Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > WORKSHOP de SIGMET Parte I reúne especialistas em Meteorologia Aeronáutica no México
Início do conteúdo da página

01

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, aconteceu na Cidade do México o Workshop de SIGMET Parte I, organizado pela Oficina Regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), com o apoio do Projeto RLA09801 – Programa de Assistência Multi-Regional para a Aviação Civil (MCAAP). O evento contou com a participação de representantes de diversos Estados, Territórios e Organizações Internacionais da América do Norte, do Sul, Central e Caribe, que atuam nas áreas de observação, análise e previsão meteorológica para a aviação civil. Nessa oportunidade, o representante do Brasil foi o Capitão Especialista em Meteorologia Clayton Wagner Melo Gonçalves, do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

O Workshop teve como foco as técnicas de análise e previsão dos fenômenos meteorológicos em rota e locais, que podem afetar a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea internacional, além de promover a padronização e harmonização dos procedimentos e formatos para a preparação e disseminação de informações meteorológicas significativas no formato SIGMET, de acordo com as disposições e requisitos do Anexo 3.

O Coordenador do evento, Sr. Luis Rául Sánchez, Especialista em Meteorologia Aeronáutica e Meio Ambiente da OACI, destacou a importância do SIGMET como um produto essencial para a tomada de decisão dos pilotos e dos Órgãos de Controle de Tráfego Aéreo, especialmente diante dos fenômenos meteorológicos adversos que afetam as rotas aéreas e as Terminais dos Aeródromos. Ele também ressaltou o papel da cooperação regional e da assistência técnica da OACI para o fortalecimento das capacidades dos Estados na prestação dos serviços meteorológicos para a aviação.

O instrutor do Workshop, Dr. José Galvez, meteorologista do Weather Prediction Center (WPC) e do National Centers for Environmental Prediction (NCEP) dos Estados Unidos, apresentou os conceitos teóricos e práticos sobre os fenômenos meteorológicos abordados no Workshop, utilizando exemplos reais e dados atualizados. Ele também conduziu exercícios práticos com os participantes, utilizando ferramentas e dados disponíveis na internet, tais como Imagens de Satélite, Mapas Sinóticos, Diagramas Termodinâmicos e Modelos Numéricos. Os participantes do Workshop elogiaram a qualidade e a relevância do conteúdo apresentado pelo instrutor, bem como a oportunidade de trocar experiências e boas práticas com colegas de outras regiões.

02

O Workshop de SIGMET Parte I foi dividido em cinco dias, cada um com uma temática específica relacionada aos conceitos de Meteorologia Aeronáutica. No primeiro dia, foram abordados os padrões climatológicos nas Américas, incluindo os fenômenos El Niño e La Niña, e suas implicações para a aviação. No segundo dia, foram apresentadas as ferramentas de previsão numérica e de satélite, bem como suas vantagens e limitações. No terceiro dia, foram discutidos os Índices de Estabilidade, Trovoadas, Ondas de Leste e Cavados Tropicais da Alta Troposfera  (TUTTs), que são sistemas meteorológicos que podem gerar tempestades severas e Ciclones Tropicais. No quarto dia, foram abordados os conceitos de movimentos verticais, Ciclones, Turbulência e Formação de Gel em Aeronaves. No quinto e último dia, foram tratados os conceitos de movimentos verticais e Ciclones, que são responsáveis pela formação de Frentes Frias, Linhas de Cisalhamento e Jatos de Baixos Níveis.

Além dos conceitos teóricos, o evento também abordou um tema específico de grande relevância para a aviação: as cinzas vulcânicas. Os participantes assistiram a apresentações de especialistas do Equador, México e Estados Unidos sobre os impactos das cinzas vulcânicas na operação aérea, os métodos de detecção e monitoramento, os critérios para a emissão dos SIGMET e as medidas de mitigação.

O evento apresentou a fundamentação teórica e prática da análise e da previsão do Tempo, sendo uma preparação para o Workshop de SIGMET Parte II, que será realizado no segundo semestre de 2023, em cooperação com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Nessa segunda parte, o foco será nos aspectos operacionais das mensagens SIGMET, tais como os formatos, os critérios, os procedimentos e as responsabilidades dos órgãos envolvidos na sua elaboração e disseminação. O objetivo é capacitar os participantes para emitir e validar os SIGMET de acordo com as normas e recomendações da OACI, por meio do desenvolvimento de técnicas para padronização e aprimoramento da difusão dessas mensagens desde o envio até o armazenamento nos banco de dados oficiais.

 

Texto:  Cap Esp Met Wagner

Revisão: Cap Esp Met Rangel

Fotos: participantes do Workshop

Fim do conteúdo da página