Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > 23 de março: Dia Meteorológico Mundial
Início do conteúdo da página

dmm00

O Dia 23 de março é reconhecido internacionalmente como o dia da Meteorologia, sendo intitulado como Dia Mundial da Meteorologia ou Dia Meteorológico Mundial. A data surgiu em 1961 para celebrar a criação da Organização Meteorológica Mundial - OMM, instituição que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que existe desde 1950 e, atualmente, está presente em 189 países.

A data celebra a técnica responsável por analisar os processos atmosféricos visando à previsão do tempo. Ao ter acesso às informações atmosféricas obtidas pelas mais variadas fontes disponíveis, os meteorologistas são capazes de realizar análises de previsão do tempo, de forma a disponibilizar ao usuário a previsão meteorológica para os mais diferentes fins.

A Meteorologia possui uma vasta gama de aplicações, envolvendo deferentes setores da sociedade como a Aviação, a Agricultura, o Planejamento Urbano, bem como o Tráfego Aéreo e o Marítimo. Dessa forma, o meteorologista possui um diversificado campo de atuação e suas análises causam reflexos diretos na economia de um país, sendo informação essencial para a definição de políticas públicas de uma nação.

Nesse contexto socioeconômico em que a Meteorologia se encontra imersa, no ramo da Aviação, a informação meteorológica faz parte do Roll das variáveis imprescindíveis para que a intenção de voar seja posta em prática de forma segura. Por meio de assessoramentos diários aos aeronavegantes, a meteorologia aeronáutica visa à escolha do melhor horário e da melhor rota a ser voada de forma a contribuir com a segurança, com a economia e com a eficiência das operações aéreas.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) gerencia a atividade de Meteorologia Aeronáutica no Brasil, por meio de uma complexa estrutura envolvendo: Radares Meteorológicos (RM), Estações Meteorológica de Superfície (EMS), Estações Meteorológicas de Altitude (EMA), Centros Meteorológicos Militares (CMM), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), este responsável pela prestação do serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão.

Dessa forma, o mosaico de Radares Meteorológicos são os “olhos remotos" do meteorologista, pois fornecem informações que possibilitam previsões de curtíssimo prazo a milhares de quilômetros de distância. São por meio dessas imagens, por exemplo, que o previsor no CIMAER pode assessorar, de forma precisa, o aeronavegante sobre uma formação cumuliforme profunda na rota SBMN-SBPV ou a hora em que determinada condição hostil chegará ao aeródromo de Boa Vista.

Nas EMS, por sua vez, os Observadores Meteorológicos, que são técnicos em Meteorologia, são fiéis assessores dos pilotos, à medida que retratam as condições meteorológicas reinantes na área do aeródromo e em sua vizinhança, sendo uma das informações meteorológicas mais utilizadas pelos aeronavegantes para seus planejamentos. Os Observadores são os responsáveis pela confecção e envio dos códigos METAR e SPECI para fins operacionais e do código SYNOP, com a finalidade sinótica, de atender, principalmente, à climatológica.

As EMA são importantíssimas para se conhecer o estado da atmosfera superior. Ao lançar o Balão Meteorológico, os sensores da sonda coletam dados de pressão, temperatura e umidade da superfície até a Troposfera superior, bem como a direção e velocidade do vento; abarcando assim os níveis de cruzeiro mais voados pelas empresas aéreas. O conhecimento desse perfil vertical é essencial para alimentar os Modelos Numéricos de Previsão do Tempo que, por sua vez, projetam as condições futuras do tempo em superfície e em altitude como, por exemplo, condições propícias para a Formação de Gelo em Aeronaves e de Turbulência Atmosférica.

Os CMM atuam nas Bases Aéreas onde os há Esquadrões de voo sediados. Dessa forma, os graduados que atuam como Operadores desses Centros, de posse das previsões meteorológica elaboradas pelo CIMAER, prestam assessoramento direto às tripulações militares durante suas rotinas e/ou durante algum exercício operacional específico. Já o ICEA possui como principais competências a capacitação e o desenvolvimento de pesquisas na área de Meteorologia e Climatologia, fornecendo assim suporte científico para os setores operacionais de Meteorologia. 

E, somando-se a essa estrutura, o CIMAER, como Centro Meteorológico responsável pela prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, concentra a maioria dos Previsores da Força Aérea Brasileira, os quais fazem uso das informações obtidas dos Radares, das condições reinantes nos aeródromos, das informações do ar superior, da Climatologia e dos produtos de Modelagem Numérica para comporem suas análises de previsão. 

No cenário atual, oficiais e graduados, homens e mulheres trabalham diuturnamente no Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER para assessorar aqueles que têm intenção de voar, emitindo diferentes mensagens meteorológicas de forma a abastecer o aeronavegante com o maior número de informações possíveis, de forma que o voo possa acontecer de forma segura e o mais próximo possível do planejado. Dessa forma, AIRMET, Avisos de Aeródromo, Avisos de Windshear, assessoramentos meteorológicos no formato de briefings, GAMET, SIGMET e Previsões Terminais de Aeródromo (TAF) são disponibilizados diariamente pelo CIMAER a TODOS os usuários.

