Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CENSIPAM realiza visita técnica no CIMAER para conhecer produtos e metodologias operacionais, com foco na implementação da modalidade nowcasting
Início do conteúdo da página

No dia 25 de outubro de 2023, o CIMAER recebeu integrantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) com objetivo precípuo de inteirarem-se dos produtos meteorológicos gerados e disponibilizados pelo CIMAER aos usuários, assim como as metodologias operacionais praticadas, em razão da implementação de informações nowcasting no Brasil.

O CENSIPAM é um órgão subordinado ao Ministério da Defesa que integra informações e gera conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal e na Amazônia Azul, em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável das duas regiões.

Vale ressaltar que a concepção do termo “Amazônia Azul” adveio da comparação das propriedades desse território marítimo com as do território amazônico legal, ambos abundantes em recursos naturais de importância estratégica para o país.

Utilizando dados gerados por uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados, o CENSIPAM promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo informações em tempo próximo ao real.

Por sua vez, a plataforma de nowcasting, em processo de implementação pelo CENSIPAM, destina-se a prover diversos produtos utilizados no monitoramento de tempestades para centros regionais de meteorologia e Defesas Civis. O projeto, conhecido também como Previsão Imediata ou de Curtíssimo Prazo, tem como objetivo pesquisar e desenvolver produtos e ferramentas úteis para o envio de alertas de curto e curtíssimo prazos (até seis horas), com o intuito de alertar a sociedade sobre eventos meteorológicos severos, como os que acontecem em decorrência dos fortes temporais.

É importante destacar que, no âmbito da Rede Nacional de Meteorologia (RNM), constituída pelo Instituto de Pesquisa Espacial (INPE), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo CENSIPAM, coube ao INPE a responsabilidade pela pesquisa e desenvolvimento do produto e ao CENSIPAM, a implementação do nowcasting no Brasil. 

Trata-se, então, de um significativo projeto para a Meteorologia no país, pois o monitoramento, utilizando sensores remotos, satélites e radares meteorológicos como ferramentas principais, possibilita enviar alertas com grande precisão de horário, tipo e intensidade dos eventos, além de quais localidades serão atingidas por uma determinada tempestade, por exemplo, gerando impactos extremamente positivos para a sociedade.

A comitiva do CENSIPAM foi composta pelos Assessores Militares, os Tenentes-Coronéis Especialistas em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik (Centro Regional Manaus) e Jario do Nascimento Melo (Centro Regional Belém); e pelo Coordenador da Meteorologia (Centro Regional Manaus), Gustavo Guterres Ribeiro, Mestre em Sensoriamento Remoto.

Os visitantes foram recepcionados na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI) pelo Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, ladeado pelos Chefes das Divisões deste Centro e demais oficiais da Divisão Operacional.

A visita técnica teve início com a apresentação do Comandante do CIMAER, momento em que transmitiu as circunstâncias e os objetivos da criação do Centro, bem como seus primeiros impactos na Força Aérea. Durante a exposição, o Coronel Messias elencou alguns assuntos acerca da estrutura organizacional do Centro, além de apresentar os setores e os serviços que foram absorvidos pela OM.

Na ocasião, detalhou a concepção operacional do CIMAER, assim como os produtos entregues à sociedade. Dessa forma, as principais áreas de atuação operacional do Centro foram pautadas, tais como: a Previsão de Área; o Briefing Meteorológico; o Apoio ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); a Previsão de Aeródromo (TAF); a Vigilância Meteorológica; a Meteorologia de Defesa; o Radar Meteorológico; o VOLMET; além de abordar sobre a futura atividade na área de Meteorologia Espacial.

Ademais, o Comandante do CIMAER comentou que a integração dos serviços e dos sistemas foi muito frutífera para o desenvolvimento de produtos e para a padronização dos processos, citando alguns exemplos relevantes, como a eliminação de lacunas entre as mensagens de vigilância do tipo SIGMET e a padronização das técnicas para previsão dos topos das nuvens de trovoadas, uma vez que são de extrema relevância no quesito segurança para a sociedade.

Para findar a apresentação, após citar alguns projetos em curso da Subdivisão de Estudos e Projetos (SEP), o Coronel Messias abordou os processos de evolução qualitativa e quantitativa dos serviços operacionais do Centro, exemplificando o aumento significativo na emissão de mensagens de vigilância e o aumento dos índices de acertos e regularidade das Previsões de Aeródromo (TAF).

Dessa forma, encerrou sua fala agradecendo ao CENSIPAM pela oportuna visita e elucidando o compromisso do CIMAER em disponibilizar aos usuários produtos com regularidade e precisão que satisfazem os requisitos estatutários e dos seus clientes.

Ato contínuo, o Chefe do CMI, Major Eduardo Bühler, conduziu os integrantes do CENSIPAM ao Salão Operacional do Centro, explicando como funcionam as atividades exercidas, além de apresentar alguns dos principais sistemas utilizados na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, como o Smart Plot, o Banco OPMET, o VOLMET e a REDEMET.

O CIMAER sente-se grato por ter a oportunidade de trocar conhecimentos com um órgão de tamanha relevância social como o CENSIPAM, sobretudo por atuar, assim como o CIMAER, como um dos importantes Elos do Sistema de Meteorologia de Defesa (SisMetDef).  Centros Integrados, para uma meteorologia ainda mais eficaz! Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!

Texto: 2S BMT Espíndola

Revisão do Texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: S1 BLM Borges

Data: 26.10.2023

Fim do conteúdo da página