Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER realiza Cerimônia Militar em celebração aos quatro anos de sua existência
Início do conteúdo da página

020

Nesta última sexta-feira, dia 28 de abril de 2023, o CIMAER celebrou o passar de quatro anos da data que foi formalizada a ativação do local em que o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão fora centralizado, ressignificando a história da Meteorologia Aeronáutica Brasileira.

Há quatro anos, o CIMAER foi efetivado por meio da Portaria n° 579/GC3 de 12 de abril de 2019, na qual o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NuCIMAER) foi desativado e o CIMAER passou a existir oficialmente como uma Organização Militar do Comando da Aeronáutica (COMAER), sendo um dos elos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Otimizando recursos humanos e meios, centralizando processos e selecionando as melhores práticas, a criação do Centro objetivou tornar ainda mais eficiente a prestação do Serviços Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, contribuindo, sobremaneira, com a segurança e com a eficiência do Tráfego Aéreo.

Nesse caminhar, o CIMAER integrou as atividades operacionais dos Centros Meteorológicos de Área Classe 1 (CMA-1), dos Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV) e absorveu as atribuições do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), eliminando redundâncias que estavam espalhadas pelo Brasil. Essa frutuosa centralização foi possível mediante significativo aporte tecnológico, eminente capacitação de pessoal, essenciais coordenações entre os Órgãos envolvidos e valorosos apoios administrativos.

Celebrar esses quatro anos de existência do CIMAER configura uma forma de reconhecer os desafios vencidos até aqui e dignificar os objetivos que foram alcançados, mediados pelas ações de Controlar, Defender e Integrar, denotando a importância do Centro para o cumprimento das missões institucionais do COMAER e do DECEA.

Antes do início da Cerimônia Militar alusiva ao Quarto Aniversário do Centro, ocorreu, no corredor principal do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER, uma breve solenidade de agraciamento aos militares eleitos Destaques no ano de 2022.

A escolha do Destaque Operacional é baseada no desempenho das atribuições operacionais, relacionado à produtividade, à responsabilidade, ao comprometimento, à qualidade e à eficiência de se trabalhar em equipe. Com esse espírito, o CIMAER elegeu o Major Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler e o Segundo-Sargento Técnico em Meteorologia Willian Viana Valentim de Carvalho como destaques no Setor Operacional de 2022.

002

004

Na ocasião, também foram agraciados aqueles que se destacaram militarmente, estando a escolha do Destaque Militar associada à postura que o militar apresenta em sua rotina, na qual deve estar relacionada, dentre outros valores, à disciplina, ao respeito, à hierarquia, à responsabilidade, ao comprometimento, à fé na missão e à apresentação pessoal. Nessa perspectiva, o Centro elegeu a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Mariana Corrêa Ferreira Lopes e o Soldado de Primeira-Classe SAD Artur Silva dos Reis como os destaques na esfera militar de 2022.

006

008

Para findar esse primeiro momento de condecorações, sucedeu-se o descerramento dos retratos dos militares nas respectivas Galerias de Destaques Operacional e Militar e, em seguida, o Comandante expressou sua gratidão aos agraciados pelos excelentes serviços prestados durante o ano de 2022, enaltecendo a importância desses comprometimentos para arrastar, pelo exemplo, os outros integrantes do efetivo.

“Essas homenagens não têm somente o objetivo de premiar os profissionais que cumpriram com louvor suas atividades operacionais e que apresentaram um comportamento militar e desempenho físico excepcionais, mas, sobretudo, objetivam incentivar todo o efetivo do CIMAER a se espelharem em militares que contribuem, com excelência, para o cumprimento da missão do Centro...”, ressaltou o Comandante.

005

010

011

Por volta das 10 h e 30 min, a Cerimônia Militar alusiva ao Quarto Aniversário do Centro teve início, presidida pelo Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, contando com a presença do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, demais Comandantes, militares e convidados.

Para cumprir o previsto no cerimonial, o CIMAER apresentou uma tropa comandada pelo Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Claudio Fernandez Junior, que, na posição de “abater espada”, solicitou autorização ao Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi, para dar início à solenidade militar.

019

Em seguida, houve um momento de registro e de agradecimento às autoridades presentes e demais militares do DECEA e do CIMAER, prosseguindo para o canônico ato em que todos os presentes adotaram posturas de sublime respeito para efetuarem o canto do Hino Nacional. No decorrer da solenidade, realizou-se a entrega de prêmios aos militares que se destacaram militar e operacionalmente, durante o ano de 2022, momento em que os homenageados ocuparam lugares no dispositivo da solenidade para receberem, das mãos do Comandante do CIMAER, prêmios que traduziram o reconhecimento pelos méritos alcançados.

