Com o objetivo de ampliar os conhecimentos no que tange à cultura geral e militar, aplicáveis às funções dos Oficiais Superiores, na última quarta-feira, dia 16 de agosto, alunos estrangeiros do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), visitaram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
A capacitação, que ocorre no período de 13 de fevereiro a 08 de dezembro do corrente ano, é uma iniciativa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) que, com vistas ao cumprimento do planejamento estratégico da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), no tocante aos cursos de carreira, se baseia na premissa do ensino continuado. A comitiva, composta por representantes da África do Sul, República Dominicana, Argentina, Moçambique, Coréia do Sul, El Salvador e, também, dos Estados Unidos da América, foi recebida pelo Chefe da Seção de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU), Major Aviador Fábio da Silva Santos.
Os alunos, sob a coordenação do Adjunto à Chefia de Cursos da ECEMAR, Tenente-Coronel Aviador Cândido Fernando Azevedo da Silva, receberam uma instrução, ministrada pelo Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, acerca da missão e filosofia do Centro, bem como sua estrutura organizacional, o ciclo ATFM, as atividades realizadas no Salão Operacional e, por fim, a metodologia de Tomada de Decisão Colaborativa praticada no órgão.
Após a aula expositiva, a equipe foi levada até o Salão Operacional, onde puderam acompanhar as operações em tempo real.
“Receber em nossa Organização membros das nações amigas, mais especificamente aqueles que atuam na Aviação, acima de tudo, é uma honra para nós. Conhecer as ações executadas pelo Centro é de suma importância para os que vêm em busca de uma capacitação no âmbito da FAB. Nosso intuito é, além de divulgar nossas atividades regimentais, colaborar para o desenvolvimento de pesquisas e programas de formação continuada", salientou o Major Fábio.
Como parte da atividade prevista para o dia, após a visita ao CGNA, os componentes da turma seguiram para o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: S2 SSG Edvaldo
Redes Sociais