Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > No Dia do Meteorologista, CIMAER faz resgate histórico e valoriza seu efetivo
Início do conteúdo da página

dia do meteorologista 2021

Em 14 de outubro de 1980, a profissão de meteorologista foi regulamentada pela lei nº 6.835 e em 2004 essa data foi referendada na Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). Porém, foi a partir de 2008 que o dia 14 de outubro foi aprovado oficialmente como o "Dia do Meteorologista", na Sessão Plenária Ordinária 1353 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA.

Como uma forma de destacar ainda mais a referida data, entre os dias 16 e 19 de outubro de 2021, em Campina Grande, ocorrerá, de forma híbrida, o XXI Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET) promovido pela SBMET juntamente com o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). Os CBMET reúnem bianualmente a comunidade científica e profissional do Brasil, para discutir e apresentar as pesquisas mais recentes desenvolvidas no meio acadêmico, bem como as inovações tecnológicas na área de Meteorologia.

Este evento congrega alunos e professores de diversas universidades nacionais e internacionais, pesquisadores que atuam em centros de pesquisas operacionais de meteorologia, além de diversos segmentos da sociedade que se utilizam das previsões meteorológicas como ferramenta de tomada de decisão.

Para o CIMAER, centro responsável pela prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, o dia 14 de outubro é uma data de celebração e, sobretudo, de agradecimento, uma vez que reúne a ampla maioria de meteorologistas e técnicos em meteorologia do efetivo da Força Aérea Brasileira.

 

Um Breve histórico

Ativado em 12 de abril de 2019, o CIMAER é fruto de uma concepção de centralização, a qual fora impelida pelas transformações político-econômicas pelas quais vem passando a sociedade brasileira, principalmente nesta última década. A administração pública se depara com um cenário de intensa racionalização de suas atividades, de simplificação dos processos e de busca por redução de custos.

Inserida nesse contexto, a Força Aérea Brasileira (FAB) desencadeou uma série de ações visando a alcançar as metas vislumbradas, contribuindo assim para o desenvolvimento e para a eficiência do Poder Aéreo e Espacial Brasileiro. Iniciou-se então a REESTRUTURAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Com um delineamento formalizado na Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 11-45 - Concepção Estratpegica Força Aérea 100, várias ações buscando a redução de gastos, otimização de recursos humanos, centralização de processos e aumento da eficiência dos serviços prestados começaram a virar realidade nas Organizações da Força Aérea Brasileira.

Nessa perspectiva, no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), brotaram as primeiras ideias sobre a contribuição da Meteorologia Aeronáutica nesse processo. A redundância de pessoal e funções para desempenhar as atividades de vigilância e previsão ora realizadas pela rede de Centros Meteorológicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a parca interação entre esses Centros, no intuito de se obter previsões de consenso; foram os principais motivadores das primeiras discussões sobre a centralização da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão.

De sua ativação até o presente 14 de outubro, muitas ações de estruturação foram tomadas, algumas se encontram em estágio de desenvolvimento e outras fazem parte de uma concepção estratégica de longo prazo; porém, vale ressaltar que, em todas elas, há a participação inequívoca e fundamental do efetivo que, com amor e coragem, estão transformando o CIMAER.

O Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Buhler, atual Destaque Operacional - Oficial, representando todos os meteorologistas do CIMAER comentou sobre a importante data para a meteorologia: “a data fortalece a meteorologia como um todo e o CIMAER, como importante Elo do DECEA, torna-se fundamental para que a meteorologia aeronáutica continue numa trajetória crescente de reconhecimento e importância”, ressaltou o Capitão.

O Primeiro-Sargento técnico em Meteorologia Reinaldo de Almeida Braz, eleito o Destaque Operacional – Graduado, representando todos os técnicos em meteorologia do CIMAER, também comentou sobre o simbolismo da data. Trata-se de uma data importante para a regulamentação da atividade, onde Meteorologistas e técnicos convergem para uma mesma direção – o fortalecimento da meteorologia como ciência e campo de atuação profissional. Fico feliz em ver o CIMAER celebrar essa data, buscando reconhecer o valor do seu efetivo”, externalizou o 1S Braz.

Coincidentemente, neste dia, no CIMAER, o Capitão Especialista em Meteorologia Jimmy Nogueira de Castro, Previsor do CMI, apresentará sua Defesa de Dissertação: Previsão de Tempo Severo Convectivo utilizando inteligência computacional, finalizando assim um ciclo que começou em 2018, com a primeira turma de Mestrandos do convênio DECEA/UFRJ. “Espero que minha pesquisa possa ser operacionalizada no Salão Operacional do CMI, auxiliando na tomada de decisão do Previsor. A Inteligência computacional e a meteorologia estão cada vez mais próximas e o futuro é muito promissor quando se pensa nessa interação”, ressaltou o Cap Jimmy.        

O Comandante do CIMAER, Ten Cel Platenik, também fez questão de comentar sobre a importância da data: “vejo como muito pertinente e justo relacionar a curta e intensa história do CIMAER com a atuação dedicada do efetivo, pontuando os nossos destaques operacionais como representantes dos demais. Os homens e mulheres que aqui atuam são condição sine qua non para os tempos e movimentos até aqui concretizados. Nesse dia, em que o meteorologista é o foco, faço questão de agradecer a todos do efetivo, pois até aqui eles têm combatido o bom combate em prol de uma meteorologia aeronáutica mais consistente e capaz de cumprir sua missão”, enfatizou o Comandante.

Que este dia 14 de outubro, todos do CIMAER possam se sentir prestigiados e com suas importâncias reconhecidas dentro das respectivas áreas de atuação. Sem o apoio, a dedicação, o compromisso e a fé na missão de TODOS que “adotaram” essa ciência como ofício, o CIMAER não teria caminhado tanto em tão pouco tempo. Feliz dia do Meteorologista, CIMAER! Prever para apoiar, apoiar para voar, voar para defender e integrar!

 

Texto: Cap Esp Met Rangel

Revisão: 2S BMT Maria Carolina

Arte: 2S BMT Espíndola

Fim do conteúdo da página