Ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, de 4 a 7 de abril, a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina. A LAAD Defence & Security reuniu fornecedores e fabricantes do que há de mais novo no que tange à tecnologia voltada para as Forças Armadas e de Segurança. Além de equipamentos, embarcações e aeronaves, a feira contou com a presença de grandes organizações internacionais.
O público-alvo do evento, que somou mais de 80 países, foi composto por Delegações Oficiais, Oficiais-Generais, Autoridades Policiais e das Forças Armadas, Embaixadores, Executivos da indústria de Defesa e Segurança, membros das Forças Especiais e, dentre outros visitantes, a Imprensa especializada.
Uma equipe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) pôde acompanhar a exibição e conhecer não só os produtos de cunho bélico, mas sistemas e projetos estratégicos nacionais e estrangeiros. Uma das atrações que mais chamaram a atenção de quem passou pela feira foi o Gripen NG, novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB).
O estande da FAB apresentou suas diversas potencialidades, em especial a nova ferramenta utilizada na atividade de Controle de Tráfego Aéreo (ATC), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), desenvolvido pela Atech do grupo EMBRAER. O SAGITARIO já está em pleno funcionamento e, em substituição ao sistema X-4000, permite que o Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) atue de maneira objetiva e com mais segurança na tomada de decisão.
“Ter acesso a uma exposição como esta é uma oportunidade única, muitos assuntos são restritos aos profissionais da área. Conhecer as inovações é de suma importância para nós do CGNA, pois o tráfego aéreo tende a acompanhar o avanço tecnológico no tocante à aviação”, ratificou a Segundo-Tenente Carolina Marques Portilho, Adjunto à Chefia da Seção de Estatística do Centro.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: 2S BFT Batista
Redes Sociais