No dia 12 de abril de 2019, exatamente há dois anos, por meio da Portaria n° 579/GC3, publicada no BCA n° 63 de 16 de abril de 2019, o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica foi desativado e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica passou a existir efetivamente como uma Organização Militar do COMAER.
A partir desse ato administrativo, a Meteorologia Aeronáutica brasileira iniciou um novo ciclo na sua história, sem precedentes, que materializa uma concepção de que para haver uma mudança de patamar na prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, sua centralização seria uma condição sine qua non. Hoje, dia 12 de abril de 2021, exatamente dois anos depois de sua ativação, muitas ações foram tomadas, muitos aprendizados foram obtidos e uma grande expectativa foi gerada em virtude dos acontecimentos vivenciados.
Infelizmente, no primeiro aniversário do CIMAER, a contaminação horizontal da pandemia de COVID-19 já era uma realidade e o Brasil se encontrava em estado de alerta máximo, não sendo recomendável uma solenidade militar. Neste ano, o contexto é ainda mais grave, as restrições permanecem e a prudência indica que ainda não é o momento para celebrações com aglomerações.
Nessa perspectiva, o CIMAER celebra o seu segundo aniversário de uma forma bem parecida como celebrou o seu primeiro, com um misto de sentimentos. Alegria pelo fato de estar em constante aperfeiçoamento de seus processos, estruturando-se administrativa e operacionalmente, encorpando seus recursos humanos e por vislumbrar um porvir bastante promissor; e um sentimento de pesar pelas terríveis consequências econômicas, sociais e sanitárias engendrada por esse vírus que assola a humanidade.
Celebrar é acolher com festejos ou com exaltação. Se com festejos, não é possível, faz-se mister exaltar as obras e as pessoas que se destacaram de abril de 2020 até aqui, ou seja, agradecer ao nosso efetivo por meio do resgate das obras realizadas nos últimos 12 meses.
Dentre esses acontecimentos, no mês de maio de 2020, o CIMAER iniciou, em conjunto com a ALA 11, uma grande campanha de arrecadação de alimentos, de forma a ajudar as famílias impactadas com as medidas de isolamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias à época. Assim, o CIMAER conseguiu arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, o que foi muito importante na mitigação dos efeitos do impacto econômico gerados, em especial, para os mais vulneráveis. Essa campanha teve como público-alvo as famílias de comunidades carentes da Ilha do Governador-RJ.
Como OM caçula do SISCEAB, as autoridades recém-chegadas ao DECEA quiseram conhecer o CIMAER. Nesse sentido, no dia 3 de junho de 2020, o CIMAER recebeu a primeira visita do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; acompanhado pelo Vice-Diretor e no dia 13 de julho de 2020, a visita do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga. Na oportunidade, o Comandante do CIMAER contextualizou as autoridades sobre as principais demandas e as ações em curso.
Uma das preocupações do Comando do CIMAER foi continuar homenageando os integrantes do efetivo. Dessa forma, alinhado com os protololos sanitários vigentes, no dia 30 de julho de 2020, na Sala do Comandante do CIMAER, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva ao quadragésimo sétimo aniversário de Alberto Santos-Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira, com as imposições das medalhas “Mérito Santos-Dumont” e “Bartolomeu de Gusmão”. O Capitão Especialista em Meteorologia Clayton Wagner Melo Gonçalves e o Primeiro-Sargento técnico em Meteorologia Flávio Ferreira Alves foram os militares agraciados com a medalha “Mérito Santos-Dumont” e “Bartolomeu de Gusmão” respectivamente.
Ainda nesse contexto, os graduados promovidos também receberam destaque e homenagens. Em agosto, o Diretor de Administração do pessoal resolvera promover à graduação de Suboficial e à graduação de Segundo-Sargento os seguintes militares: o Suboficial Fábio Garcia Silva de Araújo, a Segundo-Sargento Tatiana do Nascimento Martins, o Segundo-Sargento Kaio Vinícius de Oliveira Correia e a Segundo-Sargento Mariana Corrêa Ferreira Lopes. E em dezembro, foram promovidos os Suboficiais Edson Soares dos Prazeres Junior, Marcelo Emerson Camera e Gustavo Monteiro Ferreira; a Primeiro-Sargento Ludmila Marcondes de Oliveira; e os Segundos-Sargentos Kamilla Nascimento Jataraíba Batista Martins e Daniel Antônio Gomes.
As ações com enfoque social também mereceram atenção especial. Nos meses de agosto e setembro de 2020, o CIMAER realizou uma campanha para arrecadação de livros infantis intitulada: "Doe imaginação, doe livros". Essa ação teve como um dos principais motivadores a pandemia, uma vez que muitas crianças deixaram de frequentar as escolas, acarretando rotinas ociosas e limitadas dentro de suas casas.
