Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > ANIVERSÁRIO – CCA-SJ COMPLETA 36 ANOS E CONSOLIDA SUA ATUAÇÃO COMO INSTITUIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO (ICT) NO COMAER
Início do conteúdo da página

Organização Militar é um dos elos especializados do Sistema de Tecnologia da Informação do Comando da Aeronáutica e há dois anos recebeu a missão de gerenciar o primeiro Laboratório de Inteligência Artificial (IA) da Força Aérea Brasileira

Na manhã do dia 13 de março de 2026, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) celebrou seu 36º aniversário de criação com uma cerimônia militar que promoveu o reconhecimento a vários profissionais de seu efetivo - do passado e do presente - e de outras Organizações, que impulsionam a TI do COMAER.

 

A solenidade foi realizada no Auditório Lacaz Netto, gentilmente cedido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica – Brig Eng Sérgio Ricardo de Assis. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o Ten Brig Ar R/1 Antonio Carlos Egito do Amaral – Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) no biênio 2016/2017; o Maj Brig Eng R/1 Eliezer de Freitas Cabral – Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica no biênio 2023/2024; o Prof. Dr. Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, Reitor do ITA; o Sr. Fernando de Mendonça – Dr. Honoris Causa do ITA, fundador e primeiro Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no período de 1963 a 1976; e o Brig Eng Fernando Benitez Leal, Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA.

 

36° Aniversário do CCA-SJ – Canto do Hino Nacional Brasileiro

 

Dentre os agraciados com homenagens e prêmios no cerimonial militar, estiveram os Destaques Profissionais do CCA-SJ em 2026: o 2S SIN Rodrigo Moreira de Sousa Vaz – Graduado Padrão; e o S1 SAD Luiz Henrique Souza Santoro – Praça Padrão. A solenidade contou, ainda, com a entrega de uma moeda comemorativa aos Ex-Chefes e aos Amigos do CCA-SJ presentes; bem como a Menção Destaque Logístico do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e a Medalha Militar por Tempo de Serviço a integrantes da Unidade.

Cel Int R/1 Ferreira Gomes, Cel Av R/1 Rodriguez, Cel Av R/1 Rainer. Cel Av R/1 Piterson e Cel Av Rodrigo Freire

 

2S SIN Vaz, Brig Eng Sérgio Ricardo, Cel Av Rodrigo Freire e S1 SAD Santoro

 

Cap Eng Milhorini, 1S SIN Rodrigues e 1S SIN Éder

 

Brig Eng Sergio Ricardo, Maj Eng Cunha, 2º Ten SVI Victor, 1S SIN David, 1S SIN Denis e 2S SIN Matheus

 

Na leitura da Ordem do Dia, alusiva ao 36º Aniversário da OM, o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Freire, destacou a relevante atuação do efetivo da Organização: “Mesmo diante de previsões de que a Inteligência Artificial substituirá o profissional de TI, afirmo: nos próximos 36 anos, nenhuma máquina será capaz de replicar a vibração com que vestimos o Azul. Seja o corpo administrativo ou técnico, civis ou militares, de ontem ou de hoje, vocês são a alma deste Elo Especializado do STI.”

Cel Av Rodrigo Freire durante a leitura da Ordem do Dia

 

O Chefe do CCA-SJ enumerou também os desafios em andamento no Centro, que abrangem simuladores das aeronaves F-39 Gripen, T-27M e C-98 Caravan; desenvolvimento de ferramentas digitais utilizadas em operações militares como o exercício multinacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX); a consolidação de uma nova sede para a Unidade; e a entrega do primeiro Laboratório de Inteligência Artificial do COMAER – cujo foco inicial será o aprimoramento do sistema de logística - o SILOMS - e de gestão de documentos – o SIGADAER. Este último, em sua sétima versão, em implantação por nossos profissionais em todo o Comando da Aeronáutica.

 

O Diretor da DTI, Brig Sérgio Ricardo, ressaltou que “O 36º aniversário do CCA-SJ nos convida a refletir sobre o quanto esta Organização representa para a Força Aérea Brasileira. Em cada sistema desenvolvido, em cada solução de Inteligência Artificial implementada, em cada simulador que prepara nossos pilotos para aeronaves como o F-39 Gripen, T-27, C-95 e A-29 está a marca de homens e mulheres comprometidos com a excelência e com a soberania do Brasil. É com orgulho que celebro, ao lado de toda essa equipe, mais um ano de missão cumprida.”

 

Desde sua origem no antigo Núcleo do Centro de Processamento de Dados - NCPD do ITA e sua ativação através da Portaria nº 206/GM3, de 13 de março de 1990, o CCA-SJ utiliza suas bases sólidas para entregar ao COMAER simuladores de baixo custo e softwares operacionais de excelência. A Organização consolida sua atuação como vanguarda da aplicação da IA em ferramentas do STI, possibilitando que a missão institucional da FAB seja estabelecida estrategicamente através das tecnologias mais avançadas disponíveis atualmente.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do CCA-SJ.

Fotos: 2S Neves (ACS/DCTA).

Fim do conteúdo da página