Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER recebe visita de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Início do conteúdo da página

Entres os dias 13 e 15 de setembro de 2022, o CIMAER recebeu uma marcante visita de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com três propósitos bem definidos: conhecer a estrutura operacional do CIMAER, apresentar produtos, teorias e ferramentas ligados ao Clima Espacial e iniciar o projeto de confecção de um Manual de Operações visando à futura implementação de um Centro Regional de Clima Espacial no Brasil.

metesp01

Na oportunidade, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, deu as boas-vindas à comitiva de pesquisadores e expressou a satisfação em receber renomados profissionais para tratar de uma temática de destacada importância para o Comando da Aeronáutica e para a ciência brasileira. Em seguida, delegou ao 1° Tenente Especialista em Meteorologia, Filipe Menegardo de Souza, Adjunto da Seção de Meteorologia Espacial (SME) do CIMAER, dar prosseguimento às atividades da visita.

Ato contínuo, o Tenente Menegardo os apresentou ao Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Claudio Fernandez Junior, e ao Chefe do Centro Meteorológico Integrado (CMI), Major Especialista em Meteorologia Marcelo Augusto Damaceno. Na sequência, conduziu-os ao Salão Operacional do CMI, onde os pesquisadores conheceram a atual concepção operacional do CIMAER.

Na conjuntura, o Tenente detalhou as posições de trabalho dos oficiais e graduados do Centro e as respectivas funções para a execução da prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão. Em seguida, a Segundo-Sargento Fernanda de Souza Goulart apresentou-lhes o Serviço VOLMET, parcialmente absorvido pelo CIMAER, mencionando como se processa a transmissão, em tempo real, das condições meteorológicas aos pilotos em rota, ressaltando a importância desse serviço para a segurança do tráfego aéreo.

metesp02

metesp04

Após essas explanações, iniciou-se as apresentações dos pesquisadores, na Sala de Briefings do CMI, para os membros do efetivo que atualmente compõem a SME. Nessa ocasião, esteve presente, além do Tenente Menegardo e da Segundo-Sargento Goulart, a Terceiro-Sargento Adriana Machado dos Santos.

A primeira a falar foi a senhora Ligia Alves da Silva, pesquisadora na área de Cinturões de Radiação. Na sua exposição, a pesquisadora abordou os principais impactos engendrados na aviação pela radiação associada aos Cinturões de Radiação. Na abordagem, comentou sobre a geração de um índice de dosagem de radiação que pode afetar a saúde de passageiros, dos tripulantes e dos sistemas aviônicos.

metesp05

metesp06

No dia 14 de setembro, a senhora Láysa Cristina Araujo Resende Chagas, pesquisadora da área de Ionosfera da Divisão de Clima Espacial do INPE, iniciou os trabalhos realizando uma exposição sobre algumas teorias e ferramentas visando à construção de índices na área da Ionosfera, com aplicabilidade direta na Meteorologia Espacial. Dentre esses índices, destacou o S4 – Índice de Cintilação Ionosférica, capaz de detectar bolhas de plasma, que possuem como característica a ausência de densidade eletrônica, as quais interferem nas ondas de alta frequência - High Frequency (HF).

metesp07

metesp11

O último a falar, porém não menos importante, foi o senhor Marlos Rockenback da Silva, pesquisador da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia do INPE. Na ocasião, apresentou índices do meio interplanetário, os quais quantificam o impacto da atividade solar no meio ambiente espacial-terrestre.

metesp09

metesp10

Após as apresentações, a comitiva e os membros presentes da SME iniciaram discussões preliminares em torno da operacionalização da prestação do Serviço de Meteorologia Espacial no CIMAER. Após algumas propostas, como a inclusão do Clima Espacial como um dos fatores contribuintes para acidentes/incidentes nos relatórios do CENIPA, foram expostos algumas ideias e sugestões para a confecção de um Manual balizador para a prestação do Serviço de Meteorologia Espacial.

Após as discussões, a senhora Ligia expressou a satisfação por conhecer a estrutura disponível para a execução das atividades operacionais do Centro e enfatizou que gostaria de ficar mais tempo para conhecer ainda mais as atividades já desempenhadas e continuar vislumbrando as possibilidades de aplicação dos índices na atividade de Meteorologia Espacial.   

Ao final, o Comandante do CIMAER, Ten Cel Platenik, fez questão de agradecer a visita dos pesquisadores e o envolvimento do efetivo as SME nesse importante momento de idealização da concepção operacional do Serviço de Meteorologia Espacial. “Essa visita marca o início da formatação do que será realizado no Salão Operacional do CMI em um futuro não muito distante. Infelizmente, a operacionalização dessas ideias não será no meu Comando, mas fico extremamente orgulhoso de estar vivenciando esse momento embrionário", reforçou o Comandante.

Nesses três proveitosos dias de troca de experiências, o CIMAER deu mais um importante passo histórico: o descortinamento de uma área do conhecimento que, até pouco tempo atrás, era uma “bolha” sem densidade. Hoje, graças ao comprometimento de pessoas que se dedicam à temática, já é possível se vislumbrar como será o monitoramento da atividade solar e seus efeitos na aviação. Estar ao lado do INPE nessa empreitada, é motivo de orgulho, satisfação e certeza de que, em um futuro não muito distante, será devolvido à sociedade mais um importante produto, que permitirá voos ainda mais seguros. Avante, CIMAER, o limite, hoje, não é mais estratosférico, é interplanetário! Prever para voar, voar para defender e integrar!

 

Texto: Cap Esp Met Rangel

Revisão do texto: 2S BMT Thalita Borgatti

Fotos: Cap Esp Met Rangel e 2S BMT Thalita Borgatti                             

 

Fim do conteúdo da página