As pesquisas científicas também não foram impactadas. O DECEA em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou, nos dias 5 e 6 de agosto de 2020, o V Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica. Dentre as palestras, destacaram-se as pesquisas realizadas por membros do efetivo do CIMAER como: "Previsão de CAT para a Região Sul do Brasil", do Tenente-Coronel P.Gomes; "Previsão de Tempo Severo Convectivo para a Área Terminal São Paulo”, desenvolvida pelo Capitão Especialista em Meteorologia Jimmy Nogueira de Castro; e “Previsão de Turbulência de Ar Claro (CAT) devido às Ondas de Montanha”, do Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Filipe Menegardo de Souza.
Na área operacional, o CIMAER também foi muito exigido. Além das demandas rotineiras, participou de missões e exercícios militares importantes. Na ALA 5, entre 17 de agosto e 04 de setembro de 2020, participou, pela primeira vez, do Exercício Operacional (EXOP) Tápio. Militares do CIMAER prestaram diariamente briefings meteorológicos, em língua inglesa, para os envolvidos no Exercício Operacional.
As gestões operacionais também foram intensas. No dia 28 de agosto de 2020, o CIMAER recebeu membros da INFRAERO para coordenar os últimos detalhes da nova concepção da prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, o qual envolve o CIMAER e o Centro Meteorológico de Aeródromo Classe I de Guarulhos (CMA-1 GR). A partir de 1° de setembro de 2020, a provisão do serviço de Briefings e Aprontos Meteorológicos, que outrora era desempenhado pelo Centro Meteorológico de Aeródromo Classe I de Guarulhos (CMA-1 GR), passou a ser de responsabilidade do CIMAER.
Dos quase 20.000 briefings/aprontos disponibilizados pelo CIMAER neste último ano, um deles foi bastante peculiar. Entre os dias 4 e 18 de setembro, o Esquadrão POTI (o Poti Azul), de Porto Velho, no retorno da Exop Tápio, encontrou uma severa restrição de visibilidade horizontal causada por fumaça oriunda das queimadas ocorridas na Região Centro-Oeste do Brasil e não conseguiu prosseguir viagem. Graças à atuação do CIMAER, após contato via WhatsApp de um dos tripulantes (1S BMA Walber) com o Comandante do CIMAER, a tripulação recebeu o assessoramento meteorológico necessário para que conseguisse, após 14 longos dias, retornar a Porto Velho em segurança. O agradecimento do 1S Walber a todos do CIMAER foi realmente muito gratificante e comovente.
Dentre as missões de cunho militar, entre 14 e 24 de setembro de 2020, o CIMAER atuou diretamente na importante e estratégica missão de recepção da primeira aeronave Gripen em território nacional. Por meio de assessoramentos meteorológicos diários e em língua Inglesa, fornecidos à tripulação e aos envolvidos com a logística da operação de traslado da aeronave de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP, o CIMAER teve a primeira grande demonstração de que a união de seu efetivo é a única forma de cumprir a missão com excelência.
No contexto da capacitação e da avaliação, os graduados do efetivo foram submetidos ao primeiro Teste Operacional do CIMAER. Nos dias 15 e 16 de setembro de 2020, no auditório do 1° Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC), a Chefe da SIAT, a Primeiro-Tenente Alessana Rosette Carrijo coordenou as ações de planejamento e aplicação do teste, seguindo as recomendações protocolares relativas à COVID-19.
No dia 14 de outubro de 2020, o CIMAER celebrou o Dia do Meteorologista prestando uma homenagem aos nossos Previsores e aos Graduados por meio da história de sucesso da Terceiro-Sargento técnica em Meteorologia Fernanda Andrade Monteiro. Á época, a graduada acabara de se formar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e escolhei o CIMAER como primeira OM de sua promissora carreira.
Por outro lado, no dia 23 de outubro de 2020, no Comando Aéreo Leste, durante cerimônia alusiva ao Dia do Aviador, foi entregue a “Ordem do Mérito Aeronáutico”, grau Cavaleiro, a um de nossos graduados mais antigos e exemplo de profissional compromissado com a missão: o Suboficial, técnico em Meteorologia, Sidney Silvestre da Silva.
Ainda no viés humanitário, no dia 28 de outubro de 2020, no auditório do 1º GCC, a Cap QOEMED MAS Luciana Jandre Boechat Alves apresentou uma palestra sobre câncer de mama, reforçando as ações promovidas pelo CIMAER relativas ao Outubro Rosa. O Comando do CIMAER buscou com essa ação, além de demonstrar o zelo para com o seu efetivo, promover reflexões acerca da importância do cuidado com a saúde como uma forma de comprometimento com a instituição, e, consequentemente, com o Brasil.
