Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIMAER celebra seu terceiro aniversário realizando seu primeiro desfile militar
Início do conteúdo da página

O dia 14 de abril de 2022 foi uma data que, indubitavelmente, ganhará seu lugar de espaço nos marcos históricos do CIMAER. Nesse dia, celebrou-se o passar de três anos da data de criação e de estruturação do Centro que, desde então, dedica-se a prestar, com excelência, o Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão, visando contribuir com a segurança e com a eficiência do tráfego aéreo.

anivdes35

Após um longo e pesaroso cenário pandêmico, verificado nos anos anteriores, o CIMAER viveu a ímpar oportunidade de comemorar o seu Terceiro Aniversário, por meio da realização de uma solenidade militar, inteirada de tropa armada e desfile militar. Um momento de grande relevância e vibração para o Centro que, diante da ocasião de festejos, pôde homenagear, com tamanha euforia e emoção, a respeitável caminhada da Organização Militar “caçula” do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Por volta das 11 horas, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, recebeu a autoridade que presidiu a cerimônia militar alusiva ao Terceiro Aniversário do CIMAER, o Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. A solenidade contou também com a presença das seguintes autoridades: Senhor Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; Senhor Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; Senhor Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA (SDAD), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; o Coronel Aviador Robson Louzada de Silva Ferreira, representando o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e o Graduado Master Suboficial Edmar Brum Câmara, da Guarnição do Galeão.

Para fazer cumprir, com fervor e maestria, uma idônea cerimônia, o CIMAER apresentou uma tropa, comandada pelo Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Joabson Lira Cremes, fortalecida e inteirada pelo Porta-Bandeira, Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Alan Descartes Tobias Tafuri; pelo Porta-Estandarte, Segundo-Tenente Especialista em Meteorologia Anderson Biassus da Silva; pelos Comandantes de Fração de Tropa, Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia André Luiz Ferreira Santos, que comandou o grupamento armado, e o Primeiro-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Jozafa Bizarria Silva, que esteve à frente do tropa composta pelo efetivo do CIMAER.

anivdes30

anivdes27

No decorrer da solenidade, houve um respeitável momento de concessão das medalhas militares de tempo de serviço. A medalha militar é uma condecoração honorífica brasileira, originada em 15 de novembro de 1901 e oficializada mediante o Decreto nº 4.238, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. Neste contexto, o Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini e o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Platenik, foram convidados a efetuarem a imposição das condecorações, atuando como os paraninfos da cerimônia.

anivdes36

A medalha de ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Capitão Especialista em Meteorologia José Marcelino da Silva e ao Suboficial Técnico em Meteorologia Antônio Soares Nogueira Junior, relativa aos trinta anos de serviço ativo. A medalha de prata, com passador de prata, referente aos vinte anos de serviço, foi concedida aos seguintes militares: Segundo-Tenente Especialista da Aeronáutica em Meteorologia Robson Pires Cardoso e aos Primeiros-Sargentos Técnicos em Meteorologia Márcio Lemos de Oliveira, Renan Silva David, Gabriel Portugal Soliva Reis e Rodrigo Bergara Loureiro. A medalha de bronze, com passador de bronze, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de dez anos foi concedida à Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Tatiana do Nascimento Martins.

anivdes37

anivdes40

anivdes42

anivdes43

Concluído o momento de concessão das medalhas militares, o Comandante do CIMAER proferiu algumas palavras que, após cumprimentar o Senhor Diretor-Geral do DECEA e as autoridades presentes, expressaram a imensa satisfação em consolidar a comemoração do Terceiro Aniversário do CIMAER de uma forma mais especial, com uma formatura presencial. O Comandante manifestou também um eminente sentimento de alegria, pois além de estarmos vivenciando um cenário involutivo da pandemia, o Centro vem passando por um constante e crescente amadurecimento administrativo, técnico e operacional. Por fim, revelou que na jornada desses três anos, o CIMAER realizou a integração dos Serviços de Vigilância e Previsão Meteorológica, do Serviço de Meteorologia de Defesa, do Serviço de Apoio Meteorológico ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e do Serviço de Clima Espacial, este ainda em fase de implementação; expressando que a Unidade está pronta para prosseguir aperfeiçoando e integrando, cada vez mais, as demandas necessárias, de forma a tornar o nome do CIMAER cada vez mais fortalecido.

