No dia 1° de agosto de 2023, na alameda que separa o Casarão Administrativo do Centro Meteorológico Integrado (CMI), foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à promoção de graduados pertencentes ao efetivo do CIMAER.
Conforme Portaria DIRAP nº 4.054/2CM6, de 28 de julho de 2023, o Diretor de Administração do Pessoal, no uso da atribuição que lhe confere o art.23, Inciso I, observando o constante dos Artigos 28,29,30 do Decreto nº 881, de 23 de julho de 1993, resolve: promover à graduação de Suboficial, a contar de 1º agosto de 2023, Marcio Lemos de Oliveira; à graduação de Primeiro-Sargento, Alex Cintra Junior; e à graduação de Segundo-Sargento, Adriana Machado dos Santos e Felipe Giron dos Santos.
A Cerimônia Militar foi presidida pelo Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça e seu início foi marcado pela apresentação do Comandante da Tropa, Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, ao Coronel Messias, momento em que solicitou autorização para dar início à Cerimônia Militar.
A ocasião contou ainda com a presença do Chefe da Seção de Planejamento (SPLJ), Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade; do Chefe da Divisão de Operações (DO), Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Claudio Fernandez Junior; do Adjunto da DO, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; do atual Chefe da Divisão Técnica, Major Engenheiro Alexandre Augusto Lopes Pinto; e demais oficiais e graduados da OM.
Após o hasteamento do Pavilhão Nacional, as atenções foram voltadas aos promovidos, os quais ocuparam lugar de destaque para receberem os certificados e os distintivos de graduação das mãos do Comandante do CIMAER.
Na sequência, o Coronel Messias fez questão de tecer algumas palavras sobre este momento especial da carreira dos quatro militares agraciados: “O Suboficial é o exemplo a ser seguido, revestido de autoridade; o Primeiro-Sargento é a referência de experiência, do como fazer; e o Segundo-Sargento é a força motriz da engrenagem. A despeito de terem diferentes características, todas as promoções merecem ser bastante celebradas, em especial com as pessoas que acompanham a luta diária que cada degrau exige...”, externalizou o Comandante do CIMAER.
Após entoar o Grito de Guerra do Centro e ser procedido o “fora de forma”, o Suboficial Lemos, um dos promovidos, comentou sobre esse momento tão esperado da carreira: “realmente é um sonho realizado. Conforme o Comandante comentou, o Suboficial é visto como um exemplo para os subordinados e superiores hierárquicos e ser exemplo requer esmero, dedicação e zelo. Estou muito feliz e sinto-me muito honrado em ter alcançado a graduação mais alta do Quadro”, finalizou o SO Lemos.
Sucesso e discernimento aos nossos recém-promovidos, que sejam exemplos para os demais e que o degrau alcançado renove e fortaleça ainda mais a fé na missão, a alegria em vestir o azul e o orgulho de contribuir para a defesa da soberania do nosso Espaço Aéreo. Avante, guerreiros! Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação, CIMAER, Brasil!.
Texto: Cap Esp Met Rangel
Fotos: S1 Borges
Data: 02.08.2023
Redes Sociais