Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > DECEA parabeniza CIMAER pelos cinco anos de serviços prestados na garantia da segurança do tráfego aéreo

Topo G20 flags

Início do conteúdo da página

Prestar o serviço de vigilância e previsão para garantir a segurança e a eficiência do tráfego aéreo. Essa é a missão do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que neste dia 12 de abril completa cinco anos de atividades, sendo considerado o centro de referência meteorológica no Brasil.

Localizado no Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), as atividades promovidas pelo CIMAER têm contribuído com a segurança do tráfego aéreo, viabilizando a otimização de recursos e o aumento da eficiência da prestação do serviço de meteorologia aeronáutica. Para analisar as informações meteorológicas e entregá-las aos usuários na forma de previsão, a unidade usufrui de ferramentas operacionais que otimizam os recursos humanos, promovendo mais agilidade nos atendimentos.

imagem10

Um exemplo disso é o serviço VOLMET, que disponibiliza a transmissão de informações meteorológicas em tempo real durante o voo, contribuindo para rotas mais seguras e eficientes. No último mês de março, o CIMAER concluiu a absorção integral do serviço VOLMET quando, até então, o serviço era prestado pelos Centros Meteorológicos de Vigilância, localizados nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA), com suas respectivas sedes em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus.

“A meteorologia interfere diretamente em um voo e através da prestação do serviço do serviço de previsão e vigilância meteorológica, o CIMAER atua de forma incisiva no seu planejamento. Exemplo disso é o VOLMET, onde os operadores fornecem aos pilotos dados sobre ventos, visibilidade, nuvens, temperatura, pressão atmosférica e outros fatores meteorológicos que podem impactar as operações aéreas. Mais de 10 mil comunicações entre piloto e meteorologista são realizadas por ano em todo o País evitando, assim, incidentes e atrasos nas viagens”, explicou o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça.

imagem20

Além do VOLMET, o Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA, também investiu no sistema Webradar, que integra os radares meteorológicos instalados em todo o Brasil e são operados remotamente; e na atualização do Sistema do Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET), proporcionando um aprimoramento do intercâmbio de informações.

Parabéns ao CIMAER e a todos os profissionais que se dedicam à comunidade meteorológica nacional e internacional, e contribuem ao serviço do tempo e do clima para as novas gerações.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Arte e imagens: Aline Prete e Luiz Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues

Fim do conteúdo da página