No dia 5 de outubro, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil realizou, em Brasília (DF), uma cerimônia em homenagem e reconhecimento aos 25 mil profissionais envolvidos na operação aérea do País durante os Jogos Rio 2016.
Dentre os participantes do evento “Aviação é Ouro – Você fez o Brasil Brilhar” estiveram presentes representantes da Aeronáutica, gestores aeroportuários, representantes de entidades civis do setor, associações, empresas públicas e privadas e de todos os órgãos que trabalharam integrados pelo sucesso da aviação brasileira nas Olimpíadas e Paralimpíadas.
O setor celebrou os índices de pontualidade, que superaram os resultados das Olimpíadas de Londres 2012, e indicadores de satisfação do passageiro. Nove em cada dez turistas viajantes aprovaram os serviços aeroportuários do País no período da Rio 2016.
Com a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, foram entregues medalhas, certificados e menções honrosas, das quais destacamos a homenagem ao Tenente-Coronel Aviador James Souza Short, do chefe da Divisão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), pelo excelente serviço prestado na Sala Master de Comando e Controle, que acompanhou toda a movimentação aérea no período do evento.
O Tenente-Coronel Short, que esteve acompanhado do vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, destacou seu contentamento ao receber a medalha, sendo o representante do DECEA e de todos os profissionais que se empenharam ininterruptamente para o sucesso do gerenciamento do tráfego aéreo durante os Jogos.
“Este reconhecimento foi muito gratificante. Como participamos ativamente dos trabalhos e do planejamento ao longo dos últimos dois anos, foi excelente receber esta homenagem. Nós fazemos nosso trabalho sem esperar qualquer reconhecimento. Fazemos o que tem que ser feito pelo cumprimento do dever, da nossa missão. Então, não tínhamos qualquer expectativa de receber uma homenagem. E quando este reconhecimento vem, especialmente do meio civil, é muito gratificante para nós, os militares. Eu pude representar uma parte de todos nós neste evento”, destaca o Tenente-Coronel.
No dia seguinte ao evento de homenagem, foi realizada, nas dependências da Secretaria de Aviação Civil (SAC), uma reunião de conclusão dos trabalhos junto ao Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), onde o Tenente-Coronel Short pôde mostrar os números consolidados de todas as operações durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Tratou-se de um fechamento de um ciclo de trabalhos relevantes realizados por equipes de profissionais altamente gabaritados ao longo dos últimos dois anos.
Fonte: Ministério dos Transportes e CGNA
Texto: Telma Penteado – Jornalista
Redes Sociais