O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) assinaram, nesta terça-feira (28/03), um anexo ao memorando de cooperação técnica.
O diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino – acompanhado do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento e demais oficiais – recebeu, em sua organização no Rio de Janeiro, a vice-administradora da FAA, Victoria Wassmer, para a assinatura do documento.
Estiveram presentes também o gerente da Divisão Flight Standards, Robert Ruiz; o diretor Executivo de Assuntos Internacionais, Carey Fagan; o diretor de Assuntos do Hemisfério Sul, Christopher Barks; a diretora de Sistemas NextGen, Michele Merkle; o especialista da FAA no Brasil, João Silva; o representante da FAA no Brasil, Paul Friedman.
O Anexo 1 ao Memorando de Cooperação (MoC) NAT-I-4016, assinado em 2015, estabelece os termos e as condições de cooperação entre o DECEA e a FAA a fim de realizar pesquisas e análises de dados coletados dos distúrbios ionosféricos, que ocorrem sobre o território brasileiro e seu efeito no desempenho dos Sistemas de Aumentação Baseado em Solo, o GBAS, do inglês “Ground-Based Augmentation System”.
A FAA disponibilizará uma equipe de especialistas com experiência em navegação por satélite, coleta e análise de dados ionosféricos, teste, avaliação e validação de dados para realizar viagens ao Brasil entre 2017 e 2021.
Entre as ações, estão as de verificação e manutenção do monitor de performance baseado em solo da FAA, além da reposição de componentes em caso de eventual falha, discussão e revisão do modelo de risco ionosférico, análises do sistema Honeywell SLS-4000 instalado e testes em voo.
A vice-administradora da FAA destacou o contínuo interesse em avançar na modernização de um sistema de controle de tráfego aéreo harmonizado e avaliou a parceria FAA e DECEA: “Esse acordo vai facilitar um estudo conjunto entre Brasil e os Estados Unidos na implementação do GBAS em latitudes do Hemisfério Sul”.
Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, esse acordo de cooperação entre o DECEA e a FAA é muito importante para realizar estudos, aprofundar as análises e buscar soluções para identificar possibilidades que permitam a utilização do GBAS no Brasil.
GBAS – É um sistema de aproximação e pouso de precisão, projetado para atender as categorias I, II e III, que propicia correção de sinais do Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), atendendo aos usuários de forma similar ao Sistema de Pouso por Instrumentos Convencionais, o ILS, mas com a vantagem de possuir custo menor de implantação e manutenção.
A delegação da FAA também visitou as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA, quando o Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, chefe da Unidade, explicou a importância de cada um dos setores para assegurar o balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda dos movimentos aéreos do País.
O chefe da Subseção de Capacidade de Setor Aéreo da Unidade de Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASMU) do CGNA, Tenente Joaquim Tavares Lobo Júnior, apresentou o funcionamento do Salão Operacional, onde são monitorados todos os movimentos aéreos do País 24 horas por dia, mantendo ininterruptamente a prestação do serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
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