A Força Aérea Brasileira é responsável por Controlar, Defender e Integrar o país em um escopo de 22 milhões de quilômetros quadrados - a Dimensão 22. Em consonância com essa realidade, foi firmado um contrato em 2014 entre o Governo Brasileiro e a Saab - empresa criadora de sistemas de defesa e segurança aeroespacial, sediada na Suécia - para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F (modelos E - monoposto e F biposto).
De acordo com informações disponibilizadas no site da Saab, o contrato de cooperação industrial associado (offset), inclui a transferência de tecnologia para as indústrias brasileiras e o comprometimento em desenvolver e produzir os 36 novos caças Gripen para o Brasil. A partir da efetivação desse contrato, em setembro de 2015, iniciaram-se as atividades de transferência de tecnologia e desenvolvimento em conjunto do Gripen E e F para atender aos requisitos operacionais da FAB.
Conforme informações divulgadas pelo site “Agência Brasil” mais de 350 brasileiros, entre engenheiros e técnicos, participam ativamente do programa de transferência de tecnologia, incluindo temporadas na Suécia para receber treinamento. Além disso, em 2016, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen foi inaugurado junto à Unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, de forma a facilitar o gerenciamento das atividades técnico-operacionais.
Nesse sentido, engenheiros brasileiros e suecos trabalham conjuntamente para desenvolver o projeto. A previsão é que, se tudo correr dentro do planejado, as 36 aeronaves sejam todas entregues até 2024. Em São Bernardo do Campo (SP) está sendo montado a fábrica onde serão produzidas partes da aeronave que, posteriormente, terão a sua montagem final na planta de Gavião Peixoto.
Bem antes de o Gripen aportar em Navegantes, o CIMAER iniciou os trabalhos de coordenação de como seria o apoio a ser prestado aos envolvidos com essa missão. A partir do dia 14 de setembro, os previsores do CIMAER efetivamente iniciaram as análises para o período previsto de chegada, permanência em Navegantes e deslocamento para Gavião Peixoto, enviando ao Elo do Comando de Preparo (COMPREP), Major Aviador Rodrigo de Oliveira Perdoná, um relatório meteorológico compreendendo o período entre 20 e 24 de setembro, de forma a contribuir para um planejamento preliminar.
Os primeiros briefings meteorológicos confeccionados pelo CIMAER foram apresentados à equipe envolvida com o recebimento do Gripen nos dias 17 e 18 de setembro pelo Capitão Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel. Esses briefings contiveram diversas informações acerca do estado atual da atmosfera e do estado futuro compreendendo o dia seguinte (D+1) e os dias 23, 24 e 25 de setembro, possíveis dias em que o Gripen se deslocaria para Gavião Peixoto.
A partir do dia 20, data em que a aeronave chegou ao Brasil, no Porto da cidade de Navegantes-SC, vinda da Suécia, os briefings foram diários e envolveram previsores e graduados nas suas confecções e apresentações. O Capitão Especialista em Meteorologia, Claudio Montalvão Rodrigues, Chefe da Subdivisão de Meteorologia de Defesa do CIMAER e integrante da equipe de análise de consenso ministrou os briefings dos dias 21 e 22 de setembro e também atuou diretamente na coordenação da missão.
Nos dias 23 e 24 de setembro, os briefings foram ministrados na Língua Inglesa pela Segundo Sargento Juliana Gomes Alvarenga e pelo Terceiro Sargento Breno Halan Coury, respectivamente, e tiveram também o apoio da 2S Fernanda de Souza Goulart para os ajustes finais.
Para que os assessoramentos diários pudessem ser realizados e transmitidos aos integrantes da missão em Navegantes, foi mister uma grande mobilização do efetivo, cada um dentro da sua área de atuação. Primeiramente gestões da Divisão Técnica (DT) do CIMAER, junto ao Comandante para que houvesse uma adequação na estrutura de TI presente, de forma a possibilitar o apoio remoto por meio de videoconferência. Ainda no que tange à DT do CIMAER, diariamente, o Major Creedence Cesar Rios Ferreira e o Cap Clayton Wagner Melo Gonçalves, estiveram, in loco, apoiando os briefings por meio de gravações, suporte de TI e backup para apresentação na Língua Inglesa, caso fosse necessário.
Em paralelo, a Divisão de Operações (DO) do CIMAER atuou desde o início nas coordenações junto ao Major Perdoná e na formação de um grupo de previsores que ficaram responsáveis por padronizar as apresentações, confeccionar o relatório meteorológico preliminar, elaborar as análises de previsão, discuti-las, alimentar os slides com as informações de consenso, apresentação dos briefings e treinamentos com os graduados. Nessa empreitada, além do Chefe da DO, Major Luis Claudio Fernandez Junior, e do Chefe do CMI, Major Marcelo Augusto Damasceno, atuaram de forma muito presente os Capitães Eduardo Buhler, Montalvão, Rangel, Dênis Rodrigues da Silva e Sildiscley Assis Coelho.
Pelas características da missão e da aeronave, as análises tiveram que conter informações da baixa e da alta atmosfera abarcando análise sinótica, previsão do tipo e respectivas espessuras das nebulosidades, probabilidade de precipitação, estimativa de visibilidade horizontal, temperatura do ar, perfil vertical do vento, pressão reduzida ao nível médio do mar, previsão de turbulência, formação de gelo em aeronaves, rajadas e Wind Shear; isso para um escopo envolvendo oito localidades e as condições da própria rota SBNF-SBGP.
No dia 24 de setembro, no início da tarde, o Gripen decolou de Navegantes-SC e pousou em segurança em Gavião Peixoto-SP em pouco menos de 1 hora de voo. Assim, com esse emblemático pouso, a missão foi cumprida e o CIMAER, a despeito de sua curta existência, já escreve o seu nome nesse importante momento histórico da Força Aérea Brasileira.
Esta missão foi um exemplo de que o CIMAER está a postos, ininterruptamente, para assessorar aqueles com intenção de voar com segurança. Ao saber do pouso do Gripen em Gavião Peixoto, o CIMAER teve, de forma muito clara uma constatação que será levada por cada um que utiliza o DOM do CIMAER do lado esquerdo do peito: somente UNIDOS seremos capazes de cumprir nossa missão com a excelência que as operações aéreas exigem. O dia 24 de setembro de 2020 se torna um marco para o CIMAER como talvez o primeiro dia em que se constatou realmente que o trabalho em conjunto é a única maneira de materializar o nosso lema de prever para apoiar, apoiar para voar, voar para defender e integrar. Parabéns Brasil por esse salto estratégico, parabéns à Força Aérea Brasileira por adquirir uma equipagem à altura de sua história e importância e parabéns ao CIMAER pelo cumprimento da missão graças ao esforço conjunto de seus valorosos recursos humanos.
Texto: Cap Esp Met Rangel / Fotos: Efetivo do CIMAER
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