Força Aérea Brasileira e para a sociedade.
Após a apresentação, as militares foram guiadas pelo Adjunto do Centro Meteorológico Integrado (CMI), Major Esp Met Claudio Montalvão Rodrigues, ao Salão Operacional do CMI, onde conheceram as instalações; as posições operacionais, anteriormente comentadas pelo Comandante do CIMAER; e as atividades desempenhadas pelos Oficiais Previsores e Auxiliares de Previsão.
Na passagem por cada posição operacional, o Oficial explicou, de forma detalhada, as funções desempenhadas e suas respectivas competências, proporcionando às militares a complementação necessária da exposição realizada pelo Coronel Messias. Na oportunidade, as militares puderam realizar vários questionamentos acerca das ferramentas e das técnicas de análise, comparando com o que é executado na Colômbia.
Com relação à Previsão de Área, o 1°Ten Esp Met Anderson Biassus da Silva, Previsor de serviço, detalhou o processo de construção das Cartas SIGWX, explicando sua importância para o planejamento de voos e destacando detalhes de alguns fenômenos meteorológicos que mais impactam a cidade do Rio de Janeiro, enfatizando a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Na sequência, o Chefe da Comunicação Social do CIMAER (SCOM), Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, realizou uma apresentação sobre a cidade do Rio de Janeiro, focando em algumas das principais características geográficas e econômicas da região; os principais pontos turísticos e algumas precauções a serem tomadas.
Antes de finalizar o primeiro dia da Visita Técnica no CIMAER, o Coronel Messias presenteou as integrantes da comitiva com um kit contendo algumas lembranças do quinto aniversário do Centro, ocorrido no último 12 de abril, e uma moeda do CIMAER, simbolizando a união e o respeito entre as duas Forças Aéreas.
No dia 28 de novembro, na parte da manhã, a comitiva colombiana, acompanhada pelo Capitão Esp Met Rangel, deu continuidade à agenda com uma visita ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
Na oportunidade, foram recepcionadas pelo Chefe da Subdivisão Pré-Tática e Tática, Major Av Bruno Antunes Ramos, e pelo Encarregado da Subdivisão de Pós-Operações, Suboficial BCT José Maurício da Conceição Rocha. Durante a visita, puderam conhecer os detalhes das Subdivisões que compõem o Centro e o Salão Operacional com suas posições operacionais e suas ferramentas de gerenciamento.
Na parte da tarde, as representantes da FAC conheceram as instalações da Estação Meteorológica de Superfície (EMS) e da Torre de Controle do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), ambas pertencentes ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).
Dessa forma, as militares foram recebidas pelo Chefe e pelo Encarregado da EMS, Capitão Esp Aer CTA Adriano Melo dos Santos e Suboficial BCT Willian Ferraz de Oliveira, respectivamente. Na ocasião, conheceram os procedimentos executados para a confecção da mensagem METAR e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e equipamentos da Torre de Controle, a qual encontra-se em quinto lugar em número de operações no Brasil.
Ao final, a Subtenente Randon comentou sobre a satisfação em conhecer as Organizações Militares visitadas: “La visita al Centro Integrado de Meteorología Aeronáutica (CIMAER) y demás centros de Operaciones fue una experiencia fascinante y sumamente enriquecedora. Teniendo la oportunidad de ver de cerca los avances de sistemas y tecnologías utilizados para predecir las condiciones meteorológicas que afectan la aviación, así como el trabajo meticuloso que realizan los expertos en el campo. Fue una inmersión profunda en un mundo lleno de ciencia y precisión, que me permitió comprender mejor la importancia de la Meteorología en la seguridad y eficiencia de los vuelos. Sin duda, una experiencia que amplió mis conocimientos”, comentou a militar.
O CIMAER sente-se honrado por ter sido escolhido pela FAC para ampliar os conhecimentos e as experiências de seu efetivo, colocando-se à disposição para futuras visitas, estreitando, assim, os laços institucionais já existentes de cooperação e de fraternidade. !Sigamos adelante!
Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação.
CIMAER, Brasil!
Texto: Cap Esp Met Rangel e 2S BMT Thalita Borgatti
Revisão: Cap Esp Met Rangel
Fotos: S1 BLM Borges
Data: 02.12.2024
Redes Sociais