Assim, o CIMAER se apresenta como um dos elos essenciais do DECEA, contribuindo, ininterruptamente, para a defesa e a soberania do espaço aéreo brasileiro, missão institucional da Força Aérea Brasileira. Essa importância foi explicitada pela homenagem textual prestada pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, neste 23 de março de 2022:

"Neste 23 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Meteorologia, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) ressalta a importância do Alerta das condições meteorológicas e das Ações antecipadas, a fim de mitigar os prejuízos à sociedade, causados pelos fenômenos meteorológicos extremos mais frequentes e intensos. Nesse sentido, os meteorologistas têm o desafio de prever e alertar suas ocorrências em curto espaço de tempo.

No intuito de manter-se proativo na sua atividade laboral, o profissional de meteorologia, elo fundamental na prestação do serviço de Meteorologia Aeronáutica, busca o aprimoramento das competências e das capacidades para atuar na observação, previsão, monitoramento e alerta de fenômenos meteorológicos adversos, tais como rajadas de vento, turbulência, formação de gelo severo, tempestades e nuvens de cinzas vulcânicas, que afetam diretamente os procedimentos de pouso e decolagem em aeródromos e os voos em rota.  

  A fim de possibilitar a antecipação de alertas dos efeitos decorrentes dos eventos meteorológicos de tempos extremos, para a aviação, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), unidade do DECEA, está investindo na melhoria da previsão, propondo a integração de produtos e informações dos radares meteorológicos pela ferramenta WEBRADAR. Tal fato contribui no aumento da consciência situacional dos efeitos decorrentes dos fenômenos meteorológicos adversos e auxilia na ação antecipada por meio da elaboração de alertas de tempo significativos para as aeronaves em rota, em procedimento de pouso e decolagem ou estacionadas em aeródromos.

Ainda neste escopo, e com o propósito de tornar mais prático e oportuno o acesso às mensagens e produtos meteorológicos disponibilizados na Rede de Dados de Meteorologia Aeronáutica (REDEMET), foi desenvolvida a REDEMET LITE, versão para dispositivos móveis, destinada aos usuários do serviço de Meteorologia Aeronáutica.

É com muito orgulho e satisfação que neste dia parabenizo e agradeço a todos os profissionais de Meteorologia que prestam excelentes e importantes serviços à comunidade, e de forma particular, enalteço nossos meteorologistas do SISCEAB que, por intermédio de sua dedicação e comprometimento, contribuem de forma valiosa para a manutenção dos elevados níveis de segurança da navegação aérea no Brasil."

Meteorologistas, parabéns!

Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini

Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

 

Após a leitura do texto do Diretor-Geral do DECEA ao efetivo, o CIMAER promoveu um café da manhã para todo o efetivo no seu Salão Nobre. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Achiles Trindade, representando o Comandante, iniciou a celebração comentando sobre a importante representatividade dessa data: "essa data traduz a importância da Meteorologia para as atividades humanas. Desde os primórdios, o Homem precisa de previsibilidade para viver, logo temos que nos orgulhar de pertencer a essa especialidade e o futuro dela depende, em grande parte, da nossa atuação diária. Esta data também nos faz refletir sobre as consequências sociais de nossa atuação", enfatizou o Chefe da Seção de Planejamento do CIMAER.

 dmm01

Ato contínuo, foi exposto ao efetivo um vídeo editado pelo DECEA, na qual explicita as diversas atuações dos técnicos e meteorologistas do SISCEAB e sua importância para o cumprimento das missões do DECEA e da Força Aérea Brasileira. Esse vídeo poderá ser assistido ao acessar o link abaixo:

dmm02

http://www3.decea.intraer/noticias/wp-content/uploads/2022/03/Dia-Do-Meteorologista-2022-INTRAER.mp4

Em seguida, foi descerrada a Galeria dos Meteoros do CIMAER, onde procura prestigiar TODOS os militares que usaram, em algum momento, o DOM do CIMAER do lado esquerdo do peito. A Galeria contém os nomes e as respectivas datas das apresentações dos militares que aqui estiveram desde a transição da II FAE até os que chegaram neste primeiro trimestre de 2022. O Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, comentou sobre a ideia da Galeria: "essa galeria busca realizar um resgate histórico, de forma que os "soldados" que aqui estiveram não sejam esquecidos ao longo do tempo. A inserção da palavra Meteoro no título dessa galeria traduz uma informalidade proposital, de forma a tornar esse espaço aconchegante para quem a visita. Além disso, somos conhecidos por toda a Força Aérea como Meteoros, o que torna essa galeria facilmente interpretada. É importante dizer também que TODOS aqui são Meteoros, independente da especialidade, uma vez que TODOS labutamos para a elevação de nível da NOSSA Meteorologia. Por fim, queria agradecer a algumas pessoas que possibilitaram a criação dessa Galeria: SO BMT Guilherme, 1S Gerusa, 1S Ludmila, 2S Thalita Borgatti e a 2S Raquel; sem o trabalho delas, no resgate de cada militar, essa materialização não seria possível", completou o Capitão. 

dmm03Parabéns a TODOS os "Meteoros" do CIMAER e dos outros importantes elos do SISCEAB. A Meteorologia Aeronáutica está muito bem servida com a qualidade, com a competência e com o profissionalismo de cada que contribui para o contínuo engrandecimento dessa especialidade que também é ciência. Prontidão e proatividade são características intrínsecas a quem escolhe essa área de atuação e a transposição de limites e obstáculos são feedbacks e ao mesmo tempo combustível para seguir, com humildade e resiliência, na busca pela segurança e pela fluidez dos que desejam voar. Prever para voar, voar para defender e controlar!

 dmm04

Texto: Cap Esp Met Rangel

Fotos: Integrantes do efetivo do CIMAER 

Fim do conteúdo da página