O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou esta semana, o Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo para 100 Aeródromos, com operações nos principais aeródromos no mês de junho de 2023.
Dentre os principais pontos desta edição, destacamos as semanas 26 e 27, que registraram 56.787 e 56.773 movimentos, respectivamente, sendo as semanas mais movimentadas desde o início da pandemia.
Movimento Semanal
Considerando o total de movimentos para o mês de junho, verificamos que os aeroportos do Santos Dumont, Cuiabá e Brasília apresentaram suas melhores recuperações mensais desde o início da Pandemia, com 44%, 17,3% e 16,8%, respectivamente.
Total de Movimentos Mensais por aeródromo
Os dez aeroportos mais movimentados do mês de junho, SBGR, SBSP, SBBR, SBRJ, SBKP, SBCF, SBRF, SBPA, SBJR e SBSV, equivalem a 47% dos movimentos totais do Brasil.
Ranking Mensal
A FIR Atlântico (SBAO) é a única que apresentou crescimento superior a 25% para os primeiros meses de 2023 em comparação a 2022. Isso ocorre em função da sua demanda ser composta exclusivamente por voos internacionais.
Total acumulado de movimentos
A FIR Amazônica, registrou seu dia pico, desde o início da pandemia, em 30/06/2023 com 1.148 movimentos. Vale ressaltar a festa de Parintins como fator de aumento nos movimentos.
Movimentos diários e Média Móvel
A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos, ou pelo site de Performance, em Produtos.
Produzido pela Subdivisão de Pós-Operações - CGNA
Redes Sociais