Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Comandante do CIMAER recebe medalha de 40 anos no Berço dos Especialistas

Topo G20 flags

Início do conteúdo da página

No dia 25 de março de 2024, foi realizada, na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica e ao Octogésimo Terceiro Aniversário da Escola de Especialistas de Aeronáutica, conjuntamente com a Imposição da Medalha Militar e da Medalha Bartolomeu de Gusmão.

eear01

A solenidade contou com a presença de autoridades militares e civis, sendo presidida pelo Comandante Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que foi recebido pelo Comandante Interino da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Coronel Aviador Joelson Rodrigues de Carvalho, com as Honras Militares de estilo.

eear04

eear05

O Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, esteve presente na solenidade para ser agraciado com a Medalha Militar, relativa aos 40 anos dos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira.

eear06

No decorrer da cerimônia, foi lida a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Especialista, que rememorou a história e a importância da celebração do Dia do Especialista da Aeronáutica: “Seja nos tempos pretéritos ou nos tempos atuais, os Especialistas de Aeronáutica são a legítima engrenagem da Força Aérea Brasileira, em todos os momentos da história, visto que, atentos à correta direção, dinamizam as ações, voltadas ao cumprimento primoroso de nossa sagrada missão de defender e controlar o Espaço Aéreo Brasileiro e servir como instrumento apoiador na plena integração nacional”. A leitura da Ordem do Dia foi finalizada com dizeres de parabenização aos agraciados e aos Especialistas, por tudo que representam para o país e para o povo brasileiro.

eear02

eear03

Ressalta-se que o dia 25 de março é dedicado aos ímpares profissionais que carregam, em seus corações e em suas fardas, a representatividade do símbolo da impecável engrenagem da FAB, dedicando-se a garantir voos seguros e sublimes, em todos os âmbitos da nossa Instituição.

eear11

eear07

A renomada data coincide com a criação da EEAR, ocorrida em 1941, inicialmente sediada no Rio de Janeiro-RJ. Atualmente, a referida Escola de Formação localiza-se na cidade de Guaratinguetá-SP, também conhecida como o “Berço dos Especialistas”. A instituição de ensino tem como missão a formação e o aperfeiçoamento dos Graduados do Comando da Aeronáutica, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de alto nível técnico para o efetivo da FAB.

O Dia do Especialista foi ainda mais valioso para o CIMAER, com a condecoração do Comandante deste Centro, que recebeu a Medalha de Ouro com Passador de Platina das mãos do Tenente-Brigadeiro do Ar Reis.

eear08

Natural de Fortaleza-CE, o Comandante do CIMAER, Cel Esp Met Messias, incorporou às fileiras da FAB em 7 de fevereiro de 1984. Foi promovido à Graduação de Terceiro- Sargento no dia 6 de dezembro de 1985 e ao posto de Segundo-Tenente em 10 de dezembro de 1999, ocorrendo no dia 30 de abril de 2022 a promoção ao atual posto.

Durante sua carreira, o Cel Esp Met Messias atuou no DTCEA-FZ como Chefe do Centro Meteorológico de Aeródromo; Chefe do Centro Meteorológico Militar; Previsor Meteorológico do Centro Meteorológico Militar; Chefe da Estação Meteorológica de Superfície; Membro da Comissão da Autoridade Aeroportuária do Aeroporto Pinto Martins; e Chefe da Seção de Operações. Na BAFZ, atuou como Adjunto do Subcomandante. No CINDACTA IV e no CGNA atuou como Previsor Meteorológico.

eear09

eear10

Além disso, atuou no CINDACTA III como Chefe do Centro Meteorológico de Vigilância; Chefe da Subdivisão de Planejamento e Gestão Operacional; Chefe da Subdivisão de Telecomunicações Aeronáuticas; Chefe da Subdivisão de Meteorologia Aeronáutica; Chefe da Divisão Operacional; Previsor Meteorológico; e Subcomandante.

O Comandante do CIMAER expressou grande honra ao receber a especial condecoração, revelando que foi uma ocasião enriquecedora. Ele compartilhou que, naquele momento, teve a sensação de relembrar mentalmente os momentos marcantes de sua carreira na FAB, como se estivesse assistindo a um filme da retrospectiva de sua trajetória. Sinto-me honrado em voltar ao berço dos Especialistas, mais ainda neste dia do Especialista e da celebração dos 83 anos da EEAR. Voltar aqui, após 40 anos, o Aluno 84-1099 -  MESSIAS, da lendária Amarela 84, realiza um sonho inesquecível, com a emocionante oportunidade de ter presente na tropa a minha filha LUANA, aluna da 2ª Série do Curso de Formação de Sargentos, especialidade BCT”, inteirou o Comandante.

eear12

Celebrar o Dia do Especialista é uma oportunidade para relembrar mais de oito décadas de história, durante as quais muitos guerreiros se formam e se dedicam com “com garbo varonil” sob “o céu deste grande Brasil”. Nesse contexto, o CIMAER sente-se profundamente honrado e gratificado por ser conduzido por um militar experiente e competente. Parabéns, Comandante, pela jornada percorrida até aqui e por dignificar a condecoração, demonstrando fidelidade à missão que desempenha. “Ad Astra et Ultra! - Aos Astros e Além!”.

 eear13

Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação.

CIMAER, Brasil!

 

Texto: 2S BMT Thalita Borgatti

Revisão do Texto: 2S BMT Espíndola

Fotos: S1 BLM Borges

Data: 01.04.2024

Fim do conteúdo da página