Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER sedia, pela primeira vez, Estágio Supervisionado com os Alunos da EEAR

Topo G20 flags

Início do conteúdo da página

10

Entre os dias 3 e 23 de maio de 2023, o CIMAER sediará, pela primeira vez, o Estágio Supervisionado dos alunos de Meteorologia do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronaútica (EEAR), integrantes da segunda turma do ano de 2021.

O referido estágio está previsto na ICA 37-327 de 2006 que regula o Estágio Prático Supervisionado para os alunos do Curso de Formação de Sargentos da EEAR.  Este Estágio será cursado pelos seguintes alunos: Julia Hellen Alves da Silva, Alisson Soares da Silva, Tiago Santiago Nunes, Caio Duarte Linhares de Carvalho, Marcos Ivan de Araújo de Sá, Ed Wilson Queiroz de Castro, Yan José de Oliveira Ribeiro, Patrick Kossakowski de Jesus, Shana Karina Pereira de Barros e Jorge Fernando da Costa Motta. Os alunos estão sendo acompanhados pelo Segundo-Sargento Especialista em Estrutura e Pintura Rafael Nogueira Monteiro.

Como previsto na Instrução supramencionada, o estágio complementa o campo técnico-especializado, após terem sido ministradas todas as disciplinas previstas para esse campo. Além disso, proporciona aos futuros sargentos a possibilidade de imergirem na realidade da função que em breve ocuparão. Para o CIMAER, OM onde abriga a grande maioria dos militares do quadro de Especialistas e Técnicos em meteorologia, torna-se bastante oportuna a oportunidade de os alunos se depararem com a rotina operacional da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

Vale ressaltar que o primeiro compromisso formal do Estágio Supervisionado ocorreu no dia 2 de maio no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Alexandre Fragozo de Almeida dos Santos, um dos militares do CIMAER diretamente envolvido com o planejamento do estágio, acompanhou os alunos na visita ao DECEA, onde se apresentaram, juntamente com os alunos das especialidades de Informações Aeronáuticas e Cartografia, ao Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Na apresentação ao Brigadeiro Peçanha, os alunos receberam as boas-vindas e ouviram da autoridade a importância do Sargento Especialista para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A autoridade ainda orientou os alunos que “aproveitem este momento para vincular teoria com a prática, interagindo com todos os profissionais e conhecendo as particularidades de cada especialidade. Tenho certeza de que todos sairão daqui muito melhores do que chegaram.”, finalizou o Brigadeiro.

O dia seguinte começou com os alunos participando da Formatura de Início do Expediente Administrativo, com a Tropa do CIMAER sendo apresentada ao Comandante, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, pelo Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Claudio Fernandez Junior.

01

02

Na sequência, a Coordenadora do Estágio Supervisionado, Segundo-Tenente Livia Maria Fonseca dos Santos, conduziu os alunos até a Sala de Briefings do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, ocasião na qual o Coronel Messias, acompanhado dos Oficiais Superiores do Centro, teve a oportunidade formal de dar as boas-vindas aos alunos em uma cerimônia interna de abertura do estágio.

06

03

Após o canto do Hino Nacional por todos os presentes, a Segundo-Tenente Livia comentou sobre a honra de poder estar à frente nas ações de coordenação do primeiro Estágio Supervisionado da EEAR no CIMAER. “por ter uma grande carinho e identificação com a EEAR, onde pude trabalhar em um período de minha carreira como Graduada, recebo essa missão como um grande presente e tenho certeza de que o padrão de qualidade CIMAER será apreendido pelos Alunos e será uma referência para eles, independente da localidade onde iniciarão a carreira.  

05

Na sequência, o Comandante do CIMAER comentou sobre sua história profissional e pessoal, buscando motivá-los a buscarem seus sonhos e valorizarem o degrau que estão atingindo. “Não tenham receio de quebrarem paradigmas, pois quando há competência e vontade de trabalhar, os bons frutos são colhidos e nossa especialidade ganha ainda mais notoriedade. Fazemos parte de uma especialidade importantíssima para o Controle de Tráfego Aéreo, as autoridades e usuários reconhecem isso, nós, então, não podemos ter nenhuma dúvida disso e ter a consciência de que nossas ações impactam diretamente na segurança e na eficiência do Tráfego Aéreo...”, destacou o Comandante. Após entregar um singelo cartão de boas-vindas, frisou aspectos relacionados ao cotidiano, alertando sobre a importância de seguirem sempre os bons exemplos na modulação de suas carreiras.

07

Na sequência, o Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel ministrou uma breve instrução sugerindo reflexões acerca do significado da Divisa de Sargento, comentou sobre pilares que devem ser observados para uma carreira de sucesso e finalizou com algumas orientações gerais e particularidades sobre a cidade do Rio de Janeiro.

08

Sejam muito bem-vindos, “guerreiros de Esparta”, que a intrepidez, a coragem e a determinação militar de Esparta sejam balizadores de suas ações, não só durante o período em que aqui estiverem, mas para qualquer lugar aonde forem designados. Aproveitem os nossos profissionais que estarão à disposição para compartilharem seus aprendizados e vivências. Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação. CIMAER, Brasil!

 

Texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: S1 SAD Laporte e S1 BLM Borges

Data: 04.05.2023

Fim do conteúdo da página