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Simulador da Base Aérea de Manaus atinge o mais alto nível de qualificação, reforçando excelência da FAB em treinamento operacional

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificou, no dia 25 de junho de 2025, o simulador de voo da aeronave C-105 Amazonas, instalado na Base Aérea de Manaus (BAMN), como Full Flight Simulator (FFS) Classe D— a mais alta qualificação atribuída a dispositivos de simulação. A visita técnica de inspeção ocorreu nos dias 24 e 25 de junho e contou com a participação de representantes da ANAC e militares do efetivo da BAMN. 

A certificação comprova que o equipamento representa com fidelidade os sistemas da aeronave C-105, assegurando um padrão elevado de realismo, confiabilidade técnica e aderência aos requisitos internacionais definidos pelo regulamento JAR FSTD-A e pelo RBAC 121 – Apêndice H. O reconhecimento é válido até junho de 2026.

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PADRÃO INTERNACIONAL E EXCELÊNCIA OPERACIONAL 

Fabricado pela empresa CAE, o simulador está em operação desde 2009 na BAMN e é utilizado rotineiramente para o treinamento dos tripulantes do 1º/9º GAv (Esquadrão Arara), 2º/10º GAv (Esquadrão Pelicano) e 1º/15º GAv (Esquadrão Onça). Sua qualificação FFS D permite que as horas de voo simuladas sejam contabilizadas oficialmente como parte dos programas de formação e manutenção operacional dos pilotos, incluindo cursos de especialização e missões reais. 

Dentre as capacidades avaliadas estão: sistema visual CAE Medallion 6200; Motion - movimento de seis graus de liberdade com atuadores MOOG; aviônicos Thales GEMINI 3000 e simulação precisa de procedimentos de aproximação, navegação e panes em condições controladas e de alta complexidade. 

EFICIÊNCIA, ECONOMIA E TREINAMENTO REALISTA 

A certificação reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a busca por eficiência logística, economia de recursos e excelência em instrução aérea. A maior parte da formação dos pilotos da aeronave C-105 é realizada no simulador, o que reduz significativamente os custos operacionais e permite o treinamento em cenários que não poderiam ser reproduzidos com segurança em voo real. 

Recentemente, com o início das operações do C-105 na Antártida, o simulador foi essencial para preparar os tripulantes para atuar em condições adversas e extremas, garantindo a segurança das missões e a prontidão da FAB em qualquer cenário.

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MISSÃO, TECNOLOGIA E PRONTIDÃO 

A Força Aérea tem investido continuamente em soluções tecnológicas que fortaleçam a sua missão institucional: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria. Nesse contexto, os simuladores de voo são recursos estratégicos que conectam inovação, preparo e economia, ao permitir que os militares treinem com segurança, precisão e realismo. 

O papel da FAB no processo de certificação, por meio do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e do CCA-SJ, foi garantir o suporte logístico e o pleno funcionamento do equipamento, assegurando que todos os critérios técnicos e operacionais fossem atendidos. A atuação coordenada entre os setores técnicos e operacionais reafirma o potencial da Força em manter sistemas críticos com alto grau de disponibilidade e qualidade. 

Sobre este importante procedimento, realizado pela ANAC, o chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Araújo Freire, destacou que com a certificação do simulador por uma entidade externa ao Comando da Aeronáutica (COMAER), o Sistema de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (STI) atesta que os pilotos da FAB treinam em padrões de excelência, segurança e representatividade dos cenários mais críticos para Operação Militar, tais como o ambiente Antártico, mantendo o preparo da Força, antes mesmo da decolagem da aeronave para a realização de uma missão real. 

A certificação FFS D do simulador do C-105 marca mais um passo importante no fortalecimento do Sistema de Simulação de Voo da Aeronáutica, contribuindo diretamente para a formação de tripulantes altamente capacitados e preparados para os desafios presentes e futuros das missões da FAB.

Desenvolvido integralmente por militares do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, o simulador de voo desempenha papel fundamental na formação de tripulações

i2571711033004213 A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI) realizou, durante a primeira semana de julho, a entrega da terceira unidade da nova geração do simulador de voo da aeronave C-95M Bandeirante à Base Aérea de Natal (BANT), reforçando o compromisso do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) com a capacitação operacional, a inovação tecnológica e a autossuficiência da Força Aérea Brasileira (FAB).

