No dia 16 de novembro de 2023, militares deste Centro estiveram reunidos para realizar a Reunião de Análise Crítica da Alta Direção do CIMAER (RACAD) relativa ao ano de 2023, sucedida na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI).
O momento foi presidido pelo Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, e contou com a presença dos seguintes militares: o Chefe da Divisão de Operações, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe do CMI, Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler; o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional, Major Especialista em Meteorologia Milton Dias da Silveira; o Chefe da Secretaria da Divisão de Operações, Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia André Luiz Ferreira Santos; o Chefe da Secretaria da Divisão Técnica, Segundo-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Robson Pires Cardoso; a Auxiliar da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ), Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Maria Carolina Martins Pereira; e o Auxiliar da Subdivisão de Tecnologia da Informação e de Telefonia, Terceiro-Sargento Técnico em Eletrônica José Renan Barbosa Cardoso.
De acordo com a NPA Nº 020/CMDO-SSGQ/2023 da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ) deste Centro, a RACAD do CIMAER tem a atribuição de proporcionar à Alta Direção da OM a oportunidade de analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Organização, ao menos uma vez por ano, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da OM.
A apresentação foi conduzida pela Segundo-Sargento Maria Carolina, com o precípuo objetivo de discutir questões relacionadas ao Sistema de Gestão da Qualidade implantado no CIMAER, à luz do preconizado na NBR ISO 9001, de 2015. Vale destacar que a SSGQ é responsável pelo monitoramento, pelo controle e pelo gerenciamento das implementações do SGQ deste Centro, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pela OM.
A RACAD iniciou com a pronunciação do Comandante do Centro que, em suas palavras, agradeceu as presenças dos envolvidos nesse processo e frisou tratar-se de um momento de grande relevância para OM, direcionado à futura e desejada certificação do Centro.
Ato contínuo, a Segundo-Sargento Maria Carolina principiou a apresentação contextualizando o SGQ do CIMAER no escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA. De acordo com a DCA 800-1/2022 – Diretriz para o Sistema de Gestão da Qualidade Integrada do DECEA, o CIMAER é responsável pelo Processo de Informação Meteorológica TAF e o atual escopo abarca as localidades de Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Porto Alegre.
Durante a reunião, pontuou sobre os principais marcos do processo de certificação contidos no Termo de Abertura de Empreendimento (TAE-FF013), que prevê a auditoria externa para julho de 2024 e a Conclusão do processo de Certificação do CIMAER para dezembro de 2024.
Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas durante o ano de 2023, assim como o desempenho dos processos integrantes do atual escopo, os quais foram determinados na última RACAD, realizada em 2022. Além disso, também foi detalhado quais as melhorias/implementações previstas para o próximo ano.
Dentre os índices apresentados na RACAD, o resultado da Pesquisa de Satisfação dos Clientes foi apresentado aos presentes. A pesquisa aponta para um índice de 80,15% no nível de satisfação dos usuários que consultam e utilizam o produto TAF de Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Porto Alegre.
Como ações da RACAD 2023, foi aprovado o último subprocesso previsto para cumprir as diretrizes constantes na DCA 800-1/2022 para a certificação: “Correta Confecção do TAF” e foi definido o processo a ser incorporado ao escopo do SGQ do CIMAER no ano de 2024: “Disponibilidade de Energia Elétrica realizada pela Divisão Técnica do CIMAER”.
Os resultados da RACAD apontam para uma efetiva evolução da maturidade processual do Centro, o que denota entregas de produtos cada vez mais aderentes aos requisitos dos nossos clientes. Sigamos em frente, CIMAER, pois a certificação já pode ser vista no horizonte. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!
Texto: 2S BMT Thalita Borgatti
Revisão Textual: Cap Esp Met Rangel
Fotos: S1 BLM Borges
Data: 22.11.2023
Redes Sociais