Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER passa por sua primeira auditoria interna da Qualidade
Início do conteúdo da página

Foi realizada, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, a segunda Auditoria Interna da Qualidade no CIMAER, com objetivo de verificar se a prestação da Informação Meteorológica TAF está em conformidade com os requisitos normativos da ISO 9001:2015, com as legislações que regulam a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão e com as normatizações internas do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER.

O marco inicial dos trabalhos se deu por meio da Reunião de Abertura, momento no qual se reuniram os seguintes militares: o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça; o Chefe da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade (SSGQ), Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade; o Chefe da Divisão de Operações (DO) e Contraparte, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe do Centro Meteorológico Integrado (CMI) e Contraparte, Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler; o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional e Contraparte, Major Especialista em Meteorologia Milton Dias da Silveira; o Chefe da Seção de Previsão de Aeródromos (SPAD) e Contraparte, Capitão Especialista em Meteorologia Edison José Marcon; o Chefe da Secretaria do Comando (SecCMDO) e Auditor, Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel; a Encarregada da SSGQ e Auditora, a Primeiro-Sargento Técnica em Meteorologia Larissa Cardoso de Araujo Kubrusly; e a Auxiliar da SSGQ e Auditora, Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Maria Carolina Martins Pereira.

Na oportunidade, o Comandante do CIMAER iniciou sua fala agradecendo as presenças dos envolvidos nesse processo e fez questão de ressaltar que se trata de um importante passo da OM para uma futura e desejada certificação. Ato contínuo, o Capitão Rangel apresentou aos partícipes os detalhes que permeariam a Auditoria Interna, iniciando por uma contextualização do Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER dentro do escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA. Na sequência, clarificou sobre a finalidade da auditoria, o cronograma planejado e a base normativa que fundamentaria as ações.

Na sequência, os auditores foram para a Sala do Comandante, onde puderam fazer uma entrevista diagnóstica com o Coronel Messias, representante principal da Alta Direção, sobre o Escopo do SGQ do CIMAER e auditaram a SSGQ, de forma a verificar se os controles da prestação da Informação Meteorológica TAF encontram-se conforme o previsto.

O segundo dia de auditoria foi reservado ao CMI, foco principal da Auditoria. No Salão Operacional, a Equipe de Auditores se dividiu entre a Subdivisão de Doutrina, a Secretaria da DO e a SPAD. Foram realizadas entrevistas com os envolvidos, solicitadas demonstrações de procedimentos e documentações foram analisadas, visando à aderência dos processos às normas reguladoras.

 “O grande desafio é buscar um distanciamento do processo, afinal, de certa forma, a Equipe de Auditores possui conhecimento dos procedimentos e do processo em si. Mas como Auditora, tenho que fazer esse exercício de afastar-me e agir como alguém que entrou pela primeira vez no Salão Operacional. Só assim conseguiremos realmente enxergar se o fluxo e os mecanismos desse processo estão conforme o previsto”, comentou a 2S Maria Carolina.

O dia 27 foi destinado à Reunião de Encerramento, na qual foram expostas todas as observações coletadas na auditoria. Após a exposição do resultado às partes interessadas, o Comandante do CIMAER renovou os agradecimentos aos envolvidos, acrescentando a satisfação de participar dessa primeira auditoria durante seu Comando e comentou sobre a importância da implementação das ações recomendadas: “implementando essas ações, tenho certeza que lograremos êxito na Auditoria de Certificação do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no ano que vem...” finalizou o Comandante.  

A constatação de que a excelência já se faz presente é, sem dúvida, uma das maiores demonstrações de respeito àqueles que possuem a intenção de voar. Sigamos em frente, a certificação está logo ali. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!

 Texto: Cap Esp Met Rangel

Revisão: 2S BMT Espíndola

Data: 31.10.23

Fotos: S1 BLM Borges

Fim do conteúdo da página