Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER realiza Cerimônia Militar em celebração aos cinco anos de existência da Unidade
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira, dia 12 de abril de 2024, o CIMAER realizou uma solenidade alusiva ao 5º Aniversário de Criação da Unidade, celebrando o passar de cinco anos da data de concepção e de estruturação do Centro que, desde então, dedica-se a prestar, com excelência, o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, visando contribuir com a segurança e com a eficiência do tráfego aéreo.

5aniv01

Há meia década, o CIMAER foi efetivado por meio da Portaria n° 579/GC3 de 12 de abril de 2019, na qual o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NuCIMAER) foi desativado e o CIMAER passou a existir oficialmente como uma Organização Militar do Comando da Aeronáutica, sendo um dos elos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

No decorrer dos anos, o CIMAER integrou as atividades operacionais dos Centros Meteorológicos de Área Classe 1 (CMA-1), dos Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV) e absorveu as atribuições do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), eliminando redundâncias que estavam espalhadas pelo Brasil. Essa frutuosa centralização foi possível mediante significativo aporte tecnológico, eminente capacitação de pessoal, essenciais coordenações entre os Órgãos envolvidos e valorosos apoios administrativos.

A celebração dos cinco anos de existência do CIMAER converge com alguns acontecimentos importantes para a Unidade, ocorridos em 2024, tais como: a absorção completa do Serviço VOLMET, concretizada em março deste ano; o término da obra do Casarão Administrativo da OM, previsto para julho; e o início da integração desse Centro no Complexo da Ponta do Galeão.

No dia anterior à Cerimônia Militar alusiva ao 5º Aniversário do Centro, ocorreu, no corredor principal do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, uma breve solenidade de agraciamento aos militares eleitos Destaques no ano de 2023, presidida pelo Comandante do CIMAER, Coronel Esp Met José Messias Rocha Mendonça. Na oportunidade, houve o descerramento dos retratos dos militares nas respectivas Galerias de Destaques Operacional e Militar.

Vale ressaltar que a escolha do Destaque Operacional é baseada no desempenho das atribuições operacionais, relacionado à produtividade, à responsabilidade, ao comprometimento, à qualidade e à eficiência de se trabalhar em equipe. Com esse espírito, o CIMAER elegeu a Primeiro-Tenente Esp Met Livia Maria Fonseca dos Santos e a Segundo-Sargento BMT Lilyam Raquel Costa Matos Medeiros, como destaques no Setor Operacional de 2023.

Na ocasião, também foram agraciados aqueles que se destacaram militarmente, estando a escolha do Destaque Militar associada à postura que o militar apresenta em sua rotina, na qual deve estar relacionada, dentre outros valores, à disciplina, ao respeito, à hierarquia, à responsabilidade, ao comprometimento, à fé na missão e à apresentação pessoal. Nessa perspectiva, o Centro elegeu o Suboficial BMT Marcelo Emerson Camera e o Soldado de Primeira-Classe BLM Douglas Borges Umbelino como os Destaques Militar de 2023.

Para findar as formalidades de consagrações desse dia, o Comandante do CIMAER, Cel Esp Met Messias, parabenizou e agradeceu aos militares destacados pelos excelentes serviços prestados durante o ano de 2023. Em suas palavras, inspirou os presentes a espelharem-se nos bons exemplos, ressaltando que os votos de todo o efetivo foram resultantes do reconhecimento consciente das trajetórias profissionais dos agraciados.

Foi então que, no alvorecer do importante 12 de abril, sucedeu-se o ápice da celebração dos cinco anos de criação do CIMAER, marcado pela Cerimônia Militar, presidida pelo Senhor Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; contando com a presença do Senhor Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; do Senhor Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges; e demais Comandantes, militares e convidados.

5aniv05

5aniv06

O CIMAER apresentou uma tropa comandada pelo Tenente-Coronel Esp Met Luiz Alexandre Fragozo de Almeida, fortalecida e inteirada pelo Estado-Maior, composto pelos seguintes militares: Tenente-Coronel Eng Alexandre Augusto Lopes Pinto; Maj Esp Met Eduardo Bühler; e Maj Esp Met Milton Dias da Silveira.

A solenidade contou com o Porta-Bandeira, Segundo-Tenente Esp Met Alan Descartes Tobias Tafuri; com o Porta-Estandarte, Primeiro-Tenente Esp Met Marcus Vinicius da Silva Dias; e com os Comandantes de Fração de Tropa, Primeiro-Tenente Esp Met Filipe Menegardo de Souza, que comandou o grupamento armado, e o Cap Esp Met Marcelo Pereira Nunes, que esteve à frente do tropa composta pelo efetivo do CIMAER.

5aniv02

5aniv03

No iniciar da cerimônia, houve um momento de registro e de agradecimento às autoridades presentes, prosseguindo para o solene ato em que todos os presentes adotaram posturas de sublime respeito para efetuarem o canto do Hino Nacional.

