Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Feliz Dia dos Pais
Início do conteúdo da página

Mensagem aos Pais

Pai, um super-herói sem capa

Quando surge um problema, qual a nossa primeira vontade? Chamar por ele, o herói sem capa, sem escudo e sem armadura, mas com o "superpoder" de amar, compreender, abraçar e solucionar os desafios mais complexos.

À medida que o Dia dos Pais se aproxima, é um momento oportuno para contemplarmos o profundo significado da paternidade. Abstraindo do apelo comercial da data, devemos aproveitar o momento e dedicar um tempo para refletir sobre o nosso papel de pai, sobre a mais nobre missão confiada aos homens nesta terra. Afinal, o quinhão que nos cabe é somente o de provedor do lar e de auxiliador da mãe? É fascinante pensar que o monossílabo “PAI” carrega a grandeza da dádiva de representar Deus perante os nossos filhos. Diante dessa honra e dessa responsabilidade, como responderíamos hoje a algumas questões: Será que nossos filhos sabem que há um Pai no céu que sempre será fiel e verdadeiro? Será que estamos ensinando nossos filhos no caminho da retidão de valores e falando de Cristo? Será que estamos exercendo o sacerdócio do lar, orientando e intercedendo pela vida dos nossos filhos através da oração ou estamos delegando a terceiros? Será que por mais ocupados que estivermos, tomaremos um tempo de qualidade para dar aos nossos filhos sem qualquer distração concomitante? Será que nossos filhos têm prioridade diária em nossas vidas ou são as últimas escolhas do apagar das luzes do dia? Qual é o legado que estamos deixando aos nossos filhos e as nossas próximas gerações?

Ao me deparar com essas indagações, penso que a tarefa de ser pai requer sacrifício, coragem, dedicação e muita paciência. Antes de eu ser pai, eu não sabia do que eu era capaz. A paternidade me transformou, me permitiu amadurecer e potencializar minhas valências da atenção, do cuidado, da doação e da renúncia. Pude experimentar o desejo de querer ser melhor a cada dia e pude encontrar uma força que eu nunca imaginei que eu tivesse.

Nesse contexto, posso afirmar, sem medo de errar, que o maior desafio de um pai é ser exemplo de conduta para seu filho em todas as situações e circunstâncias. É fácil? Não. Tem manual? Não. Tem gabarito? Também não. É preciso atitude para assumir uma posição de protagonista na vida dos filhos, educando com amor, justiça e sabedoria.

Nossos filhos não precisam de um pai perfeito. Eles precisam de um pai presente em todas as áreas da vida. Nossos filhos precisam de um pai que os protejam, que os amparem, que os abracem, que os ouçam, que os aceitem, que brinquem, que se aproximem, que transformem as pequenas oportunidades em momentos inesquecíveis.

Que nesta data, nós pais possamos ter a convicção que estamos lutando pela felicidade dos nossos filhos e que somos, sim, os heróis sem capa do dia a dia: homens comuns, com defeitos e qualidades, mas que são incansáveis em benefício de seus filhos. Desejamos que todos os pais possam se orgulhar de um dia poder ouvir: “Papai, quando eu crescer quero ser como você”, porque você, PAPAI, foi a maior referência, a melhor influência e a grande inspiração de vida para seu filho!

PAI: Gerenciando filhos para que possam voar!

1S BCT BRUNO GODOY DE CARVALHO

 

Fim do conteúdo da página