No dia 22 de fevereiro, nas dependências do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), foi iniciado o treinamento acerca do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), tendo como público-alvo os membros da Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA).
O SIGMA apresenta uma série de ferramentas no tocante ao preenchimento dos planos de voo e ao gerenciamento destes pelos setores responsáveis. O detalhamento das informações permite que, por meio de uma maneira inovadora de preenchimento desses planos, os erros sejam minimizados significativamente. A finalidade é impedir que qualquer tipo de incompatibilidade afete a realização de um voo.
A instrução, supervisionada pelo Chefe da CPVA, Segundo-Tenente Especialista em Informações Aeronáuticas Sergio Roberto Oliveira Fonseca, objetivou o aprimoramento do nível de conhecimento dos membros do setor, em prol do suporte eficiente às Salas AIS e Centrais AIS.
De acordo com o planejamento prévio, o treinamento será contínuo, como forma de capacitação permanente. “As instruções teóricas, juntamente com a prática do dia-a-dia, servirão para manter o nível de consciência situacional da equipe elevado”, afirma o Tenente Fonseca.
Inicialmente, foram demonstrados os módulos e componentes do sistema bem como suas relações com as designações dos perfis. A próxima instrução abarcará uma dinâmica envolvendo a utilização desses componentes e uma menção sobre as validações sintáticas e semânticas que serão realizadas junto aos planos de voo.
“O suporte deve ser garantido, sobretudo, aos Gerentes de Fluxo e aos Gerentes Regionais que exercem suas atividades no Salão Operacional do CGNA”, ratifica o Primeiro-Sargento especialista em Informações Aeronáuticas Jader Pinheiro de Oliveira, membro da Divisão Operacional do Centro.
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Foto: Sd SSG Galino
Redes Sociais