Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER passa por sua primeira auditoria interna da Qualidade
Início do conteúdo da página

Foi realizada, nos dias 24 e 25 de outubro de 2022, a primeira Auditoria Interna da Qualidade no CIMAER, com objetivo de verificar se a prestação da Informação Meteorológica TAF está em conformidade com os requisitos normativos da ISO 9001:2015, com as legislações que regulam a prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão e com as normatizações internas do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER.

audi01

O marco inicial dos trabalhos se deu por meio da Reunião de Abertura, momento no qual se reuniram os seguintes militares: o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik; o Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Joabson Lira Cremes; o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional e Contraparte, Tenente-Coronel Luiz Alexandre Fragozo de Almeida; o Chefe do CMI e Contraparte, Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, o Auditor, Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, a Chefe da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER (SSGQ), Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados em Administração, Izabela Dominici Jangola; a Encarregada da SSGQ, Primeiro-Sargento técnica em Meteorologia Larissa Cardoso de Araujo Kubrusly, a Auditora, Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Maria Carolina Martins Pereira e a Auxiliar do Chefe do CMI e Contraparte, a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Mariana Corrêa Ferreira Lopes.    

Na oportunidade, o Comandante do CIMAER iniciou sua fala agradecendo as presenças dos envolvidos nesse processo e fez questão de ressaltar que se trata de um importante passo da OM para uma futura e desejada certificação. Ato contínuo, o Cap Rangel apresentou aos partícipes os detalhes que permeariam a Auditoria Interna, iniciando por uma contextualização do Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER dentro do escopo do Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA. Na sequência, clarificou sobre a finalidade da auditoria, o cronograma planejado e a base normativa que fundamentaria as ações.

audi02

Na sequência, os auditores foram para o Salão Operacional do CMI para iniciar as ações de inspeção, as quais envolveram observação, entrevistas, solicitações de evidências e a irrestrita observância dos itens normativos. Os auditores, com o auxílio das contrapartes e da Equipe Operacional de serviço, buscaram compreender os detalhes do processo e identificar a aderência das normas com o que pôde ser visualizado durante a operação real.

audi08

audi09

“O grande desafio é buscar um distanciamento antinatural do processo, afinal, somos Meteorologistas e conhecemos os procedimentos. Mas como estou aqui como Auditor, tenho que fazer esse exercício de afastar-me e agir como alguém que entrou pela primeira vez no Salão Operacional. Só assim conseguiremos realmente enxergar se o fluxo e os mecanismos desse processo estão inteligíveis e coerentes”, comentou o Cap Rangel.

A 2S Maria Carolina, também ressaltou o quão gratificante e ao mesmo tempo desafiador auditar a própria OM: “participar dessa auditoria é sentir a materialização de tudo que já foi escrito desde 2020. Se o CIMAER tem a capacidade de ser auditado é porque a semente plantada há dois anos já produz frutos e, pelo que se pôde verificar, excelentes frutos”, comentou a Auditora e Auxiliar da SSGQ.

O dia 25 foi destinado à Reunião de Encerramento, na qual foram expostas todas as observações coletadas na auditoria. Após a exposição do resultado às partes interessadas, o Chefe da Subdivisão de Doutrina Operacional e o Chefe do CMI expressaram-se, de forma uníssona, sobre a importância dessa auditoria na constatação de que os esforços diários do efetivo operacional para a implementação dos processos da Divisão de Operações estão sendo produtivos e reforçaram o salto de qualidade dado pelo CIMAER nesses últimos dois anos.

audi03

audi04

A chefe da SSGQ, 2º Ten Dominici, também compartilhou da mesma opinião sobre esse processo, indicando que outras auditorias internas ocorrerão e serão essenciais para o sucesso da auditoria de certificação, prevista para 2024.

O Comandante do CIMAER, renovou os agradecimentos aos envolvidos com a auditoria, acrescentando a satisfação de participar desse momento, uma vez que, por ter vivenciado todo o processo de integração da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão no CIMAER, outrora como Chefe da DO e agora como Comandante, acompanhou o crescente incremento na eficácia do processo finalístico da OM.

Mais um marco histórico foi alcançado e a constatação de que a excelência já existe é, sem dúvida, a maior demonstração de respeito àqueles que desejam voar. Sigamos em frente, a certificação está logo ali. Prever para voar, voar para Defender e Integrar!

 

 Texto: Cap Esp Met Rangel

Revisão: 2S BMT Maria Carolina

Data: 26.10.22

Fotos: Efetivo do CIMAER

Fim do conteúdo da página