Como uma referência na área de Meteorologia dentro da GUARNAE-GL, no dia 29 de outubro de 2020, o CIMAER foi convidado a participar como palestrante, pela primeira vez, da Reunião do Quadro de Tripulantes do 1º GT. Por ter amplo escopo de atuação para cumprir essas missões, o Esquadrão Gordo necessita constantemente reunir seu efetivo para realizar padronizações, discutir procedimentos e refletir sobre práticas; tudo visando à segurança operacional e à eficiência do Esquadrão. Esta participação marcou o início de um vínculo que tende a ser bastante promissor e perene daqui para frente.
No dia 30 de outubro de 2020, um fato histórico importante ocorreu: foi retirada a pá do rotor principal de um helicóptero H-1H que, por quase 50 anos, esteve em operação e decorou a paisagem da área frontal ao Casarão da desativada II FAE. Neste novo ciclo, a pá seguiu para o PAMA-SP, sendo retirada pelo 3S Ferreira do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) da ALA 11. O Cap Aviador Fernandes, do PAMA-SP, é o responsável pelo Projeto H-50 naquela OM e recebeu a referida pá.
A exemplo do Exop Tápio e do recebimento do Gripen, entre os dias 09 e 27 de novembro de 2020, o CIMAER prestou diariamente assessoramento meteorológico, em língua inglesa, às tripulações envolvidas com o EXOP Tínia, que abrangeu as Alas 3 e 4 localizadas em Canoas (RS) e Santa Maria (RS) respectivamente. Vale ressaltar que, em todos esses exercícios operacionais, o CIMAER foi muito elogiado pelas autoridades responsáveis.
No que tange aos avanços sistêmicos, entre os dias 9 e 13 de novembro de 2020, foi realizada, no CIMAER, a entrega do Build I do sistema WebRadar em desenvolvimento pela empresa de tecnologia IACIT. Foi um momento extremamente marcante, pois, com as sugestões e ajustes indicados pelos especialistas do CIMAER aos desenvolvedores, esse sistema, após implantado, tende a mudar de patamar as atividades operacionais da Meteorologia Aeronáutica.
No contexto da Meteorologia de Defesa, no dia 24 de novembro de 2020, o CIMAER recebeu integrantes da Comissão de Meteorologia Militar (COMETMIL) e colaboradores do Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGeoDef). Na ocasião, a visita foi coordenada pelo Coronel Especialista em Meteorologia Paulo Roberto Bastos de Carvalho, do Ministério da Defesa (MD), o qual esteve ladeado pelos seguintes membros da COMETMIL: Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Valdeci Donizeti Juliar da França, do MD; Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Fernando de Abreu Pinto, do DECEA; Capitão QAO Amauri Paixão dos Santos, do Comando de Operações Terrestre do Exército Brasileiro (COTER); e o Civil Marcelo José Gama da Silva, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia de Porto Velho (CENSIPAM-PV).
Seguindo o que fora realizado em dezembro de 2019, no dia 15 dezembro de 2020, o CIMAER realizou a entrega de cestas natalinas aos funcionários que trabalham na empresa Cardeal, a qual presta o serviço de limpeza nas instalações do complexo que abarca o CIMAER e o 1° GCC. Com o espírito natalino aflorado, cada membro do efetivo participou desse ato de partilha em prol dos que mais precisam e que nos ajudam diariamente no cumprimento de nossa missão. Esse reconhecimento à equipe da limpeza serve para humanizar ainda mais nosso ambiente de trabalho, mostrando assim o espírito de corpo e a solidariedade do nosso efetivo.
O dia 14 de janeiro de 2021 figurou como mais um dia histórico para o CIMAER: a inauguração das Galerias de Destaques e o Organograma. Neste dia, no corredor principal do Casarão Administrativo do CIMAER, foram inaugurados o Organograma, já com as futuras chefias definidas pelo futuro Comandante, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik. Além disso, foram inauguradas as Galerias de Destaques Operacional e Militar; descerradas as placas de destaques do ano de 2019 e os retratos dos destaques do ano de 2020.
O dia 15 de janeiro de 2021 também ficará registrado na história do CIMAER por marcar o término do primeiro grande ciclo de comando e por dar início a um novo e promissor período. O primeiro Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel P.Gomes, passou o Comando ao Tenente-Coronel Platenik em Cerimônia Militar presidida pelo DGCEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo.
No dia 26 de fevereiro de 2021, o Chefe da Seção de Instrução e Avaliação Técnica (SIAT) do CIMAER e a equipe da Seção do Sistema de Gestão da Qualidade do CIMAER (SSGQ) visitaram o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro para conhecerem os processos com certificação NBR ISO 9001:2015, buscando importar e adaptar um pouco da espertise deles ao CIMAER.
