Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu as autoridades da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e da empresa internacional Frequentis AG, fornecedora de sistemas de comunicação e informação voltada para centros de controle com funções críticas de segurança, como os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo e de Defesa Aérea.
Com o objetivo de levar todo o tráfego de dados, que tramita por meio da Intraer, para a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (ATN-Br), que é uma rede operacional robusta com alta disponibilidade, o Gerente de Projetos da ATC Systems (representante da Frequentis no Brasil), Tenente-Coronel especialista em Comunicações Marcelo de Souza Freitas, destacou que um dos projetos para 2017 será a integração de sistemas (como por exemplo, o SIGMA – Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos).
Esse processo de integração dos sistemas à rede se dará através da integração física e logística entre o CGNA e a Telemática.
A visita teve como intuito compreender como operam os sistemas e como será possível fazer com que as informações, que hoje são tramitadas na Intraer, sejam trafegadas pela ATN.
O Tenente especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araujo da Silva, membro da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU) e Chefe da Seção de Instrução e Atualização Técnica (SIAT) do CGNA, recebeu a Comitiva da CISCEA, representada pelo Adjunto da Divisão Técnica, Major Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior e a Comitiva da Frequentis, liderada pelo Gerente do Programa ATN-Br na empresa, Gonzalo Moreno Muñoz.
Foi no dia 05 de outubro, em Viena, Áustria, que o Presidente de CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, assinou um contrato de parceria de cinco anos com a Frequentis para o programa de Rede de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (Air Traffic Management – ATM), envolvendo a concepção, o desenvolvimento e a implementação da rede nacional de serviços e aplicações na Rede ATN-Br.
O acordo foi firmado após a finalização dos testes de aceitação (Factory Acceptance Testing – FAT) da nova rede brasileira de telecomunicações aeronáuticas, que incorpora três tecnologias de transmissão diferentes (IP terrestre, TDM terrestre e IP via satélite), promovendo uma moderna rede de gestão de tráfego aéreo que visam a comunicação via rádio, chamadas telefônicas e dados operacionais que fornecerão um alto nível de disponibilidade.
De acordo com a Frequentis, o projeto “integra aplicações administrativas e um sistema nacional de gestão que lida com recursos de monitoramento e configuração para os diferentes subsistemas”.
Para o Diretor Técnico da CISCEA e Presidente da Comissão de Fiscalização do Acordo, Tenente-Coronel Aviador André Eduardo Jansen, “a solução implementada pela Frequentis permite capacidades de crescimento futuro, trazendo ainda flexibilidade e eficiência para atender às demandas operacionais previstas”.
O Tenente-Coronel Jansen destacou que esta melhoria dos níveis de serviço traz vantagens econômicas através da redução dos custos numa rede tão extensa.
Texto: Telma Penteado – Jornalista
Fonte e fotos: CGNA
Redes Sociais