O transporte do equipamento foi realizado com o apoio da aeronave KC-390 Millennium, destacando mais uma vez a sinergia entre as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB).

O simulador é uma ferramenta essencial para o treinamento de pilotos em procedimentos normais e de emergência, além do voo inicial, contribuindo diretamente para a redução de riscos, o aumento da segurança operacional e a economia de recursos públicos.

A Subdivisão de Simulação do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), Organização Militar (OM) responsável pelo projeto, atua na padronização de plataformas imersivas empregadas em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A implementação deste novo simulador de voo possibilitará a expansão da instrução aérea em diversos campos como, por exemplo, o treinamento da doutrina de cabine e gerenciamento de procedimentos de emergência e demais anormalidades e para readaptação de tripulantes dos Esquadrões Operacionais do Comando de Preparo (COMPREP). 

Evolução tecnológica contínua

i2571711251009278Os simuladores de voo exercem papel estratégico na formação de tripulações, ao proporcionar uma experiência imersiva em ambiente virtual. Essa tecnologia permite a aplicação prática de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de habilidades técnicas, fundamentais para o gerenciamento de recursos em voo, com impacto direto na eficiência e na segurança das operações aéreas.

Desde 2018, com a entrega da primeira versão do simulador da aeronave C-95M Bandeirante, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) vem se consolidando como referência no desenvolvimento de simuladores de voo no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entre 2019 e 2022, foram entregues três unidades do simulador T-27M, sendo uma com painel analógico e outras duas com sistemas modernizados, acompanhando a evolução tecnológica da própria aeronave.

Com base nessa experiência acumulada, em 2023 teve início o desenvolvimento de uma nova geração do simulador C-95M, com arquitetura mais robusta, alto grau de fidelidade e novos recursos técnicos. A segunda unidade, entregue em 2024, já incorporava melhorias significativas, como control loaders mais precisos, aviônicos atualizados, acabamento físico superior, remodelação completa do software e novas funcionalidades, incluindo o acionamento do trem de pouso por emergência.

Nova geração de simuladores com tecnologia web

A terceira unidade, entregue em 2025, substitui a versão pioneira de 2018, superando limitações técnicas e operacionais. Ela representa um salto qualitativo, com a adoção do AirCCAStudio — plataforma desenvolvida pelo CCA-SJ com base em tecnologias web como Django, HTML, CSS e JavaScript.

A substituição do antigo sistema pela nova solução proporcionou maior flexibilidade de customização, independência de hardware e melhor integração entre os módulos do simulador. A tecnologia também permitiu a padronização e migração do software de panes (IOS) para a mesma arquitetura, viabilizando sua operação via tablets, o que oferece mobilidade e praticidade aos instrutores.

As telas físicas dos aviônicos foram substituídas por tablets de alta resolução, eliminando limitações de visibilidade entre os assentos dos pilotos e aprimorando a experiência visual da simulação. Outra melhoria importante foi a atualização do sistema de simulação virtual X-Plane, que passou da versão 11 para a 12, ampliando o realismo gráfico, a estabilidade e o leque de cenários e procedimentos simulados.

Autossuficiência e missão institucional

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O projeto foi desenvolvido integralmente por militares da FAB, demonstrando a capacidade da Instituição em gerar soluções estratégicas, inovadoras e sustentáveis com recursos próprios. A instalação da nova unidade foi realizada pela equipe do CCA-SJ, entre os dias 13 e 27 de julho, comprovando o alto nível técnico dos profissionais envolvidos.

O Comandante do Grupo Logístico da Base Aérea de Natal (GLOG-NT), Coronel Aviador André Fernando de Albuquerque Bergo, ressaltou a importância do equipamento: “Receber essa versão atualizada do simulador C-95, que substitui a primeira unidade com melhorias significativas de construção e software, é um marco no aprimoramento da formação operacional dos aviadores”.

Um dos futuros operadores da nova unidade, o Aspirante-Aviador Gabriel Figueiredo Chades de Carvalho, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba – , também compartilhou sua experiência: “Já utilizei as duas versões do simulador. A anterior cumpria sua função, mas a nova introduz aviônicos aperfeiçoados e aproxima ainda mais a experiência do voo real. Com essa atualização, damos mais um passo em direção a um treinamento cada vez mais eficiente e realista”.

