No dia 16 de setembro de 2024, o CIMAER e o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC) receberam a Comitiva de Inspeção Técnica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
Além do Diretor-Geral, estiveram presentes o Vice-Diretor (VICEA) do DECEA, Major-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro-do-Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; o Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro-do-Ar Raul Carlos Camara Borges; e o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, além de oficiais, graduados e civis do DECEA e das Organizações Militares (OMs) inspecionadas.
A inspeção foi formalmente iniciada com a apresentação das Tropas do CIMAER e do 1ºGCC pelo Major Av Gil Evangelista Thomaz do efetivo do 1° GCC. Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Barbacovi, em suas palavras, destacou: “esta inspeção é fundamental para identificarmos as oportunidades de melhoria e debatermos estratégias para o futuro das nossas organizações. Temos aqui duas importantes Unidades que estão sempre apoiando operações essenciais para o SISCEAB. O 1º GCC é uma organização militar versátil, de grande mobilidade e de pronto emprego. O CIMAER é considerado o centro de referência meteorológica do nosso país.”
Na oportunidade, o Diretor-Geral também destacou a relevante atuação das duas OMs no apoio à Operação Taquari II. Ressaltou o fato de o 1º GCC ter sido o responsável pela ativação da Estação de Telecomunicações Aeronáuticas em Porto Alegre e pela instalação do radar de defesa aérea, para ampliar o controle de tráfego aéreo do Rio Grande do Sul. Pontuou, por sua vez, que o CIMAER também cumpriu a sua missão com louvor, fornecendo informações meteorológicas aos profissionais alocados na sede do Comando Conjunto da Operação, em Porto Alegre.
Encerrou enfatizando que, ao longo do dia, os pontos observados pelos inspetores serão tratados atentamente, com o intuito de oferecer o devido suporte e recursos para as Unidades: “contem sempre com a Direção, com a Vice-Direção e com os Subdepartamentos do DECEA para continuar apoiando as mais variadas operações, contribuindo para a defesa e para a soberania do nosso país.”
Após a cerimônia, a comitiva seguiu para os briefings do VICEA e dos Comandantes das OMs inspecionadas. Em sua apresentação, o Vice-Diretor do DECEA expôs os inspetores da comitiva e suas respectivas áreas de atuação, assim como apresentou alguns projetos em curso que visam a aumentar as capacidades do CIMAER e do 1° GCC para o cumprimento de suas missões.
Ato contínuo, o Comandante do CIMAER, Coronel Esp Met José Messias Rocha Mendonça, antes de começar sua apresentação, agradeceu, na figura do Diretor-Geral, os apoios ofertados por todos os setores do DECEA para o cumprimento da missão da OM. Após apresentar a equipe de contrapartes do Centro, destacou os resultados das inspeções anteriores da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) e do próprio DECEA, assim como os destaques operacionais e administrativos do Centro desde a última inspeção, ocorrida no primeiro semestre de 2023.
Após a apresentação do Comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Av Tomaz Lopes de Araujo, a comitiva seguiu para a inspeção no CIMAER, momento no qual o Coronel Messias acompanhou as autoridades até o Salão Operacional do Centro Meteorológico Integrado (CMI).
As autoridades puderam, então, acompanhar a operação em tempo real, os atendimentos do Serviço VOLMET, visualizarem as posições operacionais com suas principais particularidades e verificarem algumas das principais ferramentas utilizadas na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.
Na sequência, a comitiva se dirigiu à Casa de Força (KF) do Complexo CIMAER/1°GCC, onde puderam conhecer a KF de forma mais pormenorizada, e sanar dúvidas sobre especificidades técnicas e capacidades da referida instalação. Nesse momento, puderam visualizar a readequação nos painéis de baixa tensão, de modo a abrigar os novos disjuntores que serão necessários para protegerem a nova carga do Casarão Administrativo. Por fim, visitaram o Casarão Administrativo e puderam observar a previsão de distribuição dos setores do Centro, assim como a nova mobília entregue para o funcionamento das Seções.
O encerramento das atividades ocorreu com o debriefing, ministrado pelo VICEA, onde, antes de expor o resultado da Inspeção Técnica, detalhando cada área inspecionada, agradeceu ao Comandante do CIMAER pela recepção cortês ofertada à comitiva. Na ocasião, os Chefes dos Subdepartamentos forneceram feedbacks sobre as atividades inspecionadas, destacaram a importância da Meteorologia Aeronáutica, não somente para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), mas para toda a sociedade.
Antes de dar por encerrada a Inspeção Técnica, o VICEA comentou que acompanhou os primeiros movimentos do Centro, desde sua criação e que é uma “satisfação pessoal” ver como a OM se encontra em tão pouco tempo.
Parabéns aos 151 integrantes desse Centro! O resultado dessa inspeção reflete o comprometimento e a abnegação demonstradas por todos, cada um na sua área de atuação, evidenciando que a excelência é possível, desde que haja corações batendo no mesmo ritmo e cientes de que, juntos, conseguiremos cumprir o que o Órgão Central e a sociedade esperam de nós. Celebremos mais essa vitória, pois a certeza de estarmos trilhando o caminho certo é a segurança necessária para encararmos os próximos desafios.
Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão no apoio à aviação.
CIMAER, Brasil!
Composição Textual: 2S BMT Thalita Borgatti
Revisão do Texto: Cap Esp Met Rangel
Fotografia: 2S BMT Espíndola
Data: 17.09.2024
Redes Sociais