Com o objetivo de apresentar a nova edição do Plano do Comando da Aeronáutica (PCA) 100-1, que trata do Plano de Alternados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), aprovado pela Portaria DECEA nº 263, de 20 de dezembro de 2018, e o novo PCA 100-2, relativo ao Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), foi realizado no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o treinamento de pessoal para alta temporada (2019/2020).
Realizado numa coordenação entre o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o treinamento foi aplicado em duas turmas – uma no dia 26 e outra no dia 29 de novembro.
Dentre os participantes, estavam representantes do CGNA, das Torres de Controle dos aeroportos de São Paulo, Campinas e Guarulhos, do Centro de Controle de Operações das Empresas Aéreas (Latam, Gol, Azul e Passaredo), do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e Centro de Operações de Aeroporto (COA).
O desenvolvimento do Plano de Alternados e do SWAP é uma iniciativa do DECEA, em conjunto com as empresas aéreas e aeroportos por meio de dois fóruns específicos, o Comitê Técnico de Voos Alternados e o Projeto AGILE GRU, respectivamente. Esses planos têm por objetivo orientar de maneira estratégica as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de voos alternados ou com condições meteorológicas severas que impliquem na necessidade de evitar um determinado espaço aéreo, mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no SISCEAB.
Ministrando o treinamento, o Chefe da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM), da Divisão de Operações (DO) do CGNA, Major Marcos Roberto Peçanha dos Santos, deu as boas-vindas a todos, explicou como as atividades iriam acontecer e apresentou o Diretor Assistente de Segurança Operacional e Operações de Voo da IATA, Júlio Cesar de Souza Pereira, que enfatizou a relevância deste momento.
“Em nome da IATA, agradeço ao DECEA por esta oportunidade e pela parceira, que é, para nós, uma referência. Dando sequência a este trabalho, temos em desenvolvimento três grandes projetos: o AGILE GRU, do qual este treinamento de hoje faz parte; o AGILE Rio; e o GPEA – Grupo de Estudos voltados para o Planejamento do Espaço Aéreo”.
“Estamos vivendo um momento ímpar. Até agora não tínhamos podido fazer um treinamento conjunto, unindo o CGNA, as empresas aéreas e os aeroportos. Isso é muito importante e esse é o caminho a partir de agora, para que possamos fazer com que essas ferramentas sejam aplicadas de fato. Para que elas de fato funcionem lá na ponta da linha. Nós precisamos uns dos outros. Nenhuma destas instituições consegue alternar voos sozinhas. Precisamos desta integração e o treinamento acontece para nos unir ainda mais”, frisou Peçanha.
No que diz respeito ao Plano de Alternados, o Major apresentou a revisão 2019 do PCA 100-1, bem como uma série de indicadores levantados no âmbito do Comitê Técnico de Voos Alternados, com especial destaque à metereologia, fator responsável por 78% dos voos alternados no período de janeiro a agosto deste ano.
Este estudo buscou identificar, dentre muitas questões, os impactos causados pelos alternados; programação dos alternados e desembarque de passageiros; principais destinos que tiveram seus voos alternados para outros aeroportos (neste quesito Guarulhos foi o aeroporto que mais alternou voos, sendo as condições meteorológicas a principal causa); e aeroportos que mais receberam voos alternados (Galeão está liderando a lista).
Já em relação ao SWAP, o Major Peçanha e o Chefe da Seção de Planejamento do Espaço Aéreo (OAPE) do CGNA, Capitão Robson de Matos Mendes, apresentaram o novo PCA 100-2 e as rotas SWAP desenvolvidas especificamente para permitir a mudança da rota das aeronaves em voo.
Na parte da tarde, fechando as atividades, Júlio aplicou um exercício conjunto para explorar, de forma prática, o conteúdo teórico ministrado no treinamento.
Ambos os planos são iniciativas do DECEA, Empresas Aéreas e Aeroportos com o objetivo de preparar o SISCEAB para a alta temporada 2019/2020, que tem uma projeção de aumento no número de movimentos em relação à temporada passada.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM DECEA)
Texto: Telma Penteado
Fotos: Luiz Perez
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