O novo simulador passa a atender todas as unidades da FAB que operam a aeronave C-95M Bandeirante, substituindo integralmente a primeira unidade entregue. Com avanços estruturais e de software, o equipamento eleva o grau de fidelidade da simulação, elemento essencial para a formação dos estagiários dos Cursos de Especialização Operacional da Aviação de Transporte (CEO-TR) e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), conduzidos pelo Esquadrão Rumba.

Além da formação inicial, o simulador também será utilizado nos Programas de Manutenção Operacional (PMOp), permitindo treinamentos periódicos com economia, segurança e alta eficácia, sem a necessidade de empregar aeronaves reais.

A entrega da nova unidade do simulador C-95M representa mais um avanço na consolidação da autossuficiência tecnológica da FAB e no fortalecimento da formação de seus pilotos. Nesse processo, o Sistema de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, por meio do CCA-SJ, cumpre papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e execução de soluções voltadas à excelência operacional.

De acordo com o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Araújo Freire, a expectativa é que, somente em 2025, sejam registradas cerca de 500 horas de voo simulado com o novo equipamento. “Com segurança, realismo, inovação e economia, buscamos otimizar recursos e desenvolver soluções próprias que assegurem a continuidade da missão da Força Aérea: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, destacou.

Fotos: CCA-SJ

Fonte: CCA-SJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

CCA-SJ retoma os eventos de TEC Talks

 

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O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), por meio do seu Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), retomou os ciclos de palestras no estilo TED Talks, com o objetivo de estimular a disseminação de conhecimento técnico na área de Engenharia de Software e Gestão de Projetos.

Intitulado de TEC Talks, parafraseando o já conhecido TED Talks, porém voltado para a área de Tecnologia da Informação, o evento ocorre mensalmente com a participação dos próprios militares do CCA-SJ, em uma apresentação rápida de 20 a 30 minutos, de forma a inspirar os demais militares técnicos e engenheiros na jornada de crescimento profissional e pessoal.

É um espaço aberto para disseminar ideias com palestras curtas, fomentando o investimento pessoal em capacitação técnica e possíveis aplicações nos projetos em desenvolvimento. Além disso, permite aos militares que estão realizando mestrado/doutorado, a existência de um espaço para divulgar a sua linha de pesquisa e buscar a disseminação do conhecimento que está adquirindo para os demais times de desenvolvimento.

No dia 11 de abril de 2025, ocorreu o primeiro evento TEC Talks do ano de 2025, com a apresentação do Chefe do CCA-SJ, Cel Av Rodrigo Freire, com o tema Fusion Teams.

Os Times de Fusão ou do inglês “Fusion Teams” são equipes multidisciplinares que combinam profissionais de negócio e de tecnologia para trabalharem juntos no desenvolvimento de soluções digitais, como aplicativos, automações ou produtos.

Afinal, o Coronel Rodrigo Freire apresentou diversas vantagens em se trabalhar os times de projetos no formato Fusion Teams, de forma a alcançar uma diminuição do tempo das entregas; alcançar constante melhoria no alinhamento entre a tecnologia e as necessidades reais de negócio; no investimento em pessoas (peopleware) que estão diretamente relacionadas às soluções de software para o COMAER; e na busca por manter as entregas contínuas das soluções de software operacionais, sem perder a garantia de qualidade.

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O evento de TEC Talks está programado para ocorrer na segunda sexta-feira de cada mês ao longo do ano, logo após a formatura para o início do expediente.

 

Fonte: MJ Cunha - CCA-SJ

Marco Histórico Reforça a Importância da Propriedade Intelectual na Tecnologia da Informação da Força Aérea Brasileira

 

 

         A proteção da Propriedade Intelectual (PI) no Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) é de suma importância para salvaguardar os frutos da inovação e do desenvolvimento tecnológico realizado na  Instituição. Ao garantir os direitos sobre código-fonte em software, algoritmos e outras criações intelectuais, o CCA-SJ assegura que seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento sejam protegidos, de forma a evitar a exploração indevida por terceiros.

         A PI desempenha um papel fundamental no incentivo à inovação, pois permite que os criadores sejam recompensados por seus esforços, estimulando a busca por novas soluções e o aprimoramento das tecnologias existentes. Além disso, a proteção da PI fortalece a posição do CCA-SJ como um centro de excelência em Tecnologia da Informação (TI), de forma a atrair investimentos e parcerias estratégicas.