5aniv07

Em seguida, realizou-se a entrega de prêmios aos militares que se destacaram militar e operacionalmente, durante o ano de 2023, momento em que os homenageados ocuparam lugares no dispositivo da solenidade para receberem, das mãos do Comandante do CIMAER, Cel Esp Met Messias, prêmios que traduziram o reconhecimento pelos méritos alcançados.

5aniv08

5aniv09

Posteriormente, foi o momento do Comandante do CIMAER agraciar o Primeiro Comandante desse Centro, Cel Esp Met R1 Francisco Pinheiro Gomes, com uma lembrança acompanhada de uma mensagem de agradecimento pelos enriquecedores anos de Comando dedicados à Unidade.

5aniv010

Ato contínuo, efetuou-se a imposição das condecorações, momento em que o Senhor Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo, e o Comandante do CIMAER, Cel Esp Met Messias, foram convidados a realizarem as imposições das medalhas aos agraciados.

Ressalta-se que a medalha militar é uma condecoração honorífica brasileira, originada em 15 de novembro de 1901 e oficializada mediante o Decreto nº 4.238, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

A medalha de ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Suboficial BMT Humberto de Campos Bueno, relativa aos trinta anos de serviço ativo. A medalha de prata, com passador de prata, referente aos vinte anos de serviço, foi concedida à Cap Esp Met Alessana Carrijo Rosette e à Primeiro-Sargento BMT Kelly Braga Leite. A medalha de bronze, com passador de bronze, pertinente aos dez anos de serviço ativo, foi concedida aos seguintes Segundos-Sargentos BMT: Joventino Gomes Bernardo Junior; Mayara Pinto Gonçalves Lourenço; Amanda Azevedo dos Santos; Kleiton Ramos Pedreira; e Fabiano Batista Fernandes.

5aniv011

5aniv012

Concluído o ato de concessão das medalhas militares, sucedeu-se um célebre momento, sob o comando do Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo, em que os paraninfos e os agraciados adotaram a mais respeitosa atitude reverencial para prestarem continência à Bandeira Nacional.

5aniv013

5aniv014

Após o Pavilhão Nacional retornar ao seu lugar na tropa, o Comandante do CIMAER foi convidado a proferir algumas palavras e, após cumprimentar o Senhor Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional e as autoridades presentes, expressou a imensa satisfação em consolidar a comemoração do 5º Aniversário do CIMAER, ressaltando os principais desafios vencidos e os objetivos conquistados do Centro no decorrer desses cinco anos de existência.

Em sua fala, o Comandante enfatizou que “o CIMAER se fortifica, a cada dia, como importante elo no cumprimento da missão do DECEA, apoiando o gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, propiciando ao nosso país e à Comunidade Meteorológica Nacional e Internacional, a segurança de previsões assertivas e eficazes, contribuindo sobremaneira para a perpetuação de voos tranquilos e para a manutenção da soberania espacial”.

5aniv016

Por fim, o Cel Esp Met Messias relembrou a importância de todos os profissionais que fincaram a bandeira do CIMAER há cinco anos, expressando não se tratar de uma tarefa fácil o ato de ativar uma Organização Militar ímpar, sem igualdade nacional, inteirada por profissionais técnico-administrativos e, sobretudo, com enorme volume de rotina operacional.

A referida Cerimônia Militar foi encerrada com a tropa do CIMAER entoando o seu grito de guerra, demonstrando com garbo e vigor, a celebração de cada conquista realizada pela OM nesses cinco anos de história.

5aniv017

Nessa atmosfera de grande celebração, vale acrescentar o quanto esse Centro sente-se honrado por ter em seu efetivo as duas Oficiais Especialistas em Meteorologia Aeronáutica do Brasil, Cap Esp Met Rosette e Ten Esp Met Livia que, além de participarem da cerimônia em pauta como agraciadas, também simbolizam a ascensão de voos ainda mais altos na carreira das mulheres “Meteoros” da Força Aérea Brasileira.

5aniv018

Parabéns a todo o efetivo do CIMAER! Certamente, o que foi realizado até hoje é fruto do trabalho árduo, da dedicação e do comprometimento de cada um que aqui atua. Com determinação e espírito de equipe, continuaremos a alcançar grandes feitos no futuro, pois à medida que comemoramos mais um ano de sucesso, olhamos para o horizonte com entusiasmo e otimismo. Que este seja apenas o começo da jornada desse Centro nas vertentes da Meteorologia Aeronáutica Brasileira. Feliz Aniversário, CIMAER!

Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação!

CIMAER, Brasil!

 

Texto: 2S BMT Thalita Borgatti e 2S BMT Espíndola

Revisão do Texto: Cap Esp Met Pacheco

Fotos: 2S BMT Espíndola

Fim do conteúdo da página