A secretária-geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), Fang Liu, esteve no Brasil em visita inédita. Duas organizações militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foram contemplados: o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília, e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.
Acompanhada por Franklin Hoyer, diretor regional da OACI para a América do Sul, na segunda-feira, 27 de março, Fang Liu esteve no CINDACTA 1, atualmente comandado pelo Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira.
Durante a visita, a secretária-geral da ICAO foi acompanhada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.
Fang Liu conheceu o Centro de Controle de Área (ACC-BS), o Controle de Aproximação (APP-BR) e o Primeiro Centro de Operações Militares (COpM1) de Brasília.
Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, a mensagem da secretária da ICAO foi muito clara, de que o Brasil está construindo uma integração global nos serviços de navegação aérea e é um país que tem a liderança nesse processo dentro da América do Sul. “É muito importante nós nos alinharmos dentro desse modelo que está sendo construído. Tenho certeza de que o Brasil, juntamente com todos os países vizinhos, conseguirá construir uma atividade de navegação aérea muito mais forte e muito mais segura”, avalia o diretor-geral do DECEA.
Ao final da visita em Brasília, Fang Liu disse estar impressionada com o peculiar sistema de serviço de navegação aérea do Brasil não só para a operação da aviação civil e militar, mas também pela estreita coordenação e operação conduzida pelo CINDACTA I. “Parabéns pelo bom trabalho realizado em prol da operação segura e do desenvolvimento da aviação civil nacional e internacional. A ICAO anseia pelo fortalecimento da cooperação com o CINDACTA I no campo da navegação aérea” – declarou a secretária-geral da ICAO.
Fang Liu também foi destaque no seminário “Woman in Aviation” – que promoveu discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na América Latina e reconhecer as pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor.
Em sua agenda, no dia 29 de março, quarta-feira, participou da abertura do IBAS – International Brazil Air Show, que está sendo realizado no Rio de Janeiro desde o dia 29 de março – com término em 2 de abril, no aeroporto internacional Tom Jobim.
Na sexta-feira, 31 de março, no programa de visitas de Fang Liu constou da ida ao CGNA, quando foi recebida pelo chefe da Unidade, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, sendo acompanhada pelo diretor-geral e o chefe do SDOP do DECEA.
O Tenente Joaquim Tavares Lobo Junior, especialista em controle do tráfego aéreo, apresentou a missão e o trabalho realizado pelo CGNA e, no salão operacional, apresentou as as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e a garantia da segurança operacional, explicando como são realizadas as coordenações do tráfego aéreo com outros países.
Dentre outras informações, Fang Liu tomou conhecimento do sucesso da atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil desde 2012 até 2016 (Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos).
Outro destaque dado à visita foi a relação do CGNA (órgão provedor) com as empresas aéreas (usuários do espaço aéreo), através do processo de decisão colaborativa, quando Fang Liu demonstrou bastante interesse pelo assunto e surpresa com a desenvoltura operacional do CGNA.
A OACI é responsável pela promoção do desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil mundial, por meio do estabelecimento de normas e regulamentos necessários para a segurança, eficiência e regularidades aéreas, bem como para a proteção ambiental da aviação. Com sede em Montreal (Canadá), a ICAO é a principal organização governamental de aviação civil, sendo formada por 191 Estados-contratantes, incluindo o Brasil, e representantes da indústria e de profissionais da aviação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Redes Sociais