Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA capacita Gerentes Regionais de Fluxo
Início do conteúdo da página

Com vistas ao aperfeiçoamento técnico e operacional, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) finalizou, no dia 09 de junho, a Capacitação em Gerência Regional de Fluxo (CGN001), destinada aos Controladores de Tráfego Aéreo (Graduados e Civis) que atuam, como Gerentes Regionais, no Salão Operacional e nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).

O curso foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro na modalidade de Ensino à Distância (EaD) e o segundo, como fase presencial, aos moldes de um estágio prático, para que os discentes pudessem ter contato com a operação real. Fizeram parte da turma 21 alunos, oriundos dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e do CGNA.

CGN1 CGN5 2

O Gerente Regional é o responsável por acompanhar e efetivar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas) dentro de sua área de jurisdição. Assim sendo, a interação entre os Gerentes das FMC e aqueles que atuam no Salão Operacional, deve ser constante e precisa.

É atribuição dos Órgãos Regionais (CINDACTA e SRPV-SP) ativar as FMC em todos os Centros de Controle de Área (ACC) e nos Controles de Aproximação (APP) de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em virtude das demandas de tráfego aéreo.

CGN6 CGN7

Sob a coordenação do Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, a capacitação contou com a interdisciplinaridade no tocante ao conteúdo programático. Além do histórico acerca do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), foram abordados tópicos como a evolução do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), a estrutura da Divisão de Operações do Centro, as legislações vigentes, os parâmetros de decisão, a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM) e, também, os sistemas operacionais e setores de apoio.

“O CGN001 foi um divisor de águas na minha vida profissional. Posso garantir que fui agraciado com a oportunidade de compreender o histórico e a evolução do ATM, visualizando in loco a estrutura da Divisão de Operações do CGNA. Entender mais sobre as normas que fundamentam o ATFM, os parâmetros da decisão e as ferramentas para a concretização do CDM foi imprescindível”, ratificou o 1º colocado do curso, Segundo-Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno Godoy de Carvalho.

A previsão é que haja mais um curso de formação em Gerência Regional de Fluxo até o fim do segundo semestre. Vislumbra-se que todos os membros das FMC sejam capacitados, para que, em matéria de ATFM, o alinhamento entre as células e o CGNA seja pleno e eficiente.

Texto/Fotos: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva

Fim do conteúdo da página