O curso ATM-47 (indicadores de desempenho ATM) faz parte do programa de capacitação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e tem como principal objetivo promover a cultura da gestão por performance e harmonizar a metodologia de coleta e de interpretação dos indicadores de desempenho da área ATM entre os profissionais dos diversos elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O público-alvo do curso constitui-se de profissionais que atuem diretamente na coleta, no tratamento e/ou na análise de dados e indicadores, a fim de elaborar relatórios pós-operações, relatórios de performance e análises de risco operacional, bem como supervisores e instrutores dos órgãos de controle.
Na semana de 06 a 10 de fevereiro de 2023, foi promovida a sexta turma do ATM-47, nas dependências do Instituto do Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Foram capacitados vinte profissionais, entre militares e civis, das Organizações Regionais do DECEA, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da NAV Brasil e de companhias aéreas. Ao todo, desde a primeira turma em 2021, foram capacitados mais de 110 profissionais da Comunidade ATM nacional!
O curso aborda conceitos referentes aos fundamentos, à classificação e às características dos indicadores de performance ATM, bem como introduziu boas práticas relativas à coleta e ao tratamento de dados, introduzindo, por fim, a metodologia dos indicadores monitorados pelo DECEA, descritos no MCA 100-22. Esses temas são fundamentais para a otimização da gestão por performance no SISCEAB, padronizando, assim, a produção de resultados e de análises por parte dos usuários do espaço aéreo, do DECEA e de prestadores de serviços de navegação aérea.
Para o Tenente Coronel Aviador Fábio da Silva Santos, Chefe da Divisão de Operações do CGNA, “os ensinamentos do curso junto com a troca de experiência entre os diversos participantes proporcionam a máxima eficácia da utilização das ferramentas de produção e de interpretação de resultados de indicadores de desempenho nas respectivas unidades do SISCEAB, resultando em tomada de decisões coerentes e alinhadas com as expectativas da comunidade aeronáutica”.
O DECEA prevê ainda em 2023 a realização de mais duas turmas no ICEA, que serão realizadas nos períodos de 19 a 23 de junho e de 21 a 25 de agosto. O ATM-47 é coordenado pela Subdivisão de Pós-Operações do CGNA como parte do planejamento da PFF-22 do Programa SIRIUS Brasil. “Teremos a oportunidade de capacitar mais quarenta profissionais do SISCEAB, entre militares e civis, ainda este ano, aperfeiçoando os processos de tomada de decisão com base em resultados, base da gestão baseada em performance”, declarou o Capitão Especialista em Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis, gerente da PFF-22.
Além das Fronteiras
O sucesso dos produtos e realizações no âmbito da gestão por performance já ultrapassou os limites das fronteiras nacionais. O Brasil vem coordenando grupos de trabalho junto aos demais países sul-americanos com foco no desenvolvimento de profissionais capacitados a lidar com base de dados e na padronização dos conceitos relacionados aos indicadores de performance ATM.
Nesse sentido, será realizada, em julho de 2023, nas dependências do CGNA, a primeira turma do ATM-47 para alunos estrangeiros: com o apoio do Escritório da Organização de Aviação Civil (OACI) em Lima, no Peru, o Brasil sediará o curso de indicadores de desempenho ATM para até vinte alunos de países da Região Sul-americana, uma iniciativa inédita que se traduzirá em benefícios recíprocos para todos os participantes.
Redes Sociais