 027

028

029

031

032

033

Na ocasião, também foi prestigiada, com o recebimento de um certificado emitido pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), a militar que se destacou no primeiro Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) de 2023, a Primeiro-Sargento Técnica em Meteorologia Deborah Christina Gomes da Silva.

A atmosfera de consagrações prosseguiu durante o momento em que foi entregue uma lembrança ao Primeiro Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia da Reserva Remunerada Francisco Pinheiro Gomes, pelas mãos do Coronel Messias, como uma forma de materializar o agradecimento ao Ex-Comandante que soube vencer, com maestria, os desafios de seu tempo para que o CIMAER, hoje, seja reconhecido como um Centro de referência na prestação do Serviço Meteorológico de Vigilância e Previsão.

035

036

Os olhares foram, então, direcionados para o deslocamento do Pavilhão Nacional, conduzida pela Porta-Bandeira, a Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Livia Maria Fonseca dos Santos, que, em passo cadenciado, tomou lugar de honra à frente da tropa, para que a imposição das medalhas de tempo de serviço pudesse ser iniciada.

037

A medalha militar é uma condecoração honorífica brasileira, originada em 15 de novembro de 1901 e oficializada mediante o Decreto nº 4.238, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. Neste contexto, o Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi e o Comandante do CIMAER, Coronel Messias, como Paraninfos, foram convidados a efetuarem a imposição das condecorações.

A medalha de ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Capitão Especialista em Meteorologia Edison José Marcon, ao Suboficial Técnico em Meteorologia Sérgio Lins de Oliveira e ao Suboficial Marcelo Emerson Camera, relativa aos trinta anos de serviço ativo. A medalha de prata, com passador de prata, referente aos vinte anos de serviço, foi concedida ao Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Filipe Menegardo de Souza, aos Primeiros-Sargentos Técnicos em Meteorologia Deborah Christina Gomes da Silva e Anderson Viana da Silva e ao Segundo-Sargento do Quadro de Taifeiros Eduardo Bispo da Silva. A medalha de bronze, com passador de bronze, pertinente aos dez anos de serviço ativo, foi concedida ao Suboficial Técnico em Meteorologia Marcelo Rocha Vieira e às Segundos-Sargentos Mariana Corrêa Ferreira Lopes, Kamilla Nascimento Jataraiba Batista e Letícia Martins Rosa Richter.

041

043

046

048

050

044

045

047

049

Concluído o ato de concessão das medalhas militares, sucedeu-se um célebre momento, sob o comando do Senhor Diretor-Geral do DECEA, em que os paraninfos e os agraciados adotaram a mais respeitosa atitude reverencial para prestarem continência à Bandeira Nacional.

053

Após o Pavilhão Nacional retornar ao seu lugar na tropa, o Comandante do CIMAER foi convidado a proferir algumas palavras e, após cumprimentar o Senhor Diretor-Geral do DECEA e as autoridades presentes, expressou a imensa satisfação em consolidar a comemoração do Quarto Aniversário do CIMAER, ressaltando os principais desafios vencidos e os objetivos conquistados do Centro no decorrer desses quatro anos de existência. O Coronel Messias finalizou acrescentando que a Unidade está pronta para prosseguir aperfeiçoando-se cada vez mais e adaptando-se às mais variadas demandas, de forma a tornar o nome do CIMAER cada vez mais fortalecido.

056

A Cerimônia Militar alusiva ao Quarto Aniversário do CIMAER foi encerrada com a tropa do CIMAER entoando o seu grito de guerra e levando às alturas o nome do CIMAER e a concepção de integração da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

058

Parabéns a todo o efetivo do CIMAER pelo quatro anos de existência! Com o apoio e suor de cada um dos senhores e senhoras, do mais antigo ao mais moderno, do primeiro que aqui aportou até o último a se apresentar; todos somos "METEOROS" e, graças à luz Divina que aponta a direção e aos 139 combatentes do CIMAER, esta OM se robustece como importante elo para o cumprimento da missão do DECEA de garantir a soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Que Deus esteja presente, hoje e sempre, protegendo nosso efetivo, iluminando as mentes que decidem e indicando o caminho a ser percorrido. Feliz aniversário, CIMAER, que venham mais outros muitos anos pela frente! Na Ponta do Galeão, no Centro a integração, feita a previsão, no apoio à aviação! CIMAER, Brasil!

 057

Texto: 2S BMT Espíndola

Revisão do texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: 2S BMT Espíndola

Data: 03.05.2023

Fim do conteúdo da página