anivdes44

Assim como o Comandante do CIMAER, o Senhor Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini, teceu algumas palavras sobre esse importante momento que o Centro vivencia, certificando que a Unidade, ainda no início da sua caminhada, enfrentou desafios como a pandemia, sem prejudicar a qualidade dos serviços operacionais prestados. Além disso, expressou o quanto a Meteorologia é uma área respeitada pelo setor da aviação e pela sociedade como um todo, uma vez que os acontecimentos, de cunhos meteorológicos, muitas vezes podem provocar grandes impactos e fatalidades, enfatizando que a antecipação da informação meteorológica faz parte de um correto planejamento para um voo eficaz e seguro. Para finalizar, o Diretor-Geral do DECEA enalteceu o vigor da tropa ao entoar o Hino Nacional, afirmando que o tal feito demonstra o meritório comando da tropa.

anivdes53

A cerimônia alusiva ao Terceiro Aniversário do CIMAER foi encerrada por intermédio do primeiro desfile militar da Unidade, momento em que a tropa percorreu a alameda de acesso ao Casarão Administrativo do Centro, em continência ao Diretor-Geral do DECEA, ecoando a Canção do Especialista, com extrema lisura e vivacidade. Concluída a solenidade, o Comandante do CIMAER convidou todas as autoridades presentes, e os demais convidados, para um momento de confraternização no Salão Nobre do Centro.

anivdes47

anivdes48

anivdes49

Também ocorreu nesse dia, precedente ao evento, uma breve solenidade de agraciamento, com a finalidade de homenagear o Ex-Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia da reserva remunerada Francisco Pinheiro Gomes, e os militares eleitos destaques no ano de 2021, realizada no corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER. Para iniciar esse solene momento de reconhecimentos, o Comandante, Tenente-Coronel Platenik, conferiu, ao Ex-Comandante, uma placa que ilustra a identidade visual do CIMAER, acompanhada de uma mensagem de agradecimento pelos enriquecedores anos de Comando dedicados à Unidade. Na oportunidade, o Coronel P. Gomes expressou o prazer de voltar ao CIMAER e poder contemplar a eminente evolução do Centro.

anivdes02

Logo após, deu-se continuidade nas homenagens aos militares eleitos destaques no ano de 2021. A escolha do Destaque Operacional é baseada, exclusivamente, no desempenho das atribuições operacionais, estando relacionado à produtividade, à responsabilidade, ao comprometimento, à qualidade e à eficiência de se trabalhar em equipe. Com esse espírito, o Centro elegeu o Capitão Especialista em Meteorologia Alex Brito de Melo e a Segundo-Sargento Técnica em Meteorologia Lilyam Raquel Costa Matos como os destaques no setor operacional de 2021.

Na ocasião, o Capitão Melo representou os Destaques Operacionais eleitos, visto que a Segundo-Sargento Lilyam não pôde estar presente, e recebeu do Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Platenik e do Chefe da Divisão de Operações do Centro, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo Lima Nunes, um certificado e uma singela lembrança, como uma forma de simbolizar os reconhecidos méritos do militar.

anivdes03

Nesse momento de condecorações, também foram agraciados os militares que se destacaram militarmente, durante o ano de 2021. A escolha do Destaque Militar está associada à postura que o militar apresenta em sua rotina, na qual deve estar relacionada, dentre outros valores, à disciplina, ao respeito à hierarquia, à responsabilidade, ao comprometimento, à fé na missão e à apresentação pessoal. Nessa perspectiva, o CIMAER elegeu o Primeiro-Sargento Técnico em Meteorologia Paulo Kleiton Batista de Araujo e o Soldado de Primeira-Classe Especializado em Administração Diego Padilha Queiroz dos Reis como os destaques no domínio militar de 2021.

Os militares receberam do Comandante do CIMAER e do Chefe da Seção de Planejamento José Achiles Trindade seus respectivos certificados e suas singelas lembranças, que também buscaram demonstrar o reconhecimento meritório dos militares agraciados.

anivdes07

Para findar as formalidades de consagrações, que antecederam à cerimônia militar alusiva ao Terceiro Aniversário do CIMAER, sucedeu-se o descerramento das fotos dos militares nas Galerias de Destaques Operacional e Militar. Neste desfecho, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Platenik, expressou lídima gratidão e fez questão de enaltecer os militares, de forma bem singular, considerando suas respectivas características e salientando a responsabilidade e a confiança depositadas nos mesmos, diante das referidas posições de destaques na Unidade.

Nesse dia de celebrações, os parabéns se estendem a todo o efetivo do CIMAER! Que sigamos nessa rota para continuarmos alcançando, diariamente, o cumprimento da nossa missão e que Deus, em sua infinita sabedoria, continue nos iluminando para que estejamos apenas no começo de uma grande história da Meteorologia Aeronáutica Brasileira. Prever para voar, voar para defender e integrar!

Texto: 2S BMT Espíndola

Revisão do texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: 2S BMT Espíndola

Fim do conteúdo da página