Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Coronel Esp Met Bastos se despede do serviço ativo visitando o CIMAER
Início do conteúdo da página

No dia 21 de fevereiro de 2024, o CIMAER teve a honra de receber a visita do Coronel Esp Met Paulo Roberto Bastos de Carvalho, que esteve acompanhado de seu filho Júlio Afonso Kuster de Paulo Carvalho, marcando a despedida do serviço ativo do Quadro de Oficiais Especialistas em Meteorologia (QOEMET).

Cel Bastos 2.jpg

Na ocasião, o Coronel Bastos foi recebido pelo Comandante do CIMAER, Coronel Esp Met José Messias Rocha Mendonça, momento em que os colegas da Turma Amarela 84 se cumprimentaram com estima para prosseguirem com a visitação.

Também participaram do referido ensejo, os seguintes militares do CIMAER:  o Chefe da Seção de Planejamento, Tenente-Coronel Esp Met José Achiles Trindade; o Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Esp Met Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe da Seção de Estudos e Projetos, Tenente-Coronel Esp Met Marcelo Augusto Damaceno; o Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Eng Alexandre Augusto Lopes Pinto; o Chefe da Seção de Segurança e Defesa, Major Esp Met João Gabriel Monteiro Moraes; o Adjunto do CMI, Major Esp Met Milton Dias da Silveira.

Na oportunidade, o Coronel Bastos entregou ao Comandante do CIMAER alguns livros inveterados com conteúdo meteorológico, tratando-se de uma valorosa doação para a futura biblioteca deste Centro: “Como se Prevê o Tempo”, autoria do Doutor Henrique Morize (1918) e “Climatologia da Troposfera”, por Adalberto Serra (1943), são algumas das notáveis obras doadas para o acervo.

No geral, a visita foi preenchida por momentos informais e descontraídos, nos quais alguns memoráveis acontecimentos perpassados ao longo da carreira do Coronel Bastos foram lembrados.

O Coronel Bastos iniciou sua carreira militar como aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) no dia 7 de fevereiro de 1984, formando em 2º lugar na especialidade de Meteorologia de sua turma. Como Terceiro e Segundo-Sargento Técnico em Meteorologia, trabalhou no CINDACTA II, onde atuou como Operador no Centro Meteorológico de Vigilância de Curitiba (CMV-CW).   

Posteriormente, passou no 4º Curso Preparatório do Quadro de Oficiais Especialistas em Meteorologia (4º CPREP QOEMET), entrando para a primeira turma na especialidade formada no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) após o fechamento da Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda (EOEIG). Na ocasião, como fruto do seu empenho e da sua dedicação, foi o 1º Colocado Geral no 4º CPREP. 

Como Oficial Previsor, atuou no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA) e, na sequência, no CINDACTA II, onde foi Oficial Previsor no CMV-CW, momento em que vivenciou a oportunidade de participar, como previsor, de operações militares, como a Operação Lobo Guará, em Santa Maria e a Operação Rio Negro, em sede.

Ato contínuo, foi selecionado para o Programa de Pós-Graduação de Meteorologia do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizando o Mestrado em Meteorologia na Área de Modelagem Numérica do Tempo, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Devido aos novos conhecimentos adquiridos, foi classificado em Brasília, no CINDACTA I, onde chefiou o Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA) por quase nove anos. Além disso, foi Chefe da Subdivisão de Meteorologia no CINDACTA I e trabalhou como Previsor no CMV-BS.

Em 2017, foi para o Ministério da Defesa, atuando como Assessor Militar da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA), bem como da Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (EMCFA/MD). Lá teve a oportunidade de participar de planejamentos militares nas Fases: Estratégica, Operacional e Tática, assim como do adestramento do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Em 2021, foi transferido para o DECEA, já com dois anos e oito meses no posto de Coronel, para chefiar a Divisão de Planejamento do Subdepartamento de Operações do DECEA, onde encerrou a sua carreira como Coronel QOEMET, após completar 40 anos da passagem pelos portões da EEAR para ser o Aluno 84/942 BASTOS.