Na manhã do dia 8 de agosto de 2023, o CIMAER recebeu a visita de quatro integrantes do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa GOL Linhas Aéreas, procedentes das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Com o objetivo de conhecerem e inteirarem-se do funcionamento e das atividades exercidas no Centro Integrado de Meteorologia (CMI), os visitantes foram recebidos pelo Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, na Sala de Briefings do CMI.
Na oportunidade, estiveram presentes o Chefe da Subdivisão de Estudos e Projetos e de Climatologia Operacional, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno; o Chefe do CMI, Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler; e o Chefe da Divisão Técnica, Major Engenheiro de Telecomunicações Alexandre Augusto Lopes Pinto.
A Comitiva da GOL Linhas Aéreas foi composta pelo Gerente de Despacho de Voos e CCO Standart, Senhor Renato Praxedes dos Santos; pelo Coordenador de Despacho de Voos, Senhor Daniel Baeta de Farias; pelo Especialista de Operações, Senhor André Luís de Godoi Leite; e pela Analista de Operações de Voo, Senhora Bruna Lima Azevedo.
A visita teve início com a apresentação do Comandante do CIMAER, cujo intuito foi transmitir as circunstâncias e os objetivos da criação do Centro, bem como seus primeiros impactos na Força Aérea e na Aviação no Brasil.
Durante a exposição, o Coronel Messias elencou alguns assuntos acerca da Estrutura Organizacional do Centro, além de apresentar os Órgãos e os serviços que foram absorvidos pela OM. Na ocasião, detalhou a Estrutura Operacional do CIMAER, assim como os produtos entregues à sociedade. Dessa forma, as principais áreas de atuação operacional do Centro foram pautadas, tais como: a Previsão de Área; o Briefing Meteorológico; o Apoio ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); a Previsão de Aeródromo (TAF); a Vigilância Meteorológica; a Meteorologia de Defesa; o Radar Meteorológico; o VOLMET; além de abordar sobre a futura atividade na área de Meteorologia Espacial.
Ademais, o Comandante do CIMAER comentou que a integração dos serviços e dos sistemas foi muito frutífera para o desenvolvimento de produtos e para a padronização dos processos, citando alguns exemplos relevantes, como a eliminação de lacunas entre as mensagens de vigilância do tipo SIGMET e a padronização das técnicas para previsão dos topos das nuvens de trovoadas, uma vez que são de extrema relevância para a segurança da aviação.
Para finalizar, o Coronel Messias abordou os processos de evolução qualitativa e quantitativa dos serviços operacionais do Centro, exemplificando o aumento significativo na emissão de mensagens de vigilância e o aumento dos índices de acertos das Previsões de Aeródromo (TAF).
Ato contínuo, a Comitiva da GOL realizou uma apresentação com o objetivo de demonstrar a relevância dos serviços meteorológicos prestados pelo CIMAER para o Controle de Operações e para a Gerência de Despacho Operacional da GOL Linhas Aéreas.
Na ocasião, além da explicação acerca da estrutura das operações, dos principais sistemas envolvidos e das funções existentes no setor operacional da empresa, a Comitiva destacou, por meio da apresentação de um dashboard, o quanto os produtos meteorológicos gerados pelo CIMAER são consumidos e o quão significativos eles são para a atuação eficaz do gerenciamento das operações aéreas da empresa.
O TAF, inclusive, foi um dos produtos mais citados pelos integrantes da GOL, sendo ressaltada a essencialidade das informações contidas na Previsão de Aeródromo para o planejamento de um voo seguro e econômico.
Durante as apresentações, ficou claro como todos os produtos meteorológicos formam um conjunto de dados que fundamentam o preparo das operações aéreas da empresa aérea. Nesse ensejo, foi exposto a metodologia da empresa para a utilização de tais produtos, mediante uma decodificação das mensagens meteorológicas e de uma identificação das principais variáveis contidas no METAR, no TAF, no SIGMET e nas Imagens de Satélite.
Para findar esse momento de apresentações, houve uma troca de agradecimentos entre a Comitiva da GOL Linhas Aéreas e o Comandante do CIMAER. Os visitantes agradeceram pela receptividade e pela singular oportunidade de conhecer, in loco, o trabalho operacional realizado pelo Centro, sobretudo pela acuracidade das informações meteorológicas e pela esclarecedora apresentação acerca das atividades realizadas pela Unidade.
O Comandante do CIMAER agradeceu a valorosa oportunidade de disseminar conhecimentos acerca do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão desempenhado por militares que se dedicam e se revezam para manter a prestação ininterrupta. Ainda nesse contexto, ratificou a nobre missão do Centro, que além de manter a segurança do serviço aéreo, possibilita que haja um planejamento de rotas mais rápidas e econômicas, auxiliando também na otimização do espaço aéreo de acordo com as condições meteorológicas vigentes.
Em seguida, o Comandante propôs uma foto para materializar esse importante encontro, mostrando que este Centro não medirá esforços para que seja prestado um serviço de excelência aos seus usuários. “Esse encontro foi importante não somente para que CIMAER pudesse apresentar-se, mas, sobretudo, para que esse intercâmbio possibilite a compreensão do impacto da Meteorologia Aeronáutica para a segurança, para a economia e para o gerenciamento das empresas aéreas...", finalizou o Coronel Messias.
Posteriormente, o Chefe do CMI, Major Eduardo Bühler, conduziu os integrantes da GOL ao Salão Operacional do CMI, explicando como funcionam as atividades exercidas pelo Centro. Na oportunidade, apresentou alguns dos principais sistemas utilizados na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, como o Smart Plot, o Banco OPMET, o VOLMET e a REDEMET.
Para finalizar a visita, o Major Eduardo Bühler agradeceu a todos pela oportunidade de transmitir conhecimentos sobre as principais funções realizadas no CMI, ratificou a conjuntura do CIMAER em manter-se de portas abertas para futuras visitas e convidou a Comitiva da GOL para registrar o oportuno momento, posicionando os envolvidos na frente dos telões do Salão Operacional.
O CIMAER sente-se grato por ter a oportunidade de realizar essa troca de conhecimentos e de vivências com um de seus principais Stakeholders, a GOL Linhas Aéreas. O aprimoramento constante dos serviços e dos produtos disponibilizados faz parte da Política de Qualidade e da missão do CIMAER, implicando clientes satisfeitos e a sociedade segura. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!
Texto: 2S BMT Espíndola
Revisão: Cap Esp Met Rangel
Fotos: 2S BMT Espíndola e S1 Borges
Data: 08.08.2023
Redes Sociais