Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Céu de Brigadeiro na inauguração da Estação Radar de Ponta Porã.
Início do conteúdo da página

No dia 30 de junho de 2021, foi inaugurada pelo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e demais autoridades envolvidas, a Estação Radar de Ponta Porã (MS).

pontrapora1Essa nova estação, somada a de Porto Murtinho (MS) e a de Corumbá (MS), faz parte de um ambicioso projeto de modernização e ampliação da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na fronteira oeste do Brasil. Isso significa que qualquer aeronave que adentrar ao espaço aéreo brasileiro, a baixas altitudes, será prontamente detectada e passará a receber vetoração da defesa aérea brasileira.

A implantação e implementação desses radares são ações estratégicas de defesa e que só foram possíveis graças a uma parceria celebrada em 2018 entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a qual visa ao combate à ilegalidade e à consequente soberania do espaço aéreo brasileiro.

Embarcada com tecnologia de última geração, a Estação Radar de Ponta Porã é composta por um Radar primário de longo alcance (LP23SST-NG) com capacidade de detecção de até 450 km ou cerca de 636 mil km2 e um secundário (RSM970S). Esses dois radares além de possuírem enorme espectro de detecção, abarcando desde alvos com nenhuma ou baixa velocidade, até aeronaves de caça; incorporam funcionalidades como medidas de proteção eletrônica, mantendo-se em operação mesmo sob ataque de interferência eletrônica; e identifica a altitude dos alvos, provendo uma informação tridimensional.

Cabe ainda ressaltar que a operacionalização desses três radares da fronteira oeste (Porto Murtinho, Corumbá e Ponta Porã) foi promovida pelo DECEA, órgão central do SISCEAB, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) em parceria com a empresa Omnisys.   

Para apoiar o evento de inauguração da Estação Radar de Ponta Porã, os coordenadores solicitaram assessoramento meteorológico ao CIMAER, uma vez que envolvia deslocamento da Presidência da República e toda uma infraestrutura de suporte para que o evento ocorressem conforme o planejado.

Nessa pesrpectiva, uma semana antes do evento, dia 23 de junho de 2021, o CIMAER forneceu, por videoconferência, o primeiro briefing meteorológico para os principais envolvidos com a organização do evento. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia, Luiz Claudio Fernandez Junior, com a devida autorização do Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, forneceu um panorama geral do comportamento previsto das condições atmosféricas, à superfície e em altitude, desde dois dias anteriores ao evento (D-2), até três dias após o evento (D+3).

pontapora3

pontapora4Após isso, o CIMAER ficou responsável por alimentar os coordenadores do evento com atualizações diárias do briefing inicial. Dessa forma, entraram em ação todos os previsores de vigilância e graduados de serviço entre os dias 24 e 30 de julho para preparem as previsões e enviarem ao Chefe da Divisão de Operacões do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo de Lima Nunes, de forma que este pudesse retransmiti-las aos interessados.

O Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia, José Eduardo Gonçalves Platenik, comentou sobre essa importante participação do CIMAER neste evento de repercussão nacional: "a despeito do pouco tempo de existência, o CIMAER já começa a ficar veterano em participar de importantes eventos de interesse nacional. Ser requisitado pelas autoridades para fornecer o assessoramento meteorológico é o melhor feedback de que o serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão está sendo muito bem prestado. E isso se deve à competência e à dedicação dos meus comandados, oficiais e graduados, que buscam atender com excelência, a qualquer hora do dia e/ou da noite, qualquer usuários que tenha intenção de voar", enfatizou o Comandante do CIMAER. 

Assim, similarmente como ocorreu na recepção da primeira aeronave GRIPEN em território brasileiro, o CIMAER cumpriu sua missão quando foi acionado e mais uma vez comprovou que a união de forças do seu corpo de previsores e de graduados é a única forma de se garantir a eficácia que os aeronavegantes esperam do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica. Avante, CIMAER! Certos de que o melhor possível está sendo feito, rumaremos sempre à melhoria constante! Prever para apoiar, apoiar para voar, voar para defender e integrar!

Para mais informações: https://www.decea.mil.br/?i=midia-e-informacao&p=pg_noticia&materia=forca-aerea-brasileira-inaugura-a-estacao-radar-de-ponta-pora

 

Texto: Cap Esp Met Rangel

Informações técnicas: 1° Ten Camille (CISCEA)

Fotos: Cap Esp Met Rangel e Luiz Eduardo Perez (DECEA)    

Fim do conteúdo da página