        O primeiro Registro de Programa de Computador (RPC) do CCA-SJ, publicado na Revista da Propriedade Intelectual, em 28 FEV 2025, representa um marco histórico não apenas para o Centro, mas para o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), sendo o primeiro RPC da história do COMGAP. Este feito demonstra o compromisso da Força Aérea Brasileira com a proteção de suas criações intelectuais e o reconhecimento da importância da PI para o desenvolvimento tecnológico do País.

       O processo de registro só foi possível devido ao apoio da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Organização responsável por conduzir o processo de RPC junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

        Para marcar este acontecimento histórico, durante o evento de passagem de Chefia da Divisão Técnica, o Chefe do CCA-SJ, Cel Av Rodrigo Freire, parabenizou os criadores da biblioteca DataRefStruct, objeto do registro junto ao INPI. O registro deste programa de computador é um exemplo concreto do potencial inovador da Força Aérea Brasileira e da relevância de suas pesquisas para a área de Tecnologia da Informação.

 

Fonte: Assessoria de Governança de TI do CCA-SJ.

 

No dia 28 de abril de 2025, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) promoveu a palestra "Estresse no Trabalho", voltada aos seus integrantes. O evento foi realizado no Auditório Lacaz Netto, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e contou com a participação do psicólogo Emanuel Gonçalves como palestrante.

Recém-egresso da Força Aérea Brasileira, o Dr. Gonçalves atuou por vários anos como oficial temporário do Quadro QOCON no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), acumulando ampla experiência no trato com situações típicas do ambiente operacional de controladores de tráfego aéreo.

Durante a palestra, o psicólogo abordou os diferentes tipos de estresse e apresentou estratégias para lidar com essa condição no contexto militar e, mais especificamente na rotina diária de um Centro de Computação, nas demandas exigentes relacionadas ao desenvolvimento de sistemas e projetos da área de TI. Além disso, destacou formas de minimizar os impactos do estresse no desempenho profissional e na qualidade de vida dos militares.

Ao final, o palestrante conduziu o público em um exercício simples de respiração — uma inspiração profunda, retenção do ar por alguns segundos e uma expiração lenta e controlada. Apesar da simplicidade da prática, o momento foi bem recebido pelos participantes e demonstrou, na prática, como pequenas ações podem contribuir significativamente para aliviar o estresse no ambiente de trabalho.

e-HOPE: FAB dá mais um passo rumo à transformação digital

Nova ferramenta integra e moderniza o gerenciamento do Histórico Operacional de Equipagem

O Sistema de Tecnologia da Informação do Comando da Aeronáutica (STI) entrega, oficialmente, o e-HOPE, a nova plataforma digital desenvolvida para modernizar a gestão do Histórico Operacional de Equipagem (HOPE), desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), em parceria com o Comando de Preparo (COMPREP) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

O e-HOPE traz mais eficiência, rastreabilidade e segurança à gestão das fichas de voo e histórico dos aeronavegantes. Tal ferramenta é parte das melhorias implementadas para apoiar o Sistema de Análise e Gerenciamento de Missões (SAGEM) e marca um avanço significativo na informatização dos processos relacionados ao preparo operacional da Força Aérea.

 

Legenda: Tela inicial do sistema e-HOPE. 

Destaques da nova plataforma:

  • Visualização centralizada das fichas HOPE;

  • Controle de envio e recebimento de históricos;

  • Interface intuitiva com filtros por SARAM;

  • Upload e download únicos para evitar duplicidades;

  • Maior governança da informação.

Legenda: Tela principal do sistema e-HOPE, com visualização dos registros por SARAM.

Modernização contínua impulsiona o preparo operacional

Com o e-HOPE, o registro das experiências e certificações dos aeronavegantes, que anteriormente utilizava documentos físicos e processos manuais, passam a ser tramitadas de forma totalmente digital, fortalecendo a governança de dados, a tomada de decisão e o planejamento estratégico de pessoal no âmbito da FAB.