No dia 08 de março de 2021, mesmo com o cenário pandêmico ainda muito presente, o CIMAER não poderia deixar de valorizar e prestigiar nossas meteoros e as funcionárias da empresa Cardeal que prestam serviço no CIMAER. Assim, com o financiamento do efetivo masculino e apoio do efetivo da Seção de Comunicação Social do CIMAER (SCOM), cada guerreira ganhou um kit com um cartão personalizado, explicitando assim a importância, particularizada, de cada uma na construção e na manutenção dessa OM. Ainda celebrando a data, foram feitas homenagens às duas graduadas que foram Destaques Operacional e Militar do CIMAER em 2019: A 2S BMT Lilyam Raquel Costa Matos e a 2S BMT Raquel Albuquerque da Silva Pedro, respectivamente.
O Dia Mundial da Meteorologia ou Dia Meteorológico Mundial é celebrado no dia 23 de março. A data celebra a técnica responsável por analisar os processos atmosféricas visando à previsão do tempo. Destarte, o CIMAER prestou homenagem a dois dos seus Previsores que foram Destaques em 2019 e 2020, o Capitão Especialista em Meteorologia Sildiscley Assis Coelho e o Capitão Especialista em Meteorologia Eduardo Bühler, respectivamente.
No dia 29 de março de 2021, o Novo Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia efetivamente entrou em operação. A despeito dos pequenos ajustes que ainda estão sendo realizados, o atual Banco OPMET atende ao preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que, por convenção, recomendou que cada país estabelecesse procedimentos de forma a se adequar a um padrão internacional de divulgação e recebimento das informações meteorológicas. Essa evolução sistêmica tende a trazer benefícios ao CIMAER, os quais serão espelhados na qualidade dos produtos disponibilizados aos usuários.
E ainda fazendo parte da celebração alusiva ao 2° Aniversário do CIMAER, foi realizada no dia 16 de abril, no Salão Nobre do CIMAER, uma singela cerimônia militar, sem convidados externos e com efetivo reduzido. Na ocasião, o Destaque Operacional de 2020 (Primeiro-Sargento Reinaldo de Almeida Braz) e os Destaques Militar de 2020 (Marcelo Emerson Camera e Manuel Vitor Cardoso Laporte) receberam prêmios pelos méritos chancelados pelo efetivo.
Nas palavras finais, o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Platenik, fez uma contextualização sobre o momento em que estamos atravessando: "Vivemos um período muito difícil. Eu particularmente estou com entes queridos em situação delicada e acredito que muitos aqui estão passando ou passaram por momentos difíceis em virtude dessa pandemia, mas não poderíamos deixar esse momento passar em branco. Os destaques são referências para os demais, fizeram por merecer e esse reconhecimento se faz muito necessário e justo. Nosso efetivo também merece ser homenageado. A OM caçula do SISCEAB está evoluindo a cada dia e isso não é mérito do Comandante, isso é uma construção do efetivo, que é o nosso maior patrimônio! Obrigado pelo apoio de todos vocês na construção dessa querida e importante OM", finalizou o Comandante.
Como se pôde perceber, foram muitas ações implementadas, mesmo em um cenário sem precedentes na história moderna da humanidade. Além das que foram supramencionadas, no último ano, foram confeccionados e expedidos a partir do Salão Operacional: 1.412 GAMET, 14.641 Avisos de Aeródromo, 6.950 AIRMET, 22.655 SIGMET, 19.549 Aprontos e 74.736 TAF. Ou seja, a missão do CIMAER não sofreu solução de continuidade, muito pelo contrário, os feedbacks recebidos na ponta da linha e por autoridades, demonstram que a missão foi cumprida com a excelência esperada.
Nesse sentido, cabe aqui um agradecimento muito especial ao efetivo do CIMAER, desde aqueles que por aqui aportaram quando não havia sequer uma cadeira para se sentar, passando pelos que chegaram durante toda essa intensa rotina e que tiveram que ter a adaptabilidade que todo processo de transferência exige. Vocês são exemplos vivos de fé na missão!
Assim, com o apoio e suor de cada um dos senhores e senhoras, do mais antigo ao mais moderno do primeiro que aqui aportou até o último a se apresentar; todos somos METEOROS e, graças à luz Divina que aponta a direção e aos 131 meteoros do CIMAER, esta OM se robustece como importante elo para o cumprimento da missão do DECEA de garantir a soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Que Deus esteja presente hoje e sempre protegendo nossos 131 integrantes, iluminando as mentes que decidem e indicando a direção a ser seguida. Feliz aniversário, CIMAER, que venham mais outros muitos anos pela frente! Prever para apoiar, apoiar para voar, voar para defender e integrar!
Texto: Cap Esp Met Rangel
Informações Operacionais: SO Silvestre
Fotos: Efetivo do CIMAER
Redes Sociais