No dia 12 de dezembro de 2023, o CIMAER recebeu, pela segunda vez, uma comitiva do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), composta por 12 (doze) alunos do 4° ano do Curso Técnico de Meteorologia e pelo Professor de Meteorologia Aeronáutica e Marinha, Daniel Martins Neiva Filho.
No ano de 1959, a então Escola Técnica Nacional, hoje CEFET/RJ, responsável pela formação de pessoal nos Cursos do Ensino Industrial, passou a ofertar o Curso Técnico de Meteorologia, sendo a primeira Instituição a ter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), como formadora de técnicos em Meteorologia. Atualmente, além do CEFET/RJ, a EEAR e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também possuem esse reconhecimento.
O Curso Técnico de Meteorologia do CEFET/RJ está situado na Avenida Maracanã, 229, Maracanã/Rio de Janeiro-RJ e segue o modelo presencial de formação técnica integrada ao ensino médio, com ingresso anual por meio de concurso público, onde são ofertadas 32 vagas para ingresso, tendo, em média, anualmente, em torno de 100 alunos matriculados. A carga horária do curso é de 3460 h teóricas/práticas e ainda acrescida de 400 h de Estágio Obrigatório Supervisionado. O curso está estruturado com salas de aula; laboratório de Informática; laboratório de instrumentos meteorológicos; e área aberta para observação do tempo meteorológico, composta por Estações Meteorológicas de Superfície Convencionais e Automáticas.
O atual Coordenador do curso é o Professor Doutor em Meteorologia Felipe das Neves Roque da Silva e, compondo o corpo docente, os seguintes Doutores: Almir Venancio Ferreira e Leanderson da Silva Paiva; e os Mestres em Meteorologia: Ângela Tostes Alves da Silva e Daniel Martins Neiva Filho.
Na oportunidade, o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, deu as boas-vindas à Comitiva do CEFET, na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI), fazendo uma exposição sobre algumas particularidades do Centro, momento em que também estiveram presentes: o Chefe da Divisão de Administração (DA) do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Creedence César Rios Ferreira; o Chefe da Subdivisão de Estudos e Projetos (SEP), Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno; o Chefe da Divisão Técnica (DT), Major Engenheiro Alexandre Augusto Lopes Pinto; o Chefe da Secretaria do Comando (SecCMDO), Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel e o Adjunto da SecCMDO, Capitão Especialista em Meteorologia Carlos Eduardo Pacheco Roberto.
Na apresentação, o Comandante proporcionou um nivelamento de conhecimento sobre o Serviço de Meteorologia Aeronáutica e sobre as entidades envolvidas nesse processo, assim como um resgate histórico de como a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão se efetuava antes da criação do CIMAER. Foi pontuado os detalhes sobre os serviços absorvidos, a concepção operacional atual, os tipos e os quantitativos dos produtos disponibilizados à sociedade e elencou os principais estudos e sistemas que estão sendo implementados para apoiarem a atividade operacional.
Por fim, comentou que o futuro é muito promissor e desafiador para aqueles que trabalham com a Meteorologia Aeronáutica e demonstrou a satisfação que teria em poder receber, em um futuro não muito distante, algum aluno do CEFET aqui no CIMAER.
Na sequência, a comitiva se posicionou para uma foto oficial na parte frontal do CMI e retornou à Sala de Briefings para conhecerem, de forma mais pormenorizada, o que é a Meteorologia Aeronáutica e as posições operacionais atuais do CMI, antes de os alunos entrarem no Salão Operacional.
Já no Salão Operacional, a comitiva foi dividida em dois grupos, capitaneados pelo Tenente-Coronel Damaceno e pelo Chefe do CMI, Major Eduardo Bühler. Dessa forma, os alunos puderam conhecer as posições operacionais na prática, tiraram dúvidas e acompanharam os atendimentos reais no VOLMET, o que os deixou, perceptivamente, bastante impressionados.
Ao final, o Comandante do CIMAER delegou ao Capitão Rangel a entrega de uma Moeda Institucional do Centro para um dos alunos do CEFET. Na ocasião, o Capitão fez algumas perguntas relacionadas às pretensões de carreira de cada um e, baseando-se nas respostas obtidas, escolheu o Aluno Nicolas Cavalcante Martins. “Espero que essa lembrança do CIMAER sirva como combustível para que você consiga um dia vestir a nossa farda...”, comentou o Capitão após entregar a moeda com o tradicional aperto de mãos.
Na sequência, o Comandante do CIMAER renovou os agradecimentos, entregando ao Professor Neiva um certificado expressando a satisfação e a honra do Centro em receber os futuros Técnicos em Meteorologia e um professor que construiu uma linda carreira nas fileiras da Aeronáutica. O Professor Neiva fez questão de agradecer ao Comandante do CIMAER pela cordial atenção e calorosa recepção ofertada ao CEFET, reforçando a satisfação dessa importante parceria institucional.
Representando todos os discentes, o aluno Nicolas, ao final, comentou sobre suas impressões após a Visita Técnica: "a visita ao CIMAER não apenas esclareceu meus desejos de integrar à carreira militar, mas também proporcionou um entendimento mais profundo da rotina da Aeronáutica, aumentando ainda mais meu amor pela Meteorologia.”, encerrou o Aluno ganhador da moeda do CIMAER.
Alunos do CEFET/RJ, parabéns por escolherem a Meteorologia como possibilidade de ofício. Para aqueles que desejarem servir à Pátria, tendo como ferramenta a arte de interpretar a natureza, o CIMAER se encontra de portas abertas para vocês. O brilho nos olhos de cada um após saírem do Salão Operacional nos inspira a continuar na nossa nobre missão de prever para voar e voar para Defender e Integrar!
Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!
Texto: Cap Esp Met Rangel
Revisão: 2S BMT Espíndola
Fotos: 2S BMT Espíndola
Data: 14.12.2023
Redes Sociais