Apesar de todo o CGNA ser de interesse da Força Aérea nos países da América Latina, a Comitiva Uruguaia que visitou a Sala Master, ontem (04/11), se interessou pelas melhores práticas do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e o TATIC FLOW (Fluxo de tráfego aéreo em tempo real).
A visita da comitiva faz parte do Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Uruguai (SIGAD 71140) e foi guiada pelo oficial, tenente André Rocha, que perpassou por toda a área de gestão do CGNA, com foco na Subdivisão de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), no qual se inserem os sistemas SIGMA e o TATIC FLOW, que possuem células de monitoramento complexas e favorecem a centralização de todos os planos de voo.
O processo de transporte aéreo de órgãos humanos transplantados também esteve em destaque pela comitiva que pretende implantá-lo em seu País. Outras observações foram feitas pelos visitantes que se surpreenderam durante a apresentação das seções que compõem o ATFM: Análise Estratégica (OFAE); Análise Pré-Tática (OFPT); Centro de Operações Táticas e de Tomada de Decisões Colaborativas (COT- CDM) e de Análise Pós-Operações (OFPO).
A comitiva uruguaia foi composta pelos devidos oficiais: Brig. Gral. (Av) Rodolfo Pereyra, Cel (Nav) Gabriel Falco, Cel (CyE) Marcos Vignolo e Cap (Nav) Gonzalo Lima que tiveram o acompanhamento do Major Pedro e do Coronel Salles. “Nessa visita vislumbramos como o sistema integrado harmoniza a demanda e a capacidade do tráfego aéreo e a sua importância para o desenvolvimento eficaz do nosso trabalho”, reitera Rocha.
Redes Sociais