O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) comemorou, no dia 10 de setembro, seu 14º aniversário. A cerimônia militar, realizado nas dependências da Organização, foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.
O evento contou com as presentes do Presidente do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Rafael Rodrigues Filho; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira; do Presidente da NAV Brasil - Serviços de Navegação Aérea S/A -, Major-Brigadeiro do Ar R/1 José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho; do Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e demais autoridades militares e civis.
Homenagem especial
A cerimônia teve início com a inauguração da Placa do Salão Operacional do CGNA em homenagem ao Coronel Aviador R/1 Guilherme Francisco de Freitas Lopes, Primeiro Comandante da Organização, de 19 de maio de 2005 a 09 de março de 2007.
Em seu breve discurso, o comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, destacou o momento como uma oportunidade de reconhecer e agradecer o importante trabalho do Coronel Freitas Lopes. “Ele tanto fez para que as bases da nossa Unidade se solidificasse pela construção de praticamente tudo que temos hoje, tanto em termos de equipamentos, sistemas, infraestrutura, pessoal e de conhecimento. A presença dele estará sempre em nossos corações e a nossa singela homenagem representa apenas uma forma de eternizar todo o nosso reconhecimento e gratidão”, enfatizou ao se dirigir à esposa do Coronel Freitas Lopes, Sra. Regina Gorete Accioly de Amorim Lopes.
Durante as comemorações, o Coronel Marcelo fez a entrega de prêmios ao graduado, civil e praça padrão da Unidade do ano de 2021, reconhecendo-os como destaque entre seus pares pelos relevantes serviços prestados.
Foram premiados o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo José Mauricio da Conceição Rocha, o Civil Leonardo Silva de Barros Ribeiro e o Soldado de 2ª Classe Iago Araujo Santos de Oliveira, respectivamente.
Entre os oficiais que já comandaram a Organização, foram homenageados o Brigadeiro do Ar R/1 Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, o Coronel Aviador R/1 Luiz Roberto Barbosa Medeiros, o Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito e o Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza.
Dando seguimento à solenidade, foram entregues as Medalhas Militares de Bronze aos militares que completaram 10 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).
- Suboficial Especialista em Informações Aeronáuticas Rafael Andrade Nabuco de Araujo;
- Segundo Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Anna Carolina de Jesus Rezende Nunes;
- Segundo Sargento Especialista em Serviços Administrativos Giulia Ladislau Ferreira Pereira da Silva;
- Segundo Sargento Especialista em Eletrônica Jessé Ferreira Beloni dos Santos.
Em suas palavras, o Comandante do CGNA ressaltou a importante atuação do Centro durante esses 14 anos de criação. “Sempre demonstrou a capacidade de superar complexos desafios e de se posicionar entre os três principais Centros de Gerenciamento do mundo. Essa capacidade é fruto da relação entre o constante investimento realizado pelo DECEA, a confiança pelo trabalho aqui depositado e a cotidiana vontade dos nossos civis e militares”, afirmou.
Na ocasião, o Coronel Marcelo falou sobre os desafios no ano de 2021. “Neste ano, tivemos a perda de dois queridos amigos, Coronel Freitas Lopes, Primeiro Comandante do CGNA, e o capitão Gonçalves, que exercia com maestria a função de Gerente Nacional de Fluxo e, além disso, estamos trabalhando continuamente para proporcionarmos um ambiente favorável à recuperação da aviação e, nesse quesito, a nossa equipe está de parabéns”, declarou.
Sobre as conquistas e realizações alcançadas, apesar das restrições impostas em virtude da COVID-19, o Comandante do CGNA destacou que “o País tem apresentado o quarto melhor índice internacional da recuperação da aviação, sendo referência no Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) da América do Sul”.
Em seguida, o Diretor-Geral do DECEA ressaltou, em seu discurso, a excelência das atividades realizadas pela Unidade. “O CGNA tem grande importância para o gerenciamento da navegação aérea. É uma Unidade pequena e nova, mas que já nasceu para ser grande. Tem papel de destaque no controle do espaço aéreo brasileiro e pela sua atuação nos grandes eventos internacionais, sendo reconhecida mundialmente pelo trabalho realizado por todos que fizeram e fazem parte dessa Organização”, pontuou o Oficial-General.
Por fim, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini parabenizou os homenageados na cerimônia, - militares e civis agraciados como destaque padrão e por tempo de serviço e os ex-comandantes do CGNA -, em reconhecimento e agradecimento pelo empenho, profissionalismo e comprometimento com a missão da Organização.
Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea
O CGNA tem como missão harmonizar o Gerenciamento do Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea, proporcionando a gestão operacional das ações correntes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a efetiva supervisão de todos os serviços prestados.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: 1S Raeder (ICA)
Redes Sociais