A Delegação Árabe do Comitê Conjunto Brasil-Emirados Árabes Unidos que visitou o CGNA, no dia 13 de novembro, ficou impressionada com a tecnologia adotada no CGNA, sobretudo, a relacionada ao Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil.
De acordo com o tenente Lobo Jr., que explanou sobre o sistema operacional do CGNA, a comitiva ficou impressionada com a tecnologia empregada e levantou questões sobre o ATFM. “Para eles foi uma novidade a tecnologia que mantem a segurança e a otimização do espaço aéreo brasileiro”, reforçou.
A visita foi realizada para atender uma solicitação do Ministério da Defesa em apoio ao Comitê Conjunto Brasil-Emirados Árabes Unidos de Cooperação em Defesa, criado para integrar exercícios operacionais conjuntos.
Chefiada pelo Tenente Coronel Jasem Mohammed Abdulrahman, a delegação era composta por quatro militares, dois especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, um meteorologista e um operador de Sistemas e Navegação Aérea.
Durante a visita outras questões surgiram relacionadas à capacidade de setor ATC, impactos da meteorologia no ATFCM, medidas de balanceamento de capacidade e demanda e o SIGMA, software ATFCM usado pelo CGNA.
Acompanharam a delegação o Coronel Av. Antonio Augusto Rosa Salles, o secretário Executivo da CERNAI, o Coronel Av. R1 Luiz Roberto Barbosa Medeiros, chefe da Divisão de Planejamento e Controle da CERNAI, ambos do DECEA, e o major Andrei do CGNA.
Comunicação Social do CGNA
Reportagem: Asp Of JOR Erika
Foto: Fabio Maciel (ASCOM DECEA)
Formatação: CV Valéria Reis
Redes Sociais