Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER realizada Reunião de Análise Crítica da Alta Direção de 2023
Início do conteúdo da página

racad01

No dia 16 de novembro de 2023, militares deste Centro estiveram reunidos para realizar a Reunião de Análise Crítica da Alta Direção do CIMAER (RACAD) relativa ao ano de 2023, sucedida na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI).

O momento foi presidido pelo Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, e contou com a presença dos seguintes militares: o Chefe da Divisão de Operações, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe do CMI, Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler; o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional, Major Especialista em Meteorologia Milton Dias da Silveira; o Chefe da Secretaria da Divisão de Operações, Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia André Luiz Ferreira Santos; o Chefe da Secretaria da Divisão Técnica, Segundo-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Robson Pires Cardoso; a Auxiliar da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ), Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Maria Carolina Martins Pereira; e o Auxiliar da Subdivisão de Tecnologia da Informação e de Telefonia, Terceiro-Sargento Técnico em Eletrônica José Renan Barbosa Cardoso.

De acordo com a NPA Nº 020/CMDO-SSGQ/2023 da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ) deste Centro, a RACAD do CIMAER tem a atribuição de proporcionar à Alta Direção da OM a oportunidade de analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Organização, ao menos uma vez por ano, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da OM.

A apresentação foi conduzida pela Segundo-Sargento Maria Carolina, com o precípuo objetivo de discutir questões relacionadas ao Sistema de Gestão da Qualidade implantado no CIMAER, à luz do preconizado na NBR ISO 9001, de 2015. Vale destacar que a SSGQ é responsável pelo monitoramento, pelo controle e pelo gerenciamento das implementações do SGQ deste Centro, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pela OM.

A RACAD iniciou com a pronunciação do Comandante do Centro que, em suas palavras, agradeceu as presenças dos envolvidos nesse processo e frisou tratar-se de um momento de grande relevância para OM, direcionado à futura e desejada certificação do Centro.

racad08

Ato contínuo, a Segundo-Sargento Maria Carolina principiou a apresentação contextualizando o SGQ do CIMAER no escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA.  De acordo com a DCA 800-1/2022 – Diretriz para o Sistema de Gestão da Qualidade Integrada do DECEA, o CIMAER é responsável pelo Processo de Informação Meteorológica TAF e o atual escopo abarca as localidades de Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Porto Alegre.

racad200

Durante a reunião, pontuou sobre os principais marcos do processo de certificação contidos no Termo de Abertura de Empreendimento (TAE-FF013), que prevê a auditoria externa para julho de 2024 e a Conclusão do processo de Certificação do CIMAER para dezembro de 2024. 

racad07

 Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2023, assim como o desempenho dos processos integrantes do atual escopo, os quais foram determinados na última RACAD, realizada em 2022. Além disso, também foi detalhado quais as melhorias/implementações previstas para o próximo ano.

racad500

Dentre os índices apresentados na RACAD, o resultado da Pesquisa de Satisfação dos Clientes foi apresentado aos presentes. A pesquisa aponta para um índice de 80,15% no nível de satisfação dos usuários que consultam e utilizam o produto TAF de Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Porto Alegre.

Como ações da RACAD 2023, foi aprovado o último subprocesso previsto para cumprir as diretrizes constantes na DCA 800-1/2022 para a certificação: “Correta Confecção do TAF” e foi definido o processo a ser incorporado ao escopo do SGQ do CIMAER no ano de 2024: “Disponibilidade de Energia Elétrica realizada pela Divisão Técnica do CIMAER”.

Os resultados da RACAD apontam para uma efetiva evolução da maturidade processual do Centro, o que denota entregas de produtos cada vez mais aderentes aos requisitos dos nossos clientes. Sigamos em frente, CIMAER, pois a certificação já pode ser vista no horizonte. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!

racad10

Texto: 2S BMT Thalita Borgatti

Revisão Textual: Cap Esp Met Rangel

Fotos: S1 BLM Borges

Data: 22.11.2023

Fim do conteúdo da página