Visando ao aprimoramento profissional, alunos do curso de Psicologia da Aviação (CPAv), ministrado pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), visitaram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no dia 23 de agosto, quinta-feira.
O CPAv é um curso de alto nível e tem como finalidade preparar psicólogos para atuarem efetivamente junto aos pilotos e tripulantes, nas operações dos esquadrões aéreos, visando contribuir para a segurança que envolve o fator humano o qual pode influenciar os procedimentos de voo.
O curso, dividido em 5 módulos, ocorreu no período de 30 de julho a 24 de agosto e contou com a participação de 21 discentes pertencentes à Força Aérea Brasileira, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Força Aérea Portuguesa. No cronograma disciplinar destacaram-se as matérias de Psicologia da aviação, Aeronáutica básica, Medicina aeroespacial, Fatores humanos e Suporte psicológico no pós acidente aeronáutico.
No CGNA, o grupo foi recebido pelo Chefe da Divisão de Operações (DO), o Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, que deu as boas-vindas ao grupo e apresentou cada setor da unidade.
Já no salão operacional, o Coronel Sidnei ministrou palestra acerca da estrutura organizacional do Centro, bem como das ações que envolvem a harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo (ATFM).
Durante a instrução, o Chefe da DO ressaltou a importância do profissional de psicologia no âmbito operacional, principalmente no que tange ao apoio aos controladores de tráfego aéreo. “É de suma importância o acompanhamento dos psicólogos junto a esses profissionais. Controladores, novos na função e até mesmo os mais experientes, precisam desse suporte para ajuda-los a lidar com as grandes demandas nas operações”, salientou o Coronel.
A passagem dos alunos pelo CGNA teve como objetivo complementar a capacitação no que se refere ao conhecimento das ações de Gerenciamento de Fluxo executadas pelo Centro.
“Ter a oportunidade de fazer esse intercâmbio e ver na prática a eficácia e eficiência do serviço prestado pelo CGNA, sem dúvida, foi muito enriquecedor para a minha carreira”, explanou a Major Psicóloga da Força Aérea Portuguesa Sandra Arvelos, aluna do CPAv.
Finalizando o ciclo de visitas, após o CGNA, a equipe seguiu para o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).
Texto e fotos: Sargento Roberta
Redes Sociais