O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, na última terça-feira (22), os alunos do Curso Avançado de Aviação, organizado pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). A visita é parte integrante da capacitação e tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos especializados no tocante às operações aéreas.
O curso de formação, que ocorre no período de 28 de julho a 27 de outubro, é considerado o de mais alto nível ministrado nos bancos escolares do CIAvEx e visa habilitar os Oficiais de carreira, possuidores do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e dos Cursos de Piloto de Combate ou de Gerente de Aviação, para o desempenho das funções de Oficial de Ligação da Aviação do Exército e de Comandante de Unidade Aérea. Os componentes da turma são oriundos das unidades de Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Taubaté (SP).
A equipe, composta por Pilotos de Helicóptero e Gerentes de Manutenção, sob a coordenação do Major de Infantaria Marcelo Bailone Álvares Leite, foi recepcionada pelo Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, que palestrou acerca da metodologia de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM) praticada no Centro e sobre o processo de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (Ciclo ATFM).
O Chefe do Centro, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, deu as boas-vindas ao grupamento e ressaltou algumas atividades desempenhadas pelo Órgão. A concepção Operacional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) bem como a atuação do CGNA junto aos Grandes Eventos foram explanadas pelo Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando de Souza Armstrong.
Após as instruções, a comitiva pôde conhecer todas os setores da Divisão de Operações (DO) e, também, acompanhar as atividades desenvolvidas no Salão Operacional.
“Conhecer o CGNA foi, além de um engrandecimento profissional, uma grande satisfação para nós da Aviação do Exército. Não imaginávamos quão eficientes eram os sistemas operacionais que estruturam o gerenciamento da navegação aérea. É surpreendente o que estes especialistas fazem enquanto voamos”, salientou o Tenente-Coronel de Infantaria Charles Pires.
Além das atividades realizadas no CGNA, a turma visitou o Primeiro Esquadrão do Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA).
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: S2 SSG Edvaldo
Redes Sociais