Em suas palavras, o Coronel Sidnei, agradeceu ao DECEA, as suas unidades subordinadas e ao efetivo do CGNA pelo total apoio e entrosamento durante sua passagem pela Unidade e comentou algumas das diretrizes que o acompanharam durante o Comando.
“Nenhum homem será um grande líder, se quiser fazer tudo sozinho, ou se quiser receber todo o crédito só para ele. Nas palavras de Andrew Carnegie, o CGNA, com respeito mútuo e humildade extrapolada, construiu uma fortaleza de valores baseada na disciplina profissional e fé no cumprimento de sua missão. Por certo, hoje somos capazes de gerenciar e liderar quaisquer equipes e sistemas, em quaisquer circunstâncias e em quaisquer lugares.”, afirmou.
Também deu as boas-vindas ao Coronel Marcelo. “Desejo que, juntamente com a Alice, você possa ter todas as alegrias que o CGNA me proporcionou e mais algumas planejadas para o seu Comando. E que, na sua gestão, as tamareiras plantadas em outrora produzam frutos tão agradáveis e saborosos como os que colhi junto com nosso efetivo.”, disse.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presidiu o ato de Passagem de Comando, e em suas palavras citou alguns avanços do CGNA, durante os dois anos conduzidos pelo coronel Sidnei e ressaltou sua atuação eficaz na Unidade.
“Apesar de todas as adversidades encontradas, o senhor conseguiu conciliar as oportunidades, gerenciar os meios disponíveis e, principalmente, aproveitar a capacidade de seu efetivo e alcançar resultados extremamente positivos.”
E enfatizou. “O senhor, no comando deste Centro, destacou-se pela conduta pautada na dedicação, no comprometimento, na honestidade, na integridade e na proatividade.”
Também saudou a chegada do Coronel Marcelo. “Sua competência, comprometimento e grande experiência no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como bem atesta seu currículo, o credenciaram para ser escolhido para o cargo desafiador e de elevada responsabilidade. Tenho a confiança e tranquilidade de saber que este importante cargo está em boas mãos.”, finalizou.
Estiveram presentes à Cerimônia Militar o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, o Comandante do Comando Aéreo do Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, o Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o Brigadeiro do Ar R1 Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira.
Descerramento do retrato do Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza
Antecipando a solenidade de Passagem de Comando, foi realizado o tradicional descerramento do retrato Coronel Sidnei, na Galeria de Retratos dos Ex-Comandantes do CGNA.
Síntese Biográfica do novo Comandante do CGNA
O novo Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante nasceu em 11 de maio de 1974, na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro.
Ingressou na Força Aérea Brasileira no dia 30 de julho de 1991 e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2020.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: 1º Ten JOR Myrian Bucharles Aguiar
Fotos: SO José Pereira e Marcelo Alves
Redes Sociais