Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SUBDIVISÃO DE DOUTRINA DO CGNA REALIZA ESTÁGIO DE PADRONIZAÇÃO DE INSTRUTORES
Início do conteúdo da página

No período de 04 a 29 de junho de 2018, por meio da Subdivisão de Doutrina Operacional, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou a 1ª edição do Estágio de Padronização de Instrutores (EPI).

A capacitação é direcionada aos Graduados, Controladores de Tráfego Aéreo, que atuam como Gerentes Regionais, no CGNA e nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).

 

O Estágio teve como objetivo padronizar as técnicas de plataforma para os Gerentes de Fluxo, quais sejam o posicionamento frente ao público, postura, gestual, manuseio de instrumentos utilizados para ilustração de conteúdo, entre outras abordagens inerentes à atividade de Instrutor. Paralelo a isso, o treinamento incluiu a proposta de reformulação do Programa de Habilitação Operacional (PHO), que é destinado à formação de novos Gerentes recém-chegados às operações e abordou também melhorias para o Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO), que visa à manutenção periódica dos conhecimentos de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) dos Gerentes.

Dentre as disciplinas pertencentes ao cronograma, destacam-se a Introdução e Legislação do ATFM, Comunicação, Relação instrutor/aluno, Técnicas de instrução prática, Briefing e Debriefing, Erros de avaliação e Planejamento de aula.

No que concerne às atividades práticas, os discentes tiveram a oportunidade de apresentar um tema livre, aplicando as técnicas ministradas no treinamento.

 

Participaram da instrução cerca de 23 Gerentes de Fluxo, entre membros do CGNA e das FMC, divididos em 4 turmas.

“Posicionar-se frente ao público e expor um tema, sem dúvida, é desafiador. Com o Estágio de Padronização de Instrutores, tive a oportunidade de colocar em prática esse aprendizado, e, hoje, sinto mais segurança para atuar junto à equipe”, afirmou o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcelo Biancamano, Gerente de Fluxo da FMC – Galeão.

Após o ciclo de capacitação, os participantes receberam a habilitação de Instrutores de órgão ATFM.

Texto e fotos: 2S QSS SIN Roberta

Fim do conteúdo da página