Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER recebe visita de membros do Instituto Militar de Engenharia

Topo G20 flags

Início do conteúdo da página

No dia 10 de julho de 2023, o Centro Integrado e Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) recebeu a visita de integrantes do Curso de Pós-graduação stricto sensu de Mestrado do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O IME possui Programas de Pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, com objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do Exército e do Brasil. Atualmente, são ofertados à sociedade os seguintes Programas: Ciência dos Materiais, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Defesa, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Nuclear, Química, Sistemas e Computação, Especialização em Transporte Ferroviário de Carga e o Programa de Engenharia de Transportes, escopo da visita.

O Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, acompanhado de Oficiais Superiores do Centro, recebeu, na Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI), a comitiva do IME, composta pelos seguintes integrantes: Major Engenheiro de Fortificação e Construção e integrante do quadro de Professores do Programa de Engenharia de Transportes Filipe Almeida Corrêa do Nascimento e os Mestrandos Luiz Cláudio Antunes Costa, Gabriella Alves Campos da Silva, Marjorie Passamani Marques, Raphael Eustáquio Macedo Nunes, Raissa Soares de Lima Oliveira, Tales Ribeiro Santos e Vinicius Storto Martinez Senra.

Na oportunidade, o Comandante deu as boas-vindas à comitiva, externalizando a honra e o privilégio em poder recebê-los e realizou uma apresentação contendo informações detalhadas da mais nova OM do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Nesse contexto, comentou sobre a criação do Centro, a missão da Organização, o processo de centralização da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, detalhou a concepção operacional vigente, apresentou os produtos entregues à sociedade, elencou os sistemas desenvolvidos e, por fim, expôs a evolução qualitativa e quantitativa que a prestação do Serviço Meteorológico de Vigilância e Previsão sofreu após a criação do CIMAER.

                                                 

               

Na sequência, o Coronel Messias convidou os presentes para uma foto oficial na frente do CMI, tornando o momento um marco histórico para o Centro, uma vez que se trata da primeira visita do IME ao CIMAER.

Após os registros, o Coronel Especialista em Meteorologia Luis Claudio Fernandez Junior, Chefe da Divisão de Operações do CIMAER, conduziu-os ao Salão Operacional para mostrá-los, in loco, o que foi apresentado pelo Comandante durante a explanação de boas-vindas. Fez questão de contextualizá-los sobre o modus operandi do Estado Brasileiro, onde o Controle de Tráfego Aéreo e a Defesa Aérea são totalmente integrados.

Ato contínuo, o Coronel Claudio passou a palavra ao Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, Chefe do CMI, para que fossem detalhadas todas as posições operacionais que constituem a atual concepção operacional. Na oportunidade, a comitiva pôde tirar dúvidas com o Chefe do CMI sobre os produtos e ferramentas utilizadas na rotina operacional e que proporcionam eficiência e eficácia aos processos.

                                                                       

Após uma foto com toda a comitiva do IME no Salão Operacional, o Major Filipe comentou sobre a oportunidade de conhecer o CIMAER: “foi uma visita repleta de aprendizado e, ao mesmo tempo, que nos orgulha bastante, pois percebe-se o quanto o Estado Brasileiro está preparado para atender às exigentes demandas que envolvem o setor de transporte aéreo”, enfatizou o Professor do IME.

Por fim, o Coronel Messias aproveitou a oportunidade para entregar ao Major Filipe uma moeda do CIMAER, simbolizando votos de estima, apreço e fidalguia. “Que esse gesto, bastante comum entre nós militares, possa materializar a admiração da Força Aérea Brasileira por esse renomado Instituto do nosso glorioso Exército Brasileiro. O CIMAER estará sempre pronto para receber essas mentes brilhantes, que contribuem para o engrandecimento da nossa nação.”, finalizou o Comandante do CIMAER

Que essa visita seja apenas a primeira de muitas, selando assim um início de uma frutífera parceria institucional. Que a Ponta do Galeão possa ser mais uma inspiração do saber e que a Meteorologia possa ser escolhida como objeto de estudo desses homens e mulheres que escolheram o IME como mola propulsora de seus audaciosos voos. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!

Texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: Cap Esp Met Rangel

Data: 11.07.20223

Fim do conteúdo da página