Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Novo Chefe do CGNA apresenta diretrizes ao efetivo
Início do conteúdo da página

No dia 23 de janeiro, nas dependências do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), foi realizado o primeiro encontro do novo Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, com todo o efetivo da Organização.

FOTO-1-300x200

 

Com o objetivo de definir as diretrizes da chefia, para os anos de 2017 e 2018, foram reforçados os conceitos acerca da missão do CGNA, relativos à harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e às demais atividades relacionadas com a navegação aérea, bem como valores, fundamentados na hierarquia, disciplina, profissionalismo, dever e ética.

O novo Chefe salientou a importância do formalismo militar, da apresentação pessoal e, também, do cumprimento dos prazos relativos às tarefas. No que tange às metas, apontou o entrosamento com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) como um pilar essencial para o cumprimento da missão. Apresentou as propostas de reestruturação do CGNA, tendo como princípios a transparência e a economicidade.

Dentre as diretrizes apresentadas, o Coronel Ricardo ratificou a necessidade de se parear normas e procedimentos que visam orientar as ações, ressaltando a relevância da implementação da Doutrina Operacional ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) no âmbito do CGNA, juntamente com a reformulação do setor de instrução e capacitação.

Por fim, reafirmou a importância do alinhamento entre o contexto operacional do CGNA e o planejamento do DECEA, e frisou que o trabalho em equipe, o comprometimento e a valorização do profissional serão fundamentos para que o CGNA possa, com grau de excelência, gerenciar para que todos possam voar.

 
Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Araujo da Silva
Foto: 2S SIN Roberta

Fim do conteúdo da página