Ocorreu nos dias 2, 3, 9 e 10 de abril, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), por meio da Seção de Doutrina Operacional, a 1ª edição do Programa de Tomada de Decisões Sistêmicas em Cenários Complexos para Supervisores. A capacitação é direcionada aos Graduados Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo que concorrem às escalas de serviço do Salão Operacional.
É atribuição do Supervisor coordenar as tarefas inerentes às gerências regionais, acompanhar e efetivar aplicação de medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) táticas, bem como assessorar o Gerente Nacional (GNAC) e o Gerente Nacional de Fluxo (GNAF), com informações quanto à tomada de decisão.
Visando ao aperfeiçoamento técnico-operacional, o treinamento tem como objetivo apresentar aos Supervisores cenários operacionais de alto grau de complexidade, para que eles proponham soluções baseadas nas melhores práticas do ATFM.
A instrução contou com a participação de 14 Controladores, todos pertencentes ao efetivo do CGNA, alocados em duas turmas. Os módulos dos conteúdos foram divididos em dois dias, abrangendo teoria e prática.
Dentre as disciplinas contidas no cronograma do treinamento, destacam-se o briefing inicial, conduzido pelo coordenador do curso Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Juarez Franklin Gouveia, bem como a matéria acerca da Estrutura ATFM abordando o Plano Global de Navegação Aérea (GANP) e o conceito operacional ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) global e nacional, ministrada pelo Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis e, por fim, a atividade baseada na modalidade estudo de casos, na qual uma banca, composta por Oficiais Controladores de Tráfego Aéreo, avaliou os grupos quanto às ações realizadas.
A experiência, inédita no CGNA, trouxe excelentes resultados na visão dos Controladores. “O treinamento foi ótimo. Tivemos a oportunidade de vivenciar situações variadas que nos proporcionaram um grande aprimoramento profissional”, afirmou a Primeiro-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Aline Popiel.
Segundo a Seção de Doutrina, o próximo passo será estender o treinamento aos Gerentes do CGNA e das Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).
Texto e Fotos: 2S QSS SIN Roberta
Redes Sociais