Alinhado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2024-2027), o projeto representa um marco na digitalização do preparo operacional, sendo conduzido sob metodologia ágil, com entregas validadas ao longo do desenvolvimento de um total de 12 melhorias e funcionalidades solicitadas pelo COMPREP para o SAGEM. Os aprimoramentos foram realizados sem custos adicionais, utilizando exclusivamente recursos internos do CCA-SJ.

Benefícios consolidados:

  • Planejamento de longo prazo mais preciso;

  • Acesso centralizado às fichas HOPE pelo COMPREP;

  • Possibilidade de integração com os demais sistemas da suíte C2 (DEA 2, HÉRCULES 2, C2 Central);

  • Aumento da eficiência no gerenciamento da capacitação.


Legenda: Documento HOPE em formato eletrônico com certificação digital.

A consolidação do e-HOPE reafirma o compromisso do STI com a excelência operacional e a modernização constante de seus sistemas.

Para mais informações:
Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica
Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos
📧 ccasj@fab.mil.br

 

O evento também contou com a realização da Visita Técnica do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta

 
O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou seu 35º aniversário com uma cerimônia militar no dia 18/03. O evento também contou com a realização da visita técnica do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta.

A cerimônia reuniu diversas autoridades militares, entre elas o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (EMGAP), Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro Engenheiro Sérgio Ricardo de Assis; o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior; além de outros Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Criado em 1990 a partir do Núcleo do Centro de Processamento de Dados, o CCA-SJ tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias que moldaram a história da aviação militar brasileira. Ao longo desses 35 anos, a unidade se destacou pelo seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a inovação, contribuindo decisivamente para o avanço da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Tenente-Brigadeiro Malta destacou a importância do CCA-SJ para a FAB. "O CCA tem sido essencial para a Força Aérea Brasileira, contribuindo com software, desenvolvimento e conhecimento, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, logística e simulação. A Força Aérea, hoje, nunca esteve tão bem equipada e preparada, graças à contribuição do CCA para o desenvolvimento de sistemas operacionais e simulação, que têm sido fundamentais para a capacitação de pilotos e operadores", disse o Oficial-General.

Durante sua trajetória, o CCA-SJ tem contribuído significativamente para a implementação de sistemas operacionais, simuladores de voo e softwares avançados, além de se tornar um pilar fundamental no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA) para o Comando da Aeronáutica (COMAER). Estas inovações garantem não apenas a excelência no treinamento da FAB, mas também colocam o Brasil na vanguarda do uso de tecnologia no contexto de defesa.

"É um orgulho imensurável olhar para trás e ver o quanto evoluímos. O CCA-SJ foi concebido com a missão de ser um centro de inovação, e isso se reflete no impacto que nossos sistemas e soluções têm tido no COMAER e em todo o país. De simples operações de dados, à complexa integração de simuladores de voo, nossa jornada de 35 anos é marcada pela busca constante de excelência tecnológica e pelo compromisso com a FAB", afirmou o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Freire, durante a leitura da Ordem do Dia.

Atualmente, o CCA-SJ lidera o projeto de implantação do primeiro Laboratório de Inteligência Artificial do Comando da Aeronáutica, com foco na inovação dos sistemas de gestão logística e documental da Força Aérea. O projeto inclui o Sistema Integrado de Logística de Material e Serviços (SILOMS) e o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER), ambos aprimorados com soluções de IA. A aplicação de IA incluirá áreas como tomada de decisões em tempo real, simulações de combate, manutenção de aeronaves e otimização logística.

“Será criada uma infraestrutura robusta para a aplicação de Inteligência Artificial, capaz de processar grandes volumes de dados com extrema segurança e confidencialidade. Tenho plena confiança de que, com o uso de técnicas modernas de IA, nossos sistemas serão capazes de identificar processos complexos e fazer previsões mais precisas. Isso nos permitirá otimizar a cadeia de suprimentos, garantindo eficiência e agilidade”, explicou o Brigadeiro Engenheiro Sérgio Ricardo Assis.

Durante a visita técnica, o Tenente-Brigadeiro Malta teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro, incluindo a Subdivisão de Simuladores, onde são montados os simuladores de voo usados pela FAB.

Com sua expertise em tecnologia e inovação, o CCA-SJ segue conduzindo a Força Aérea em uma transformação digital crucial, aumentando a eficiência e a capacidade operacional da FAB.

Fonte: www.fab.mil.br.

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