Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER disponibiliza nova Pesquisa de Satisfação dos Clientes relativa ao seu Sistema de Gestão da Qualidade
Início do conteúdo da página

Logo SGQ CIMAER FINAL

O Brasil, como país signatário da Convenção de Chicago e membro do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), tem adotado práticas recomendadas pela OACI e, nesse sentido, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estabeleceu um Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) contemplando diversos processos voltados à segurança da aviação.

O CIMAER, Organização Militar subordinada ao DECEA, em atenção ao estabelecido na DCA 800-1 – Diretriz para o Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA e na ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos, implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) visando “garantir a regularidade, a correta confecção e a precisão das informações aeronáuticas e meteorológicas relativas à Prestação de Informações Meteorológicas: TAF” dos aeródromos SBCT, SBFI, SBFL, SBPA e SBUG.

Dessa forma, a implementação do Processo 01 - Prestação de Informações Meteorológicas: TAF, foi dividido em três Subprocessos, a saber:

    • Subprocesso 01.1 – Regularidade da Previsão de Aeródromo;
    • Subprocesso 01.2 – Precisão da Previsão de Aeródromo; e
    • Subprocesso 01.3 – Correta Confecção da Previsão de Aeródromo.

O Subprocesso de Regularidade controla a disponibilidade das mensagens, verificando se os horários de divulgação das previsões estão de acordo com o preconizado na ICA 105-1/2016 - Divulgação de Informações Meteorológicas; o Subprocesso de Precisão verifica o índice de acerto das previsões, conforme ICA 105-18/2023 - Gestão do Profissional MET; e o Subprocesso de Correta Confecção visa checar se a formatação das mensagens atende ao padrão normativo contido na ICA 105-16/2017 - Códigos Meteorológicos.

Atualmente, dois desses três subprocessos já estão implementados e seus desempenhos são medidos e divulgados mensalmente nas páginas do CIMAER (INTRAERINTERNET). O Subprocesso de Correta Confecção será implantado em janeiro de 2024, habilitando este Centro para a Visita de Certificação, segundo a Norma ABNT NBR ISO 9001:2015.

O CIMAER busca, incansavelmente, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua do seu SGQ. Dessarte, foi implantada uma nova Pesquisa de Satisfação com a intenção de conhecer a opinião dos Clientes sobre os produtos e serviços de Meteorologia Aeronáutica, disponibilizados pelo CIMAER e pertencentes ao atual escopo da Qualidade.

Ajude-nos a atendê-lo(a) cada vez melhor! Clique aqui e participe da nossa Pesquisa.

Fim do conteúdo da página