Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER realiza sua segunda cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante, externalizando gratidão e votos de sucesso
Início do conteúdo da página

Foi realizada nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2023, a Cerimônia Militar de Transmissão do Cargo de Comandante do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), desta vez, extraordinariamente, em conjunto com o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC).

Os atos de Transmissão dos Cargos foram presididos pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e foi presenciado por diversas autoridades da Força Aérea Brasileira, representantes de entidades federais e convidados.

Previamente à Solenidade, às 08h, o Comandante substituído do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik e o Comandante substitutoCoronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, ambos acompanhados por suas respectivas esposas, iniciaram o dia rendendo graças a Deus por estarem vivenciando este sublime momento, por meio de um Culto Ecumênico no auditório do 1º GCC.

A cerimônia religiosa foi conduzida pelos Capelães Primeiro-Tenente EVG Gustavo Henrique Estevam Emilio e pelo Segundo-Tenente CAT Daniel da Silva, contando com a presença do primeiro Comandante do Centro, Coronel Especialista em Meteorologia da Reserva Remunerada Francisco Pinheiro Gomes e dos militares do efetivo do CIMAER. Na oportunidade, os Capelães buscaram realizar interessantes reflexões, citando passagens bíblicas que enaltecem elementos naturais inerentes ao campo da Meteorologia.

Posteriormente, o efetivo se dirigiu para o Salão Nobre do CIMAER, local onde ocorreu o Descerramento do Retrato do Tenente-Coronel Platenik, na Galeria dos Comandantes do CIMAER. Na ocasião, reuniram-se, novamente, os Comandantes, substituído e substituto, familiares, amigos e integrantes do efetivo do Centro. No início da cerimônia, o Tenente-Coronel Platenik fez o uso da palavra e proferiu um breve discurso, repleto de agradecimentos ao efetivo pelos dois anos de Comando e aproveitou para desejar sucesso ao Coronel Messias.

Ato contínuo, o Comandante substituído entregou, ao Comandante substituto, os Distintivos de Organização Militar de Comandante do CIMAER, simbolizando a efetiva transmissão do cargo e toda a responsabilidade que se encontra encerrada nesse ato.  Em seguida, o Coronel Messias convidou o Tenente-Coronel Platenik a proceder ao Descerramento do Retrato, momento no qual se eterniza o ciclo de Comando que se iniciou em 15 de janeiro de 2021.

Ainda nessa perspectiva, o Coronel Messias entregou, ao Comandante substituído, uma placa com dizeres de agradecimento do efetivo pela eminente dedicação e pelo grandioso empenho, exercido com maestria, desde 2017, quando, como Chefe da Divisão de Operações, acompanhou a integração do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, e depois como Comandante, onde alavancou a gestão processual da OM. Por sua vez, retribuindo a gentileza, o Coronel Messias recebeu do Tenente-Coronel Platenik a placa oficial que ficará afixada na entrada da Sala do Comandante, a partir da presente data.  

Ocorreu, ainda, uma troca de buquês de flores entre as esposas dos Comandantes, substituído e substituto: as senhoras Elizane Tomazia Oliveira da Silva e Maria Lucineide Araújo Barboza de Mendonça, respectivamente. Esse ato simboliza votos de agradecimento e sucesso, sendo protagonizado por aquelas que representam os alicerces necessários para que os Comandantes possam empregar toda a sua energia em prol da missão.

A solenidade do Descerramento se encerrou com as palavras do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade, na qual, representando todo o efetivo, além de desejar sucesso ao novo Comandante, agradeceu pelos dois últimos anos de vida do Centro, fazendo questão de ressaltar o alinhamento do Comando do Tenente-Coronel Platenik com os valores do Centro: Patriotismo, Integridade, Disciplina, Comprometimento, Profissionalismo e Camaradagem

Em torno de 10h 30min, na alameda em frente ao 1°GCC, ocorreu a Solenidade alusiva à segunda transmissão do Cargo de Comandante do CIMAER, do Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik para o Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça.

Na oportunidade, após o Comandante da Tropa, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Creedence César Rios Ferreira, apresentar a tropa, composta pelo Estado-Maior, Guarda-Bandeira, Grupamento Armado, Grupamento do CIMAER e do 1°GCC, ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi, deu-se início ao ato formal da Transmissão do Cargo de Comandante do CIMAER e do 1°GCC.

Após se posicionarem no dispositivo de Transmissão do Cargo, o Tenente-Coronel Platenik foi convidado a fazer o uso da palavra, momento no qual rendeu sinceros agradecimentos à amada esposa, aos queridos filhos, ao efetivo e aos superiores hierárquicos do DECEA e da GUARNAE-GL, pelo apoio inconteste durante seu Comando. Finalizou, citando características pessoais, dentre elas, uma muito peculiar: a de buscar estar próximo ao seu efetivo.  

Após lidos os atos de exoneração e de designação, houve, efetivamente, a Transmissão do Cargo de Comandante do CIMAER, onde o ato ganhou o devido destaque e a formal publicidade. Na sequência, os Comandantes, substituído e substituto, apresentaram-se ao Diretor-Geral por haver entregado e assumido, respectivamente, o Comando do CIMAER.

Após a transmissão do Cargo de Comandante do 1°CGG, entre o Tenente-Coronel Aviador Diego Ilvo Hennig, Comandante substituído, e o Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes De Araujo, Comandante substituto, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi, iniciou suas palavras destacando a importância das duas Organizações Militares para a missão da Força, enaltecendo as principais realizações dos Comandantes substituídos. No que tange ao CIMAER, a autoridade fez questão de pontuar que, no Comando do Tenente-Coronel Platenik, houve a implementação do Sistema WEBRADAR, a desmobilização do Prédio Administrativo (Casarão) para o início da obra de revitalização e a concepção do Sistema de Meteorologia (SISMET), com previsão de contratação para o ano vigente. Por fim, desejou sucesso aos Comandantes substitutos, colocando-se à disposição para o cumprimento das nobres missões.

A Cerimônia Militar teve seu desfecho ao som da Canção do Especialista e do Hino dos Aviadores, com a tropa desfilando em continência ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi, na alameda principal do 1°GCC.

Após o fim da Cerimônia, o novo Comandante do CIMAER, Coronel Messias, teceu algumas palavras sobre o momento tão especial na carreira: “Com quase quarenta anos de Força, comandar o CIMAER é uma honra! Agradeço à linha antecessora, que foi responsável por fincar os alicerces que aqui estão, e peço que Deus me dê a sabedoria necessária para atender aos anseios do meu efetivo e das autoridades que contam comigo para ser um dos Elos do DECEA, no cumprimento da missão-síntese da Força.”, expressou o Comandante.

O efetivo do CIMAER agradece ao Comandante substituído pelo fortalecimento processual da OM e pela forma humana pelo qual buscou nortear suas ações, desejando sucesso, em Manaus, no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM-MN). Da mesma forma, o efetivo anseia pelo sucesso da nova gestão do Coronel Messias, desejando sabedoria na condução do CIMAER a “altitudes” ainda mais elevadas. Prever para Voar, Voar para Defender e Integrar! 

Texto: Cap Esp Met Rangel

Revisão: 2S BMT Espíndola

Fotos: 2S BMT Espíndola

Data: 16.02.2023

Fim do conteúdo da página